32
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público Translated title: Social welfare and psychology: about tension and conflicts of psychologist at the public service

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho.

          Translated abstract

          This article aims to discuss the inclusion of psychology in the area of Social Welfare and the professional practice of psychology in the public sector. Thus, the current context of implementation of the Single System of Social Welfare - SUAS was approached, related, especially the performance of the Reference Centers of Social Welfare - CRAS and reflections on the social commitment in Psychology. It considers the importance of understanding the professional as a central element in the construction of the Social Welfare and the development of models of psychological intervention committed to the transformation of social reality and the daily tensions at this work.

          Related collections

          Most cited references22

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O papel do Psicólogo

          O trabalho profissional do psicólogo deve ser definido em função das circunstâncias concretas da população a que deve atender. A situação atual dos povos centro-americanos pode ser caracterizada por: (a) a injustiça estrutural, (b) as guerras ou quase-guerras revolucionárias, e (c) a perda da soberania nacional. Ainda que o psicólogo não seja chamado para resolver tais problemas, ele deve contribuir, a partir de sua especificidade, para buscar uma resposta. Propõe-se como horizonte do seu quefazer a conscientização, isto é, ele deve ajudar as pessoas a superarem sua identidade alienada, pessoal e social, ao transformar as condições opressivas do seu contexto. Aceitar a conscientização como horizonte não exige tanto mudar o campo de trabalho, mas a perspectiva teórica e prática a partir da qual se trabalha. Pressupõe que o psicólogo centro-americano recoloque seu conhecimento e sua práxis, assuma a perspectiva das maiorias populares e opte por acompanhá-las no seu caminho histórico em direção à libertação.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Psicologia e profissão em São Paulo

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social

              O tema "A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social" foi desenvolvido aqui a partir de três aspectos: um pequeno resgate histórico sobre o vínculo da Psicologia com a sociedade brasileira, buscando caracterizar sua relação com esta sociedade; em seguida, desenvolver a perspectiva da profissão comprometida com a realidade social, apresentando alguns critérios para se julgar o compromisso social de práticas e saberes da Psicologia, além da defesa de que a Psicologia, como saber e fazer, se desenvolva sempre vinculada à sociedade que a acolhe; e para finalizar, trazer a questão da identidade profissional do psicólogo, partindo do princípio de que identidade deve ser sempre vista como metamorfose e como movimento permanente de transformação. O texto pretende ser uma defesa de uma identidade para os psicólogos que seja movimento e transformação, porque é reflexo do vínculo que a Psicologia deve manter com a sociedade, que está sempre em movimento, vínculo este de compromisso com as necessidades e demandas da maioria da população brasileira.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                psoc
                Psicologia & Sociedade
                Psicol. Soc.
                Associação Brasileira de Psicologia Social (Belo Horizonte )
                1807-0310
                August 2012
                : 24
                : 2
                : 293-299
                Affiliations
                [1 ] Secretaria Municipal de Assistência Social de Campinas Brasil
                [2 ] Pontifícia Universidade Católica de Campinas Brazil
                Article
                S0102-71822012000200006
                10.1590/S0102-71822012000200006
                9d67e881-6eaf-4640-bc61-d8695f5c0baf

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-7182&lng=en
                Categories
                PSYCHOLOGY, SOCIAL

                Clinical Psychology & Psychiatry
                social psychology,social welfare,social commitment,social transformation,psicologia social,assistência social,compromisso social,transformação social

                Comments

                Comment on this article