19
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais na Formação em Psicologia: Revisão de Literatura Translated title: Impacto de las Directrices Curriculares Nacionales en la Formación en Psicología: Revisión de Literatura Translated title: Impact of National Curricular Guidelines on Psychology Education: a Literature Review

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Antes da homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a formação em Psicologia era criticada por caracterizar-se pelo ensino voltado ao acúmulo de conhecimento e dissociado da prática profissional e da realidade socioeconômica. A presente revisão sistemática buscou (1) identificar se existem indícios que sugerem que tal formação, após a homologação das DCNs, voltou-se para o desenvolvimento de habilidades e competências, e (2) verificar se a mesma passou a contemplar as demandas sociais brasileiras. A análise dos resumos de 129 artigos que tratavam sobre formação em Psicologia, publicados entre 2004 e 2014, evidenciou que a formação tem-se preocupado com o desenvolvimento de habilidades e competências e em atender a diversas demandas sociais do país; porém, ainda existe um caminho a percorrer em busca da formação mais comprometida com a realidade social. Sugere-se a realização de mais pesquisas para revelar aspectos não identificados nesta revisão e para aprofundar aqueles aqui descritos.

          Translated abstract

          Antes de la homologación de las Directrices Curriculares Nacionales (DCNs), la formación en Psicología era criticada por caracterizarse por la enseñanza orientada a la acumulación de conocimiento y disociada de la práctica profesional y de la realidad socioeconómica. Esta revisión sistemática objetivó (1) identificar si existen evidencias para sugerir que la formación, después de la aprobación de las DCNs, se volvió al desarrollo de habilidades y competencias, y (2) verificar si la misma pasó a contemplar las demandas sociales brasileñas. El análisis de los resúmenes de 129 artículos que trataban sobre formación en Psicología, publicados entre 2004 y 2014, evidenció que la formación se ha preocupado del desarrollo de habilidades y competencias y por atender las diversas demandas sociales del país. Sin embargo, todavía existe un camino a recorrer en búsqueda de una formación más comprometida con la realidad social. Se sugiere la realización de más investigaciones para revelar aspectos no identificados en esta revisión y profundizar aquellos aquí descritos.

          Translated abstract

          Prior to the National Curricular Guidelines (NCG) approval, the academic education in Psychology was criticized due to the teaching focused only on the accumulation of knowledge and, therefore, dissociated from professional practice and socioeconomic reality. The present systematic review aims (1) to identify occurrences that suggest that the course turned to the development of skills and competences after NCG homologation and (2) to verify whether it came to consider Brazilian social demands. The analysis of 129 articles’ abstracts that dealt with academic education in Psychology, published between 2004 and 2014, showed that the academy has been concerned with the development of skills and competences and also with the fulfillment of diverse national social demands; there is, however, a long way to achieve an education which is more committed to social reality. Further research is suggested to reveal aspects that were not identified in this review and to deepen those described here.

          Related collections

          Most cited references73

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Política Social e Psicologia: uma trajetória de 25 anos

          O objetivo do presente trabalho é, partindo da análise da evolução das políticas sociais no Brasil pós-1985, tratar do processo de inserção profissional dos psicólogos no campo do bem-estar social. São examinados, especialmente, a saúde pública e a assistência social, setores nos quais a inserção dos psicólogos se deu de maneira mais expressiva e sistemática nestes 25 anos. A adequação dos modelos consagrados de atuação profissional nesses novos campos, questões relativas à formação acadêmica para a atuação nesses novos setores e os limites impostos pelas próprias políticas sociais para a prática profissional são discutidos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários

            Com base nos atuais desafios inerentes à inserção no mercado de trabalho e a crescente valorização da competência para as relações interpessoais nesse contexto, descreve-se um programa de treinamento de habilidades sociais conduzido em um grupo formado por dez universitários em fase final de graduação na área de ciências exatas. O programa, com delineamento A-B-A, teve uma duração de trinta e seis horas, em duas sessões semanais de aproximadamente duas horas cada e foi planejado em módulos teórico e prático, que ocorriam em uma mesma sessão. A avaliação da intervenção foi realizada por meio da aplicação de um inventário tipo auto-relato (IHS-Del-Prette) antes e depois da intervenção e da avaliação por pares ao final do programa. Os resultados indicaram diferenças significativas (teste de Wilcoxon) entre os escores pré e pós-intervenção para a maioria dos participantes e avaliações positivas dos colegas com relação a tais mudanças.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              Formação em Psicologia no Brasil: um perfil dos cursos de graduação

              Para caracterizar os cursos de graduação em Psicologia no Brasil, efetuou-se um estudo documental utilizando informações de domínio público contidas no Cadastro das Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação. Dos 396 cursos identificados, em sua totalidade presenciais, grande parte se encontra em instituições universitárias privadas com fins lucrativos localizadas predominantemente em cidades no interior do País e na Região Sudeste. Majoritariamente, funcionam em turnos parciais, têm duração de 10 semestres e carga horária de cerca de 4.000 horas, adotam o regime letivo semestral e, nas avaliações nacionais, obtiveram o conceito médio. Evidencia-se uma enorme, rápida e desordenada expansão dos cursos de graduação, especialmente a partir da década de 1990. Alerta-se, dessa forma, para que sejam tomadas medidas urgentes no sentido de aliar quantidade e qualidade no ensino da Psicologia no Brasil.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                pef
                Psicologia Ensino & Formação
                Psicol. Ensino & Form.
                Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (São Paulo, SP, Brazil )
                2177-2061
                2179-5800
                2016
                : 7
                : 2
                : 34-52
                Affiliations
                [1] orgnameUniversidade Federal de São Carlos
                Article
                S2177-20612016000200004
                10.21826/2179-58002016723552
                87e1e455-f0f1-4652-9768-410c89b6c4a7

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 08 August 2016
                : 30 June 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 81, Pages: 19
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


                curriculum,literature review,Ensino da Psicologia,currículo,revisão de literatura,Enseñanza de Psicología,revisión de literatura,Psychology education

                Comments

                Comment on this article