27
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Formação do Enfermeiro: desafios para a promoção da saúde Translated title: Nurse training: challenges for health promotion Translated title: La formación del enfermero: retos para la promoción de la salud

      research-article

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado em dois cursos de Enfermagem com o objetivo de analisar os referenciais de promoção da saúde na formação do enfermeiro. Foram entrevistados 19 coordenadores, docentes, estudantes e profissionais de serviços envolvidos na formação do enfermeiro. Os resultados indicam imprecisão conceitual entre promoção da saúde e prevenção de agravos na formação do enfermeiro. As concepções de promoção da saúde reveladas estão associadas a práticas que incidem sobre qualidade de vida sustentada em um conceito amplo e complexo de saúde e que são incipientes nos cenários da atenção à saúde. Conclui-se que a promoção da saúde é tomada como decisão política para mudança na formação do enfermeiro, explicitada nos projetos pedagógicos das instituições cenário do estudo. Entretanto, esta incorporação é incipiente e heterogênea quanto à formulação teórica, indicando a necessidade de ampliação dos espaços de análise conceitual nas relações que proporcionam a produção de saúde e do processo formativo.

          Translated abstract

          This was a descriptive/exploratory study of qualitative character carried out in two Nursing Schools in the State of Minas Gerais. The goal was to analyze the referential of nurses regarding health promotion. Nineteen course coordinators, faculty members, students and professionals of the health services involved in nurse training were interviewed. The results indicate a conceptual imprecision about health promotion and disease prevention. Revealed conceptions of health-promoting practices are associated to practices that affect the quality of life, which lies on a broad and complex concept of health, and are incipient in the current health care scenario. The conclusion is that health promotion is taken as political decision for a change in nurse training, as made explicit in the pedagogical projects of the institutions taking part in the study. However, such incorporation is incipient and heterogeneous in terms of its theoretical formulation, thus indicating the need for widening the space for a conceptual analysis in the relations that allow for the production of health and of a training process.

          Translated abstract

          Estudio cualitativo de tipo descriptivo y exploratorio realizado en dos cursos de enfermería con el objeto de analizar los puntos de referencia de la promoción de la salud en la formación del enfermero. Se entrevistaron a 19 coordinadores, profesores, estudiantes y profesionales de las áreas que participan en la educación y formación del personal de enfermería. Los resultados indican que existe vaguedad conceptual de la promoción de la salud y la prevención de agravamientos en esta formación. El concepto de promoción de la salud está asociado a prácticas de divulgación que se centran en la calidad de vida basada en un concepto amplio y complejo de la salud, incipientes en el ámbito de la asistencia de la salud. Se concluyó que la promoción de la salud se convierte en un instrumento de decisión política que permite realizar cambios en la educación de enfermería puesta de manifiesto en los proyectos de estudio de las instituciones que se enmarcan en esta investigación. Sin embargo, debido a su formulación teórica, esta incorporación es incipiente y heterogénea, confirmando que existe la necesidad de ampliar los espacios para el análisis conceptual dentro del círculo de relaciones que hacen aportes a la producción de la salud y al proceso de formación.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Promoção da saúde e qualidade de vida

          Paulo Buss (2000)
          Existem evidências científicas abundantes que mostram a contribuição da saúde para a qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, é sabido que muitos componentes da vida social que contribuem para uma vida com qualidade são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. É necessário mais do que o acesso a serviços médico-assistenciais de qualidade, é preciso enfrentar os determinantes da saúde em toda a sua amplitude, o que requer políticas públicas saudáveis, uma efetiva articulação intersetorial do poder público e a mobilização da população. No presente artigo, o autor faz uma revisão da emergência e desenvolvimento da promoção da saúde, centrando sua análise justamente nas estratégias promocionais acima apontadas, que seriam aquelas que, a partir de proposições do setor saúde, apresentam-se como mais promissoras para o incremento da qualidade de vida, sobretudo em formações sociais com alta desigualdade sócio-sanitária, como é o caso do Brasil. É no movimento dos municípios saudáveis que tais estratégias se concretizam, através de seus próprios fundamentos e práticas, que estão estreitamente relacionados com as inovações na gestão pública para o desenvolvimento local integrado e sustentável e as Agendas 21 locais.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Qualidade de vida e saúde: um debate necessário

            Este trabalho traz para o debate as relações entre saúde e qualidade de vida. Busca situar os discursos que se constróem na área da saúde em outros setores e outras disciplinas. Trata de uma representação social criada a partir de parâmetros subjetivos (bem-estar, felicidade, amor, prazer, realização pessoal), e também objetivos, cujas referências são a satisfação das necessidades básicas e das necessidades criadas pelo grau de desenvolvimento econômico e social de determinada sociedade. Mostra os principais instrumentos construídos nos últimos anos para medir qualidade de vida e as discussões que provocam. Reflete, também, sobre o campo semântico em que se desenvolvem as representações e ações voltadas para a qualidade de vida, como as noções de desenvolvimento, democracia, modo, condições e estilo de vida. Na área da saúde, discute a tendência de se estreitar o conceito de qualidade de vida ao campo biomédico, vinculando-o à avaliação econômica. Apresenta os mais variados instrumentos criados para medi-la nessa referida concepção. Considera a proposta de promoção da saúde como a mais relevante estratégia do setor, para evitar o reducionismo médico e realizar um diálogo intersetorial. Argumenta, porém, que essa proposta ainda carece de aprofundamento e de ser testada nas práticas sanitárias.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ean
                Escola Anna Nery
                Esc. Anna Nery
                Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro )
                2177-9465
                June 2010
                : 14
                : 2
                : 368-376
                Affiliations
                [1 ] Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Brazil
                [2 ] Universidade Federal de Minas Gerais Brazil
                [3 ] Universidade Federal de Minas Gerais Brazil
                Article
                S1414-81452010000200022
                10.1590/S1414-81452010000200022
                a0d24137-3bf9-4215-b9bb-19e0b1ce24bc

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145&lng=en
                Categories
                NURSING

                Nursing
                Nursing Education,Curriculum,Health Promotion,Educación en Enfermería,Currículo,Promoción de la salud,Educação em Enfermagem,Promoção da Saúde

                Comments

                Comment on this article