13
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Competencies em promoção da saúde: desafios da formação Translated title: Health promotion competencies: challenges of formation

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O CompHP foi desenvolvido na Europa, em 2012, com o intuito de estabelecer competências e um sistema de certificação para a Promoção da Saúde. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão teórica a respeito das possibilidades e limites da utilização do CompHP na formação de profissionais de saúde no Brasil. As bases teóricas que dão suporte a essa reflexão foram buscadas na literatura científica e ajustadas nos debates que aconteceram no interior de uma disciplina de pósgraduação stricto sensu, em 2012. Diversos trabalhos têm discutido e elaborado diretrizes para o estabelecimento de competências em promoção da saúde em todo o mundo, porém, as discussões sobre competências profissionais para a promoção da saúde que têm sido construídas no Brasil são ainda circunscritas a determinadas práticas profissionais. A partir das análises dos textos científicos, fica evidente que as diretrizes do CompHP foram cunhadas para se pensar a formação e a prática em promoção da saúde no contexto europeu, porém, as características do modelo de formação profissional praticado no Brasil podem se beneficiar muito com a proposta de competências que este documento traz.

          Translated abstract

          The CompHP was developed in Europe in 2012, with the aim of establishing competencies and a certification system for Health Promotion. This article aims to present a theoretical reflection about the possibilities and limits of using CompHP in health professional training in Brazil. The theoretical bases that support this reflection were sought in the scientific literature and adjusted in the debates that took place in a post-graduation discipline stricto sensu, in 2012. Several papers have discussed and elaborated guidelines for establishing skills in promoting health around the world, however, discussions of professional competencies for health promotion that have been built in Brazil are still confined to particular practices. From the analysis of scientific texts, it is clear that CompHP guidelines were minted to think about training and practice in health promotion in the European context, however, the characteristics of the model of health and vocational training model practiced in Brazil can benefit greatly from the proposed competencies that this document brings.

          Related collections

          Most cited references40

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Promoção da saúde e qualidade de vida

          Paulo Buss (2000)
          Existem evidências científicas abundantes que mostram a contribuição da saúde para a qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, é sabido que muitos componentes da vida social que contribuem para uma vida com qualidade são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. É necessário mais do que o acesso a serviços médico-assistenciais de qualidade, é preciso enfrentar os determinantes da saúde em toda a sua amplitude, o que requer políticas públicas saudáveis, uma efetiva articulação intersetorial do poder público e a mobilização da população. No presente artigo, o autor faz uma revisão da emergência e desenvolvimento da promoção da saúde, centrando sua análise justamente nas estratégias promocionais acima apontadas, que seriam aquelas que, a partir de proposições do setor saúde, apresentam-se como mais promissoras para o incremento da qualidade de vida, sobretudo em formações sociais com alta desigualdade sócio-sanitária, como é o caso do Brasil. É no movimento dos municípios saudáveis que tais estratégias se concretizam, através de seus próprios fundamentos e práticas, que estão estreitamente relacionados com as inovações na gestão pública para o desenvolvimento local integrado e sustentável e as Agendas 21 locais.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Diário Oficial da União

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Política Nacional de Promoção da Saúde

              (2006)
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                sausoc
                Saúde e Sociedade
                Saude soc.
                Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. (São Paulo )
                1984-0470
                March 2015
                : 24
                : 1
                : 180-188
                Affiliations
                [1 ] Universidade de São Paulo Brazil
                [2 ] Universidade de São Paulo Brazil
                [3 ] Universidade de São Paulo Brazil
                [4 ] Universidade de São Paulo Brazil
                [5 ] Universidade de São Paulo Brazil
                [6 ] Universidade de São Paulo Brazil
                Article
                S0104-12902015000100180
                10.1590/S0104-12902015000100014
                dcdd1302-41ec-497a-ae68-3babfc8ddd62

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-1290&lng=en
                Categories
                PUBLIC, ENVIRONMENTAL & OCCUPATIONAL HEALTH

                Public health
                Health Promotion,Competencies for Health Promotion,Training in Human Resources,Promoção da Saúde,Competências em Promoção da Saúde,Formação de Recursos humanos

                Comments

                Comment on this article