61
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Promoção à saúde e empoderamento: uma reflexão a partir das perspectivas crítico-social pós-estruturalista Translated title: Health promotion and empowerment: a reflection based on critical-social and post-structuralist perspectives

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Neste trabalho, descrevemos o arcabouço teórico e as estratégias centrais da Promoção à Saúde, seguidos de uma análise crítica tanto intra como extra-paradigmática ao ideário do referido movimento. A partir de uma perspectiva intra-paradigmática, privilegiamos o enfoque ao qual se filia a Promoção à Saúde, as teorias crítico-sociais, para analisar um dos seus conceitos estruturantes - o conceito de empoderamento -, explorando seu potencial para a transformação das práticas comunitárias e profissionais em saúde. A seguir, refletimos sobre a Promoção à Saúde a partir de uma perspectiva extra-paradigmática, buscando nas teorias pós-estruturalistas novas possibilidades analíticas para entender as relações de poder que se estabelecem a partir das práticas e políticas de Promoção à Saúde. Ao longo deste artigo, articulamos os princípios teóricos explorados a questões contextuais e a debates atuais na área da saúde no Brasil.

          Translated abstract

          In this paper we describe the theoretical framework and the core strategies of health promotion followed by a critical intra- and extra-paradigmatic analysis of the key ideas of this movement. From an intra-paradigmatic perspective we privilege a critical social theory perspective for analyzing one of the key concepts of health promotion - empowerment - exploring its potential to transform community and professional practices in the field of health. Next, we reflect about health promotion from an extra-paradigmatic perspective, seeking in the post-structuralist theories new analytical possibilities for understanding the power relations that establish themselves on the basis of practices and policies of health promotion. Throughout this article, we articulate the explored theoretical principles to contextual questions and current debates in the field of health in Brazil.

          Related collections

          Most cited references59

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Promoção da saúde e qualidade de vida

          Paulo Buss (2000)
          Existem evidências científicas abundantes que mostram a contribuição da saúde para a qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, é sabido que muitos componentes da vida social que contribuem para uma vida com qualidade são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. É necessário mais do que o acesso a serviços médico-assistenciais de qualidade, é preciso enfrentar os determinantes da saúde em toda a sua amplitude, o que requer políticas públicas saudáveis, uma efetiva articulação intersetorial do poder público e a mobilização da população. No presente artigo, o autor faz uma revisão da emergência e desenvolvimento da promoção da saúde, centrando sua análise justamente nas estratégias promocionais acima apontadas, que seriam aquelas que, a partir de proposições do setor saúde, apresentam-se como mais promissoras para o incremento da qualidade de vida, sobretudo em formações sociais com alta desigualdade sócio-sanitária, como é o caso do Brasil. É no movimento dos municípios saudáveis que tais estratégias se concretizam, através de seus próprios fundamentos e práticas, que estão estreitamente relacionados com as inovações na gestão pública para o desenvolvimento local integrado e sustentável e as Agendas 21 locais.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Os múltiplos sentidos da categoria "empowerment" no projeto de Promoção à Saúde

            Partindo da revisão de literatura e documentos relevantes da Promoção à Saúde, procedentes de países desenvolvidos com destaque para a produção canadense , reflito sobre os múltiplos sentidos da categoria/estratégia "empowerment". Após uma breve síntese sobre o desenvolvimento conceitual do ideário da Promoção à Saúde, o ensaio analisa em profundidade aspectos teóricos do "empowerment", sugerindo classificá-lo em dois enfoques principais: o psicológico e o comunitário. Considera que o "empowerment" comunitário contribui para definir a Promoção à Saúde enquanto um projeto voltado para a transformação do status quoe a produção de sujeitos saudáveis. Concluo o ensaio explorando potenciais contribuições do "empowerment" social/comunitário para as práticas de educação à saúde e para a reorganização da rede de serviços do Sistema Único de Saúde.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Ottawa charter for health promotion.

              (2015)
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                csc
                Ciência & Saúde Coletiva
                Ciênc. saúde coletiva
                ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Rio de Janeiro )
                1413-8123
                December 2008
                : 13
                : suppl 2
                : 2029-2040
                Affiliations
                [1 ] Universidade Estadual de Campinas Brazil
                [2 ] University of Toronto Canada
                Article
                S1413-81232008000900007
                bc421218-3edb-4a59-abe5-64e2e501f821

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8123&lng=en
                Categories
                Health Policy & Services

                Public health
                Collective health,Power,Empowerment,Public health,Promoção da saúde,Saúde coletiva,Poder,Empoderamento,Saúde pública,Health Promotion

                Comments

                Comment on this article