50
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Atuação dos profissionais de psicologia nos CRAS do interior da Paraíba Translated title: The performance of psychology professionals in CRAS in the countryside of Paraíba Translated title: La actuación de los profesionales de la psicología en los CRAS en pueblos de Paraíba

      research-article

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objetiva-se no presente estudo analisar a atuação dos profissionais de Psicologia na Proteção Social Básica das Políticas Públicas de Assistência Social. Para dar conta de tal objetivo buscou-se suporte teórico na Psicologia Histórico-Cultural. Participaram do estudo oito profissionais de Psicologia que atuavam no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do interior da Paraíba, Nordeste do Brasil. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente. Para analisar os dados recorreu-se à análise de conteúdo. Dados empíricos revelaram formação acadêmica voltada para a atuação clínica individualizante, limitado suporte teórico-metodológico para atuação dos profissionais, demandas decorrentes da condição de vulnerabilidade social, violação de direitos, mas também de saúde mental e predomínio de atuação psicossocial e diversas limitações que dificultam a realização do trabalho do profissional de Psicologia. Conclui-se pela necessidade tanto de avanços na formação acadêmica dos profissionais de Psicologia, quanto de atuação engajada na luta por avanços na consolidação de um sistema de garantia de direitos.

          Translated abstract

          This study aims to analyze the performance of Psychology professionals in the Basic Social Protection of the Social Assistance Public Policies. To meet this objective, Cultural-Historical Psychology was used as theoretical support. Eight Psychology professionals who worked at the Reference Center for Social Assistance (CRAS) in the countryside of Paraíba, northeast of Brazil, were interviewed. Semi-structured interviews were made, individually. Content analysis was used to analyze data. Empirical data revealed: Academic background oriented to individualizing clinical practice; Limited theoretical and methodological support for the professionals' performance; Demands arising from social vulnerability conditions, violation of rights and mental health; Predominance of psychosocial performance; and several limitations that make the work of the Psychology professional difficult. The conclusion is that both, improvements in the academic background of the Psychology professionals and a more engaged work of professionals regarding the fight for improvements in consolidating a system of rights guarantee, are needed.

          Translated abstract

          Este estudio tiene como objetivo analizar la actuación de los profesionales de Psicología en la Protección Social Básica de las Políticas Públicas de Asistencia Social. Para ello, fue utilizado como soporte teórico la Psicología Histórico-Cultural. En el estudio participaron ocho profesionales de Psicología que actuaban en los Centros de Referencia de Asistencia Social - CRAS en pueblos del estado de Paraíba, noreste de Brasil. Entrevistas semiestructuradas fueran utilizadas, hechas individualmente. Para analizar los datos, se utilizó el análisis de contenido. Los datos empíricos revelaron que: los profesionales cuentan con una formación académica direccionada hacía la actuación clínica individualizada; tienen un respaldo teórico y metodológico muy limitado para sus actuaciones como profesionales; las demandas son decurrentes de la condición de vulnerabilidad social, violación de los derechos y de la salud mental; predominó la actuación psicosocial; además, emergieran diversas limitaciones que dificultaban la realización de su trabajo como profesional de Psicología. Se concluye entonces que hay una gran necesidad de avances en la formación académica de los profesionales de Psicología, a ello se añade una actuación profesional más comprometida en la lucha por los avances en la consolidación de un sistema de garantía de derechos.

          Related collections

          Most cited references29

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Política Social e Psicologia: uma trajetória de 25 anos

          O objetivo do presente trabalho é, partindo da análise da evolução das políticas sociais no Brasil pós-1985, tratar do processo de inserção profissional dos psicólogos no campo do bem-estar social. São examinados, especialmente, a saúde pública e a assistência social, setores nos quais a inserção dos psicólogos se deu de maneira mais expressiva e sistemática nestes 25 anos. A adequação dos modelos consagrados de atuação profissional nesses novos campos, questões relativas à formação acadêmica para a atuação nesses novos setores e os limites impostos pelas próprias políticas sociais para a prática profissional são discutidos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O psicólogo brasileiro no SUAS: quantos somos e onde estamos?

            O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) provocou a expansão e a interiorização da profissão de psicólogo em todo o país. Objetiva-se com este estudo mapear a presença desse profissional no SUAS, identificando quantos somos e onde estamos atuando nesta política. Realizou-se um estudo descritivo-exploratório, de natureza quantitativa, tendo como fonte para a coleta, organização e sistematização dos dados o Cadastro Nacional do SUAS (CadSUAS). Entre os resultados, identificou-se que o Brasil conta com 7.607 CRAS e 2.155 CREAS, distribuídos nos 5.565 municípios. Ao todo, são 8.079 os psicólogos que atuam no SUAS (6.022 em CRAS e 2.057 em CREAS). O Nordeste destaca-se como o que conta com o maior número de psicólogos em CRAS (2.252), e o Sudeste, em CREAS (706). Ademais, 92,9% dos psicólogos do SUAS atuam em municípios interioranos. Neste contexto, entende-se o SUAS como um importante dispositivo de capilarização da atuação do psicólogo brasileiro para as cidades de médio e pequeno porte do país.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público

              O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                tp
                Temas em Psicologia
                Temas psicol.
                Sociedade Brasileira de Psicologia (Ribeirão Preto, SP, Brazil )
                1413-389X
                June 2018
                : 26
                : 2
                : 1083-1097
                Affiliations
                [7] Cajazeiras PB orgnameFaculdade Santa Maria Brasil
                [4] Cajazeiras PB orgnameFaculdade Santa Maria Brasil
                [2] Cajazeiras PB orgnameFaculdade Santa Maria Brasil
                [5] Cajazeiras PB orgnameFaculdade Santa Maria Brasil
                [3] Cajazeiras PB orgnameFaculdade Santa Maria Brasil
                [1] Juazeiro do Norte CE orgnameFaculdade Juazeiro do Norte Brasil
                [8] Cajazeiras PB orgnameFaculdade Santa Maria Brasil
                [6] Cajazeiras PB orgnameFaculdade Santa Maria Brasil
                Article
                S1413-389X2018000200020
                10.9788/TP2018.2-20Pt
                f7037d5b-1196-4e4c-9543-cc78eeba4788

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 21 July 2017
                : 18 July 2017
                : 22 November 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 44, Pages: 15
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


                Psicología Histórico-Cultural,Psicologia,atuação do psicólogo,CRAS,Psicologia Histórico-Cultural,Psychology,Psychologist's performance,Cultural-Historical Psychology,Psicología,actuación del psicólogo

                Comments

                Comment on this article