136
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Integrative review: what is it? How to do it? Translated title: Revisão integrativa: o que é e como fazer

      review-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Introduction: The integrative review is the methodology that provides synthesis of knowledge and applicability of results of significant studies to practice. Objective: To present the phases of an integrative review and the relevant aspects to be taken into account when using this methodological resource. Methods: This study was based on bibliographic search and on the experience of the authors when performing an integrative review. Results: Presentation of the six stages of the integrative review process: preparing the guiding question, searching or sampling the literature, data collection, critical analysis of the studies included, discussion of results and presentation of the integrative review. Conclusions: Considering the need to assure care based on scientific evidence, the integrative review has been identified as a unique tool in healthcare for it synthesizes investigations available on the given topic and guides practice based on scientific knowledge.

          Translated abstract

          RESUMO Introdução: A revisão integrativa é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Objetivo: Apresentar as fases constituintes de uma revisão integrativa e os aspectos relevantes a serem considerados para a utilização desse recurso metodológico. Métodos: Trata-se de um estudo realizado por meio de levantamento bibliográfico e baseado na experiência vivenciada pelas autoras por ocasião da realização de uma revisão integrativa. Resultados: Apresentação das seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Conclusões: Diante da necessidade de assegurar uma prática assistencial embasada em evidências científicas, a revisão integrativa tem sido apontada como uma ferramenta ímpar no campo da saúde, pois sintetiza as pesquisas disponíveis sobre determinada temática e direciona a prática fundamentando-se em conhecimento científico.

          Related collections

          Most cited references12

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found
          Is Open Access

          Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem

          A revisão sistemática é um recurso importante da prática baseada em evidências, que consiste em uma forma de síntese dos resultados de pesquisas relacionados com um problema específico. O presente artigo tem como objetivo oferecer subsídios que proporcionem reflexões para a construção e/ou aplicação de revisões sistemáticas no cenário da enfermagem. Fundamentados na literatura, apresentamos as fases que compõem uma revisão sistemática e aspectos relevantes a serem considerados para a utilização desse recurso.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Utilization-focused integrative reviews in a nursing service.

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              O cuidado de enfermagem e o cateter de Hickman: a busca de evidências

              INTRODUÇÃO: Os pacientes submetidos ao transplante de medula óssea (TMO) necessitam de um acesso venoso seguro para a infusão da medula óssea. A implantação de um cateter venoso central é parte da terapêutica, sendo o de Hickman o mais utilizado atualmente; entretanto, sua presença impõe riscos, sendo a infecção, o mais preocupante. OBJETIVO: Revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo buscar e avaliar as evidências sobre os cuidados de enfermagem relacionados ao cateter de Hickman. MÉTODO: Para a seleção dos artigos utilizamos as bases de dados Lilacs, Medline, Cinahl e o periódico Bone Marrow Transplantation, e a amostra constituiu-se de 18 artigos. RESULTADOS: O curativo recomendado é o de poliuretano trocado a cada 7 dias. O método de coleta de sangue observado foi o de descarte, sendo que a dosagem de ciclosporina não deve ser coletada da mesma via onde foi infundida. A redução do número de manipulações do cateter é considerada uma medida eficaz na prevenção e no controle de infecção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As evidências extraídas dos estudos analisados podem auxiliar a implementação de cuidados de enfermagem eficazes relacionados ao cateter de Hickman.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                eins
                Einstein (São Paulo)
                Einstein (São Paulo)
                Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (São Paulo, SP, Brazil )
                1679-4508
                2317-6385
                March 2010
                : 8
                : 1
                : 102-106
                Affiliations
                [2] São Paulo SP orgnameFaculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein – FEHIAE Brazil
                [1] São Paulo São Paulo orgnameFaculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein Brazil
                [3] São Paulo São Paulo orgnameHospital Israelita Albert Einstein Brazil
                Article
                S1679-45082010000100102
                10.1590/s1679-45082010rw1134
                26761761
                dbb156c1-5c3d-424f-a00b-7ad8b7d074e6

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 12 December 2008
                : 08 June 2009
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 9, Pages: 5
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Original Article

                Literatura de revisão como assunto,Metodologia,Pesquisa metodológica em Enfermagem,Enfermagem baseada em evidências,Literature review as topic,Methodology,Nursing methodology research,Evidence-based nursing

                Comments

                Comment on this article