5
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Construção de uma linha de cuidado para atenção à saúde de mulheres vivendo com HIV Translated title: Construction of a line of care for the health care of women living with HIV Translated title: Construcción de una línea de cuidado para atención a la salud de mujeres viviendo con VIH

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Objetivo Construir uma linha de cuidado para a atenção à saúde de mulheres vivendo com HIV. Método Pesquisa participante desenvolvida por meio da técnica de grupo focal com 11 profissionais e gestores de serviços de saúde em município do Sul do Brasil. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Resultados Os profissionais e gestores elencaram dificuldades e facilidades para promoção do acesso das mulheres que vivem com HIV aos serviços de saúde. Identificaram a descentralização do cuidado, os serviços articulados em Redes de Atenção à Saúde e a constituição da linha de cuidado para mulheres vivendo com HIV como estratégia para potencializar a qualidade da atenção à saúde para essa população. Conclusão e implicações para a prática Considera-se que a linha de cuidado deve ser flexível, horizontal e levar em consideração escolhas e autonomia das mulheres no acesso aos serviços de saúde. A construção desse produto, mediado pela participação efetiva de profissionais e gestores em pesquisa participante, indica o potencial para a reorganização dos serviços em rede.

          Translated abstract

          Abstract Objective To build a line of care for the health care of women living with HIV. Method Participatory research developed through focus groups with 11 professionals and health service managers in a city in southern Brazil. Content analysis was applied to the data collected. Results Professionals and managers listed difficulties and facilities to promote access to health services for women living with HIV. They identified the decentralization of care, the articulation of services in Health Care Networks and the constitution of the line of care for women living with HIV as strategies to enhance the quality of health care for this population. Conclusion and implications for practice It is considered that the line of care must be flexible, horizontal and take into consideration choices and autonomy of women in the access to health services. The construction of this product, mediated by the effective participation of professionals and managers in this research, indicates the potential for reorganization of network services.

          Translated abstract

          Resumen Objetivo Construir una línea de cuidado para la atención a la salud de las mujeres viviendo con VIH. Método Investigación participativa desarrollada mediante la técnica de grupo focal con 11 profesionales y gestores de servicios de salud en un municipio en el Sur de Brasil. Se aplicó el análisis de contenido a los datos producidos. Resultados Los profesionales y gestores enumeraron dificultades y facilidades para promoción del acceso de las mujeres que viven con el VIH a los servicios de salud. Identificaron la descentralización del cuidado, los servicios articulados en las Redes de Atención a la Salud y la constitución de la línea de atención a las mujeres viviendo con VIH como estrategias para mejorar la calidad de la atención a la salud de esta población. Conclusión e implicaciones para la práctica Se considera que la línea de atención debe ser flexible, horizontal y tener en cuenta las opciones y la autonomía de las mujeres en el acceso a los servicios de salud. La construcción de este producto, mediada por la participación efectiva de profesionales y gestores en la investigación participativa, indica el potencial para la reorganización de los servicios de la red.

          Related collections

          Most cited references35

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologias

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Cuidado, HIV/Aids e atenção primária no Brasil: desafio para a atenção no Sistema Único de Saúde?

            RESUMO No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) prevê a organização de uma rede hierarquizada e regionalizada de serviços de saúde tendo a atenção primária à saúde (APS) como ordenadora e porta de entrada para os serviços. Recentemente, novas diretrizes e experiências brasileiras designaram para a APS um papel de maior protagonismo no tema das políticas de HIV/Aids, que até então desenvolviam-se, no seu componente assistencial, centralmente em serviços especializados. Este artigo contextualiza e problematiza esse recente processo de descentralização do cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids no SUS. A partir de 2011, novas tecnologias diagnósticas (como os testes rápidos) foram implantadas na APS no Brasil, ampliando o acesso à testagem e promovendo um aumento do número de diagnósticos de HIV na APS. A partir de 2013, diretrizes e recomendações incentivaram também o acompanhamento de pessoas com HIV/Aids no âmbito da APS. Nesse contexto, o presente artigo examina a relação entre APS e atenção especializada, as questões de acesso, estigma e confidencialidade na APS e o modo de organização e funcionamento das equipes de saúde da família, notadamente a vinculação formal entre moradores a equipes. Conclui-se que o enfrentamento de vários desafios – de ordem moral, ética, técnica, organizacional e política - é necessário para ampliar as possibilidades de acesso e a qualidade do cuidado na APS para as pessoas vivendo com HIV/Aids no Brasil.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais

              (2019)
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ean
                Escola Anna Nery
                Esc. Anna Nery
                Universidade Federal do Rio de Janeiro (, RJ, Brazil )
                1414-8145
                2177-9465
                2021
                : 25
                : 5
                : e20210033
                Affiliations
                [01] Santa Maria Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Santa Maria orgdiv1Programa de Pós-Graduação de Enfermagem Brazil
                [02] Santa Maria Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Santa Maria orgdiv1Departamento de Enfermagem Brazil
                Article
                S1414-81452021000600215 S1414-8145(21)02500500215
                10.1590/2177-9465-ean-2021-0033
                75b52525-7f57-4eab-aa5f-fb881ad0fa07

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 06 July 2021
                : 04 March 2021
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 35, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil


                Comprehensive Health Care,Saúde Materno-Infantil,Saúde da Mulher,HIV,Acesso aos Serviços de Saúde,Assistência Integral à Saúde,Salud Materno-Infantil,Salud de la Mujer,VIH,Accesibilidad a los Servicios de Salud,Atención Integral de Salud,Maternal and Child Health,Women’s Health,Health Services Accessibility

                Comments

                Comment on this article