12
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Habilidades sociais de estudantes de Enfermagem e Psicologia Translated title: Habilidades sociales de estudiantes de Enfermería e Psicología Translated title: Social skills of Nursing and Psychology students

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: Além do conhecimento técnico, a atuação profissional requer competências pessoais e sociais. O presente trabalho objetivou comparar o repertório de habilidades sociais dos estudantes de início e fim dos cursos de Psicologia e Enfermagem de uma instituição pública brasileira. Cento e trinta e nove estudantes universitários responderam a um questionário inicial e ao Inventário de Habilidades Sociais - IHS-Del-Prette. Os resultados indicaram correlações entre tempo de curso e quantidade de atividades acadêmicas extra-classe e habilidades sociais específicas. Os estudantes de Enfermagem apresentaram maiores índices de habilidades sociais que os de Psicologia. Os estudantes que participavam em atividades acadêmicas extra-calsse, aqueles que já haviam ingressado em outros cursos e as mulheres também apresentaram escores maiores em fatores específicos. Conclui-se que experiências como atividades práticas dos currículos dos cursos, ingresso em outros cursos e a participação em atividades acadêmicas extra-classe, além de papéis de gênero, podem afetar o desenvolvimento das habilidades sociais

          Translated abstract

          Resumen: Además del conocimiento técnico, la actuación profesional requiere competencias personales y sociales. El presente trabajo tuvo como objetivo comparar el repertorio de habilidades sociales de los estudiantes de inicio y fin de los cursos de Psicología y Enfermería de una institución pública brasileña. Ciento treinta y nueve estudiantes universitarios respondieron a un cuestionario inicial y al inventario de Habilidades Sociales - IHS-Del-Prette. Los resultados indicaron correlaciones entre tiempo de curso y cantidad de actividades académicas clase extra y habilidades sociales específicas. Los estudiantes de Enfermería presentaron puntajes mayores en habilidades sociales que los de Psicología. Los estudiantes que participaban en actividades académicas clase extra, aquellos que ya habían ingresado en otros cursos y las mujeres también presentaron puntajes mayores en factores específicos. Se concluye que experiencias como actividades prácticas de los currículos de los cursos, ingreso en otros cursos y la participación en actividades académicas clase extra, además de roles de género, pueden afectar el desarrollo de las habilidades sociales.

          Translated abstract

          Abstract: In addition to technical knowledge, professional acting requires personal and social skills. The present work aimed to compare the social skills repertoire of college students on the beginning and at the end of the Psychology and Nursing courses in a brazillian public institution. One hundred thirty-nine college students answered an initial questionnaire and the Social Skills Inventory - IHS-Del-Prette. The results indicated correlation between the time spent on course and the amount of academic extra class activities and specific factors. Nursing students presented higher social skills than Psychology students. Students who participated in academic extra class activities, students who had already enrolled in other courses and women had higher specific social skills. We concluded that experiences such as practical courses activities, other courses admission and academic extra class activities participation, as well as gender roles, can affect the social skills development.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários

          Com base nos atuais desafios inerentes à inserção no mercado de trabalho e a crescente valorização da competência para as relações interpessoais nesse contexto, descreve-se um programa de treinamento de habilidades sociais conduzido em um grupo formado por dez universitários em fase final de graduação na área de ciências exatas. O programa, com delineamento A-B-A, teve uma duração de trinta e seis horas, em duas sessões semanais de aproximadamente duas horas cada e foi planejado em módulos teórico e prático, que ocorriam em uma mesma sessão. A avaliação da intervenção foi realizada por meio da aplicação de um inventário tipo auto-relato (IHS-Del-Prette) antes e depois da intervenção e da avaliação por pares ao final do programa. Os resultados indicaram diferenças significativas (teste de Wilcoxon) entre os escores pré e pós-intervenção para a maioria dos participantes e avaliações positivas dos colegas com relação a tais mudanças.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Habilidades sociais de estudantes de Psicologia: um estudo multicêntrico

            Habilidades sociais que ocorrem com alta freqüência e pouca variabilidade podem ser consideradas como padrões, sugerindo características da cultura ou subcultura que são importantes na seleção de instrumentos de avaliação e no planejamento de intervenções. Este trabalho buscou caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Psicologia com base em amostras de 4 localidades: São Paulo (SP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ), verificando diferenças entre elas, inclusive em termos da influência do sexo e idade. Quinhentos e sessenta e quatro estudantes responderam 1 inventário de auto-relato IHS- Del-Prette & A. Del Prette, 2001, cujos itens agrupavam-se em 5 fatores: F1) enfrentamento e auto-afirmação; F2) expressão de afeto positivo; F3) conversação e desenvoltura social; F4) auto-exposição a desconhecidos e situações novas; e F5) autocontrole da agressividade. Com base no escore geral (EG) e escores fatoriais (F1, F2, Fe, F4 e F5), foram efetuadas análises comparativas por localidade e, em cada uma delas, por sexo e idade (ANOVA seguida de teste t ou Scheffé). Os resultados indicaram que: a) os estudantes de Psicologia apresentaram escores mais altos que os da amostra normativa no EG, F1, F3 e F4 e inferiores no F2 e F5, mas as diferenças de sexo seguiram os padrões normativos; b) houve influência da localidade, sexo e idade sobre os escores, com interação local-sexo e local-idade; c) as amostra de MG, BA, RJ e SP apresentaram perfil semelhante para F3 e F4, mas RJ apresentou escores mais altos no F1, MG e SP no F2 e F5; d) houve mais diferenças de gênero na BA e menos no RJ; e) as diferenças de idade ocorreram no F4 (favoráveis aos mais novos para SP) e no F5 (favoráveis aos mais velhos para BA e RJ). Discute-se as diferenças e semelhanças encontradas, levantando-se hipóteses e questões para pesquisa adicionais.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários

              O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que utilizou a técnica dos grupos focais com o objetivo de investigar as expectativas de inserção futura no mercado de trabalho de estudantes universitários em fase de conclusão de curso. Foram compostos 13 grupos heterogêneos, de 2 a 6 participantes cada um, provenientes de 26 cursos. As sessões variaram de 40 minutos a duas horas, foram gravadas em vídeo cassete e transcritas para posterior análise. Os resultados foram submetidos às técnicas de análise de conteúdo. Destacam-se duas conclusões: i) não há clara definição do perfil profissional exigido no mercado de trabalho, o que prejudica a elaboração de planos futuros mais definidos e ii) o despreparo profissional está relacionado à qualidade dos estágios curriculares, avaliados como insuficientes e inadequados, o que compromete tanto o perfil profissional, quanto à inserção num mercado que coloca em xeque os limites rígidos entre alguns campos de atuação prática.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                cp
                Ciencias Psicológicas
                Cienc. Psicol.
                Facultad de Psicología. Universidad Católica del Uruguay. (Montevideo, , Uruguay )
                1688-4094
                1688-4221
                2020
                : 14
                : 1
                : e2131
                Affiliations
                [1] orgnameUniversidade Federal do Vale do São Francisco Brazil franci.c.machado@ 123456gmail.com
                Article
                S1688-42212020000102205 S1688-4221(20)01400102205
                10.22235/cp.v14i1.2131
                afaf480d-6c06-4592-89a3-c8302ad6cfc9

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 08 April 2020
                : 17 September 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 37, Pages: 0
                Product

                SciELO Uruguay

                Categories
                Artigos originais

                social skills,Enfermería,Nursing,Psicologia,habilidades sociais,undergraduate students,Psychology,habilidades sociales,Psicología,Enfermagem,estudiantes universitarios,estudantes universitarios

                Comments

                Comment on this article