28
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Influência do uso de chupeta e mamadeira no aleitamento materno exclusivo entre mães atendidas em um Banco de Leite Humano Translated title: Influence of pacifier use and bottle in exclusive breastfeeding among mothers treated at a Human Milk Bank

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          OBJETIVO: Avaliar o uso de chupeta e mamadeira e sua influência na prevalência do aleitamento materno exclusivo entre lactentes de mães atendidas em um Banco de Leite Humano. MÉTODOS: Estudo transversal com mães atendidas em um Banco de Leite Humano entre 2009 e 2011 a partir de informações (sociodemográficas, antecedentes obstétricos, dados sobre aleitamento materno exclusivo, mamadeira e chupeta) obtidas por meio de questionário estruturado. Realizaram-se análise descritiva, teste de Qui-quadrado e regressão de Poisson. RESULTADOS: Avaliaram-se 9 474 mães, 65,2% com escolaridade até o ensino médio e 60,6% referiram aleitamento materno exclusivo. A prevalência de uso de mamadeira e chupeta foi de 22,9 e 25,0%, respectivamente. A amamentação exclusiva foi menor entre os lactentes que usavam chupeta (38,4 versus 43,2%; p<0,001) e mamadeira (13,5 versus 46,6%; p<0,001). O uso de mamadeira se associou à menor prevalência de aleitamento exclusivo (RP=0,43; IC95%=0,35-0,53), em contraste com a amamentação sob livre demanda (RP=5,5; IC95%=4,17-7,3), maior nível de escolaridade materna (RP=1,2; IC95%=1,08-1,35), pré-natal (RP=1,25; IC95%=1,13-1,38) e a mãe orientada sobre amamentação (RP=1,10; IC95%=1,02-1,18), que favoreceram esta prática. O uso de chupeta não se associou à prevalência de aleitamento materno exclusivo (RP=1,10; IC95%=1,00-1,21). CONCLUSÃO: O uso de mamadeira exerceu influência negativa na prevalência do aleitamento materno exclusivo e deve ser considerado alvo de estratégias para incremento dessa prática.

          Translated abstract

          OBJECTIVE: To evaluate the use of pacifiers and bottles and their influence on the prevalence of exclusive breastfeeding among children of mothers attending a human milk bank. METHODS: This cross-sectional study included mothers seen at a human milk bank from 2009 to 2011. The following information was collected by a structured questionnaire: sociodemographic data, obstetric history, and information about exclusive breastfeeding, bottle use, and pacifier use. The data were analyzed descriptively and by the Chi-square test and Poisson's regression. RESULTS: A total of 9,474 mothers were assessed. Of these, 65.2% had completed high school, and 60.6% reported having done exclusive breastfeeding. The prevalences of bottle and pacifier use were 22.9 and 25.0%, respectively. Exclusive breastfeeding was less prevalent in children who used pacifier (38.4 versus 43.2%; p<0.001) and bottle (13.5 versus 46.6%; p<0.001). Use of bottle was associated with a smaller prevalence of exclusive breastfeeding (PR=0.43; 95%CI=0.35-0.53), unlike feeding on demand (PR=5.5; 95%CI=4.17-7.3), higher maternal education level (PR=1.2; 95%CI=1.08-1.35), prenatal care (PR=1.25; 95%CI=1.13-1.38), and mother having received counseling on breastfeeding (PR=1.10; 95%CI=1.02-1.18), which favored the practice. Pacifier use was not associated with the prevalence of exclusive breastfeeding (PR=1.10; 95%CI=1.00-1.21). CONCLUSION: Bottle use had a negative impact on the prevalence of exclusive breastfeeding, thus it should be considered a target of strategies that promote it.

          Related collections

          Most cited references50

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal

          (2009)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Uso de chupeta e sua relação com o desmame precoce em população de crianças nascidas em Hospital Amigo da Criança

            OBJETIVO: verificar a prática do uso de chupetas e sua relação com o desmame precoce em crianças nascidas em um Hospital Amigo da Criança. MÉTODO: Estudo de coorte, longitudinal, envolvendo 250 bebês sadios nascidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com peso de nascimento >2.500 g, não gemelares, com o aleitamento materno iniciado, de famílias residentes em Porto Alegre. Os dados foram obtidos mediante entrevista com as mães na maternidade e nas suas casas, no final do primeiro e do sexto mês do bebê e, por telefone, no segundo e quarto mês. Foram construídas curvas de sobrevida para comparar as prevalências de aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses, entre as crianças usuárias e não usuárias de chupetas. RESULTADOS: das 237 crianças localizadas no final do primeiro mês de vida, 61,6% usavam chupeta, a maioria desde a primeira semana de vida. O uso de chupeta foi mais freqüente entre as crianças do sexo masculino e entre as com mães com baixa escolaridade; entre as crianças amamentadas com um mês, o uso de chupeta foi observado com mais freqüência naquelas não amamentadas exclusivamente. A incidência de desmame, entre o primeiro e sexto mês, nas crianças ainda amamentadas no final do primeiro mês, foi de 22,4% para as crianças não usuárias de chupeta, e de 50,8% para as usuárias (p<0,001). Quase 2/3 das usuárias de chupeta deixaram de ser amamentadas exclusivamente até o final do segundo mês; entre as não usuárias, o índice foi de 45% (p<0,001). CONCLUSÃO: a prática do uso de chupeta é muito arraigada na nossa cultura, mesmo em população orientada para evitá-la. A associação entre uso de chupeta e menor duração do aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo foi confirmada nesta população.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Uso de mamadeira no primeiro mês de vida: determinantes e influência na técnica de amamentação

              OBJETIVO: Analisar a incidência e os determinantes do uso de mamadeira no primeiro mês de vida e possíveis efeitos dessa prática na técnica de amamentação. MÉTODOS: Estudo transversal aninhado em uma coorte contemporânea de Porto Alegre, RS, de junho a novembro de 2003. Durante um mês foram acompanhados 211 pares de mãe e criança. A influência do uso de mamadeira sobre a técnica de amamentação foi avaliada comparando-se as freqüências de cinco itens desfavoráveis ao posicionamento mãe/criança e três itens desfavoráveis à pega da criança; e as médias do número de itens desfavoráveis entre as duplas que iniciaram o uso mamadeira no primeiro mês e as que não o fizeram. A regressão logística estimou o grau de associação das variáveis com os desfechos, utilizando modelo hierarquizado. RESULTADOS: Aos sete dias, 21,3% das crianças usavam mamadeira e, aos 30 dias, 46,9%. Coabitação com a avó materna esteve associada com uso de mamadeira tanto aos sete quanto aos 30 dias. Também estiveram associados ao uso de mamadeira aos sete dias: a mãe ser adolescente e trauma mamilar na maternidade. Os outros dois fatores associados ao uso de mamadeira aos 30 dias foram trauma mamilar aos sete dias e uso de chupeta aos sete dias. Não houve associação entre técnica de amamentação ensinada na maternidade e uso de mamadeira, mas aos 30 dias, crianças que usavam mamadeira apresentaram técnica menos adequada às que sugavam só no peito. CONCLUSÕES: Os resultados mostram que a mamadeira foi bastante utilizada no primeiro mês de vida, principalmente: em crianças com mães adolescentes e com trauma mamilar, cujas avós maternas estavam presentes no domicílio e que faziam uso de chupeta. Além dos efeitos negativos já conhecidos, a mamadeira pode influenciar negativamente a técnica de amamentação.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rn
                Revista de Nutrição
                Rev. Nutr.
                Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas )
                1678-9865
                December 2015
                : 28
                : 6
                : 631-639
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Minas Gerais Brazil
                [2 ] Universidade Federal de Minas Gerais Brazil
                [3 ] Banco de Leite Humano Brasil
                Article
                S1415-52732015000600631
                10.1590/1415-52732015000600006
                db1bd598-8e4a-4f6a-9491-88e3ea3c9e1c

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-5273&lng=en
                Categories
                NUTRITION & DIETETICS

                Nutrition & Dietetics
                Aleitamento materno,Alimentação artificial,Bancos de leite,Chupeta,Breastfeeding,Bottle feeding,Milk banks,Pacifiers

                Comments

                Comment on this article

                scite_

                Similar content391

                Cited by6

                Most referenced authors318