14
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA NA PERSPECTIVA DE MÃES ATENDIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Translated title: NURSING CONSULTATION IN CHILDCARE IN THE PERSPECTIVE OF MOTHERS ASSISTED BY THE FAMILY HEALTH STRATEGY Translated title: CONSULTA DE ENFERMERÍA EN EL CUIDADO DE NIÑOS EN LA PERSPECTIVA DE LAS MADRES ASISTIDAS POR LA ESTRATEGIA DE SALUD FAMILIAR

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objetivo analisar a compreensão das mães sobre a consulta de enfermagem em puericultura na Estratégia Saúde da Família de um município paraibano. Método pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com mães de crianças entre 0 e 2 anos. Dados coletados por entrevista semiestruturada e analisados pela técnica análise de conteúdo. Resultados participaram do estudo 13 mães com idade entre 19 e 25 anos. Emergiram três categorias temáticas: “compreensão de mães sobre a consulta de enfermagem em puericultura”; “papel do enfermeiro nas orientações durante a puericultura e importância da construção de vínculo com as mães”; e “fatores que interferem na adesão das mães à consulta de enfermagem em puericultura”. Conclusão as mães compreendiam que a consulta de enfermagem em puericultura proporcionava espaços de diálogos e abordagem humanizada, contribuindo para melhoria da saúde da criança, mas os horários de atendimento coincidiam com horário de trabalho, dificultando para levar as crianças.

          Translated abstract

          Objective to analyze the mothers’ understanding of the nursing consultation in childcare in the Family Health Strategy of a municipality in Paraiba. Method descriptive, exploratory research, with qualitative approach, carried out with mothers of children between 0 and 2 years. Data collected by semi-structured interview and analyzed by the content analysis technique. Results 13 mothers aged between 19 and 25 years participated in the study. Three thematic categories emerged: “mothers’ understanding about childcare nursing consultation”; “nurses’ role in guidance during childcare and importance of building bonds with mothers”; and “factors that interfere in the mothers’ adherence to the childcare nursing consultation”. Conclusion the mothers understood that the nursing consultation in childcare provided spaces for dialogue and a humanized approach, contributing to the improvement of the child’s health, but the hours of care coincided with working hours, hindering the care with the children.

          Translated abstract

          Objetivo analizar la comprensión de las madres de la consulta de enfermería en el cuidado de niños en la Estrategia de Salud Familiar de un municipio de Paraíba. Método investigación descriptiva, exploratoria, con enfoque cualitativo, realizada con madres de niños entre 0 y 2 años. Datos recogidos por entrevista semiestructurada y analizados por la técnica de análisis de contenido. Resultados 13 madres de entre 19 y 25 años participaron en el estudio. Surgieron tres categorías temáticas: “comprensión de las madres sobre la consulta de enfermería en el cuidado de los niños”; “el papel de las enfermeras en la orientación durante el cuidado de los niños y la importancia de construir lazos con las madres”; y “factores que interfieren en el apoyo de las madres a la consulta de enfermería en el cuidado de los niños”. Conclusión las madres entendieron que la consulta de enfermería en el cuidado de los niños proporcionaba espacios para el diálogo y un enfoque humanizado, contribuyendo a la mejora de la salud del niño, pero las horas de atención coincidían con las horas de trabajo, lo que dificultaba la toma de los niños.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Estratégia Saúde da Família, um forte modelo de Atenção Primária à Saúde que traz resultados

          RESUMO Este artigo revisa e sintetiza evidências sobre o impacto da Estratégia Saúde da Família (ESF) a partir do marco conceitual de sistemas de saúde da Organização Mundial da Saúde, o qual agrega os conceitos de acesso, proteção financeira, qualidade dos serviços, eficiência no sistema, impacto na saúde e equidade. Os resultados sugerem que a ESF contribuiu para a melhoria em todos esses indicadores, com alguns efeitos no acesso e equidade com resultados quase chegando aos níveis observados nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Embora ainda haja bastante espaço para melhorias, a evidência é clara de que a ESF é uma abordagem poderosa e eficaz para a organização da atenção primária à saúde no Brasil.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão da literatura

            Resumo O estudo analisou as contribuições e os desafios da Estratégia Saúde da Família no desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde do Brasil. Foi realizada revisão de literatura e análise de artigos segundo as dimensões: político-institucional, organizativa e técnico-assistencial. Na primeira dimensão, destacaram-se contribuições para a expansão dos cuidados primários, institucionalização da avaliação e promoção da equidade; e desafios relacionados ao financiamento, formação/educação/gestão de pessoal e à intersetorialidade. Verificou-se ampliação da oferta de serviços, contato por ações programáticas e favorecimento da integralidade da atenção na dimensão organizativa; e desafios ligados ao acesso, porta de entrada, integração à rede de serviços, planejamento e participação social. Na dimensão técnico-assistencial observaram-se benefícios para o trabalho multidisciplinar, enfoque familiar, acolhimento, vínculo, humanização, orientação comunitária, produção do cuidado e desempenho. Os desafios para seu aprimoramento estão condicionados a fatores complexos e exigem maior esforço político-institucional.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil na consulta de enfermagem

              Resumo Objetivo: analisar a avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil na consulta de enfermagem. Metodologia: estudo descritivo de abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram quatro enfermeiros que realizavam consulta de enfermagem à criança de maneira programática em unidades de saúde da família em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. A coleta dos dados foi realizada por meio da observação participante de 21 consultas de enfermagem, nos meses de janeiro e fevereiro de 2012. Os dados foram analisados pela técnica da análise de conteúdo. Resultados: com base na análise dos dados, foram identificadas duas categorias: Avaliação do crescimento infantil na consulta de enfermagem, e Avaliação do desenvolvimento infantil na consulta de enfermagem. Os enfermeiros avaliaram o crescimento infantil em todas as consultas, utilizando as curvas contidas na Caderneta de Saúde da Criança (CSC). No entanto, o desenvolvimento foi avaliado de forma parcial na maioria das consultas observadas. Conclusão: destacam-se como pontos positivos das consultas de enfermagem o fato dos enfermeiros avaliarem o crescimento e o desenvolvimento em todas as consultas e usarem a CSC como instrumento de orientação às mães e ferramenta para avaliação e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbaen
                Revista Baiana de Enfermagem
                Rev. baiana enferm.
                Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brazil )
                0102-5430
                2178-8650
                2020
                : 34
                : e37945
                Affiliations
                [5] João Pessoa orgnameUniversidade Federal da Paraíba Brazil cristinabarbosa270@ 123456gmail.com.
                [2] Campina Grande Paraíba orgnameCentro Universitário UNIFACISA Brasil
                [3] Campina Grande Paraíba orgnamePesquisadora Independente Brasil
                [4] Campina Grande Paraíba orgnamePesquisadora Independente Brasil
                [1] Campina Grande Paraíba orgnamePesquisadora Independente Brasil
                [6] Campina Grande Paraíba orgnameCentro Universitário UNIFACISA Brasil
                Article
                S2178-86502020000100353 S2178-8650(20)03400000353
                10.18471/rbe.v34.37945
                d44c947e-be86-4434-b747-6e7036ba12a2

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 20 August 2020
                : 18 July 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 23, Pages: 0
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais

                Cuidado de Niños,Cuidado da Criança,Consulta de Enfermagem,Atención Primaria,Child Health,Consulta de Enfermería,Nursing Consultation,Salud Infantil,Child Care,Atenção Primária,Primary Care,Saúde da Criança

                Comments

                Comment on this article