22
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      A reivindicação da violência: gênero, sexualidade e a constituição da vítima* Translated title: The claim to violence: gender, sexuality and the construction of the victim*

      research-article
      Cadernos Pagu
      Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu
      Violência, Vítima, Gênero, Sexualidade, Violence, Victim, Gender, Sexuality

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Este artigo objetiva discutir como relações de gênero e de sexualidade operam na tessitura de narrativas sobre violência e como a reivindicação narrativa da violência atua no perfazimento de relações de gênero e de sexualidade. Valho-me da análise de narrativas a respeito do “caso Emília” – um caso de estupro e assassinato – acionadas por algumas das mulheres que compuseram o comitê dedicado a desvendar o desaparecimento. Parto de três tematizações principais: a) a de que a “luta por justiça” requer a disputa pela legitimidade de a vítima ser uma vítima; b) a de que, no seio dessas disputas, a publicização da intimidade da dor e do sofrimento costuma operar nos contornos de legitimação de denúncias, denunciantes e vítimas, mobilizando, por exemplo, noções de gênero ligadas à maternidade; e, por fim, c) a de que as reivindicações da violência tendem a atualizar convenções morais acerca da sexualidade, como aquelas que envolvem as noções de “prostituição” e “tráfico de pessoas”.

          Translated abstract

          Abstract This article seeks to discuss how gender and sexuality relations operate in the weaving of narratives about violence and how the narrative claim to violence contributes to making gender and sexuality relations. I analyze the narratives employed in the “Emíliacase” – a case of rape and murder – by some of the women who were part of the committee dedicated to uncovering her disappearance. I address three main themes: a) that the “struggle for justice” requires the dispute for the victim’s legitimacy as a victim; b) that, within these disputes, the publicization of intimate pain and suffering usually operates along the outlines of the legitimation of accusations, accusers and victims, mobilizing, for instance, notions of gender related to motherhood; and, lastly, c) that the claims to violence tend to actualize moral conventions surrounding sexuality, such as those involving notions of “prostitution” and “human trafficking”.

          Related collections

          Most cited references41

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Diferença, diversidade, diferenciação

          Avtar Brah (2006)
          A primeira parte do texto trata das várias noções de "diferença" que surgiram na recente controvérsia sobre a categoria "negro" (black) como sinal comum para a experiência de grupos africanos-caribenhos e do sul da Ásia na Grã-Bretanha do pós-guerra. O objetivo é assinalar como "negro" operou como sinal contingente em diferentes circunstâncias políticas. A segunda seção considera as maneiras como questões de "diferença" foram enquadradas na teoria e na prática feministas durante as décadas de 1970 e 1980, tendo como foco principal o debate britânico. A autora conclui com um breve exame de algumas categorias conceituais usadas na teorização da "diferença", sugerindo um novo quadro para análise.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A guerra das mães: dor e política em situações de violência institucional

            O artigo busca discutir relações entre "violência" e "gênero" a partir de situações envolvendo formas de "luta por justiça" e expressão da dor por familiares de pessoas mortas pela polícia militar no Rio de Janeiro. Acompanhando situações diversas em que tais familiares, agrupados em redes de apoio e de organização política, buscam a condenação judicial dos policiais que mataram seus filhos, irmãos ou sobrinhos, procuramos refletir sobre o trabalho social de construção da "violência" e ilegitimidade desses assassinatos como inextricavelmente ligados às gramáticas de gênero e, em especial, ao protagonismo simbólico das "mães".
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              MORALIDADES, RACIONALIDADES E POLÍTICAS SEXUAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

              Resumo Neste artigo, discuto a hipótese de que a emergência da noção de direitos sexuais e a crescente utilização da linguagem dos direitos humanos para consolidar uma ampla agenda de reivindicações relativas aos prazeres, aos corpos e às práticas sexuais significam mais que o mero reconhecimento de que essa dimensão da experiência humana foi alvo da ingerência autoritária do Estado no passado, e de que precisa agora de proteção especial. Tendo como referência a já significativa literatura etnográfica brasileira sobre práticas, valores, identidades e intervenções públicas relativas à sexualidade, tomo a emergência da noção de direitos sexuais como aspecto central de um processo mais amplo de transformação que acontece no nível das políticas sexuais e que incide sobre o próprio dispositivo da sexualidade. Fruto da relação dinâmica entre diferentes atores sociais (ativistas, gestores públicos, políticos, juristas, pesquisadores etc.), tais direitos são aqui considerados como símbolo da emergência histórica de um "novo" regime secular da sexualidade, acompanhado por um estilo de regulação moral que lhe é próprio.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                s_pagu
                Cadernos Pagu
                Cad. Pagu
                Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu (Campinas, SP, Brazil )
                0104-8333
                2017
                : 50
                : 175007
                Affiliations
                [1] João Pessoa Paraíba orgnameUniversidade Federal da Paraíba orgdiv1Departamento de Ciências Jurídicas Brazil robertoefremfilho@ 123456yahoo.com.br
                Article
                S0104-83332017000200308 S0104-8333(17)00005000308
                10.1590/18094449201700500007
                dea16a51-4635-4347-9be4-14066610b80b

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 22 May 2017
                : 09 April 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 47, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Dossiê: Conservadorismo, Direitos, Moralidades e Violência

                Gender,Victim,Violence,Sexualidade,Gênero,Vítima,Violência,Sexuality
                Gender, Victim, Violence, Sexualidade, Gênero, Vítima, Violência, Sexuality

                Comments

                Comment on this article

                scite_
                0
                0
                0
                0
                Smart Citations
                0
                0
                0
                0
                Citing PublicationsSupportingMentioningContrasting
                View Citations

                See how this article has been cited at scite.ai

                scite shows how a scientific paper has been cited by providing the context of the citation, a classification describing whether it supports, mentions, or contrasts the cited claim, and a label indicating in which section the citation was made.

                Similar content974

                Cited by14

                Most referenced authors226