18
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Determinantes do baixo peso ao nascer a partir do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos em Itaúna, Minas Gerais Translated title: Low birth weight determinants from the Born Alive National Surveillance System in Itaúna, Minas Gerais

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          OBJETIVOS: identificar e descrever os potenciais determinantes do baixo peso ao nascer (BPN) e sua prevalência, utilizando-se de algumas variáveis presentes na "Declaração de Nascido Vivo". MÉTODOS: trata-se de um estudo transversal analítico de 3.931 nascimentos hospitalares e únicos ocorridos em Itaúna, entre 1997 e 1999, utilizando-se o Sistema Nacional de Nascidos Vivos (SINASC). RESULTADOS: a prevalência de BPN detectada foi de 7,0%, todavia 5,3% nasceram pequenos para a idade gestacional (PIG). Na análise bivariada, detectou-se associação estatisticamente significante entre BPN e prematuridade, mães jovens, mães idosas, escolaridade materna menor que primeiro grau completo e consultas pré-natal menor ou igual a seis consultas. Os determinantes independentes para o BPN obtidos através da regressão logística foram prematuridade (OR = 54), seguida pela idade da mãe menor de 20 anos (OR = 1,44), mães com 35 anos e mais (OR = 1,60), escolaridade menor de primeiro grau completo (OR = 1,39) e sexo feminino (OR = 1,48). CONCLUSÕES: os sistemas de vigilância do BPN (peso ao nascer menor de 2.500g) em virtude de sua forte relação com a morbi-mortalidade infantil devem enfatizar seus esforço nos determinantes biológicos e ambientais e na vigilância ao retardo no crescimento intra-uterino.

          Translated abstract

          OBJECTIVES: to identify and describe potential low birth weight determinants (LBW) and prevalence, using some of the variables present in the "Born Alive Statement." METHODS:cross-sectional and analytic study of 3.931 single births at hospitals in Itaúna between 1997 and 2000 using data from the Born Alive National Surveillance System (SINASC - Sistema Nacional dos Nascidos Vivos). RESULTS: LBW prevalence was 7,0%, but 5,3% newborns were small for gestational age (SGA). The bivariate analysis performed detected statistically significant associations between LBW and prematurity, teenage mothers, older mothers, mothers with elementary schooling only and prenatal care less or equal to six medical visits. Independent determinants for LBW assessed by logistic regression were pregnancy duration under 37 weeks (OR = 54), mother's age under 20 years old (OR = 1,44), mother's age over 35 years old (OR = 1,60), mother's low education level (OR = 1,39) and female babies (OR = 1,48). CONCLUSIONS: LBW (weight under 2.500g) due to its strong relationship with child morbidity and mortality should focus on biologic and environmental determinants and intrauterine fetal growth retardation surveillance.

          Related collections

          Most cited references19

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Tendência secular do peso ao nascer na cidade de São Paulo (1976-1998)

          OBJETIVO: Resgatar a tendência secular da distribuição do peso ao nascer na cidade de São Paulo, SP, bem como examinar suas possíveis causas, com base em dados coletados por dois inquéritos domiciliares sobre condições de saúde na infância realizados em 1984/85 e em 1995/96, complementados por informações procedentes de levantamento de prontuários de maternidades e por informações do Sistema Estadual de Declarações de Nascidos Vivos. MÉTODOS: Os inquéritos domiciliares estudaram amostras probabilísticas da população infantil de São Paulo com idade inferior a cinco anos (n=1.016 em 1984/85; n=1.280 em 1995/96). O levantamento de prontuários estudou uma amostra probabilística dos partos ocorridos nas maternidades da cidade no ano de 1976 (n=5.734). As declarações de nascidos vivos referem-se às coortes de crianças nascidas na cidade entre 1993 e 1998 (cerca de 200 mil crianças por ano). O estudo da distribuição social do peso ao nascer levou em conta a renda familiar per capita e a escolaridade materna. A estratégia analítica para estudar os determinantes da tendência secular do peso ao nascer empregou modelos hierárquicos de causalidade, análises multivariadas de regressão e procedimentos análogos aos utilizados para calcular riscos atribuíveis populacionais. RESULTADOS/CONCLUSÕES: A distribuição do peso ao nascer na cidade de São Paulo (média de 3.160 g com 8,9% de pesos <2.500 g) é inferior àquela esperada quando são ótimas as condições do crescimento fetal (média de 3.400-3.500 g com cerca de 4-5% de pesos <2.500 g). Essa distribuição pouco se modificou nos últimos 22 anos (1976-1998). Entretanto, no período, há evidências de evolução desigual do peso ao nascer segundo o nível socioeconômico (NSE) da população. Nos estratos de baixo NSE, a evolução tem sido favorável e isso se deve, aparentemente, ao melhor desempenho do crescimento intra-uterino, o qual poderia decorrer de melhorias em condições econômicas, no peso e na altura das gestantes, na assistência pré-natal e, possivelmente, do declínio no hábito de fumar. Nos estratos de alto NSE, a evolução do peso ao nascer tem sido desfavorável devido, aparentemente, ao aumento na freqüência de recém-nascidos prematuros, tendência provocada por fatores ainda não conhecidos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Baixo peso ao nascer em duas coortes de base populacional no Sul do Brasil

            As crianças com baixo peso ao nascer (menos de 2.500 g) apresentam um risco muitas vezes maior de morrer ou adoecer no primeiro ano de vida. O presente estudo teve como objetivo comparar a ocorrência de baixo peso ao nascer, nascimento pré-termo e retardo de crescimento intra-uterino, nos anos de 1982 e 1993, em Pelotas, Rio Grande do Sul. Nestes dois anos foram avaliados todos os nascimentos hospitalares, que representam mais de 99% do total dos nascimentos. O baixo peso ao nascer aumentou de 9,0% para 9,8% em 1993 (p=0,2), os nascimentos pré-termo aumentaram de 5,6% em 1982 para 7,5% em 1993 (p<0,01) e o retardo de crescimento intra-uterino passou de 15,0% em 1982 para 17,5% em 1993 (p<0,05). Nos dois períodos estudados, a renda familiar esteve inversamente associada com o risco de baixo peso e retardo de crescimento intra-uterino, mas não com nascimentos pré-termo. Em 1993, apesar da melhoria nas condições sócio-econômicas e nutricionais das mães, como também do aumento no número de consultas pré-natais, observou-se um crescimento na prevalência de baixo peso ao nascer que não foi significativa na análise bivariada. Entretanto, após ajuste para possíveis variáveis de confusão, por meio de regressão logística, houve um aumento no risco de baixo peso ao nascer da ordem de 33% (p<0,01).
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Fatores de risco para óbitos neonatais no Recife: um estudo caso-controle

              OBJETIVOS: a mortalidade neonatal é o componente mais importante da mortalidade infantil na cidade do Recife. Este estudo teve como objetivo determinar os principais fatores de risco para morte neonatal no município do Recife em 1995. MÉTODOS: o desenho do estudo foi do tipo caso-controle. Realizou-se a validação dos bancos de dados do Sistema de Informação em Mortalidade e Sistema de Informação Nascido Vivo, para mães residentes no Recife, no ano de 1995. Obteve-se, após técnica do linkage entre os dois bancos de dados, amostra com 456 casos e 2.280 controles. Como medida de risco utilizou-se Odds Ratio, com intervalo de confiança de 95% e para a diferença de proporção, o teste qui quadrado. Utilizou-se na análise multivariada a técnica da regressão logística. RESULTADOS: verificou-se que 358 (79,7%) das crianças que evoluíram para óbito foram de baixo peso ao nascer, com risco de morte 46 vezes superior (IC=33,8-59,0 P 2.500g. Por ordem decrescente de valores da medida de associação de morte neonatal com as variáveis estudadas através da análise multivariada, os principais fatores de risco foram peso ao nascer < 1.500g (OR=49,6 IC=22,6-108,7 P < 0,001), Índice de Apgar do quinto minuto < 7 (OR=44,1 IC=25,1-77,2 P < 0,001), peso ao nascer entre 1.500g e 2.500g (OR=8,19 IC=4,8-14,0 P < 0,001), idade gestacional < 37 semanas (OR=4,3 IC=2,6-7,1 P < 0,001). CONCLUSÕES: recomenda-se que entre as variáveis estudadas, estas três sejam consideradas fatores de risco importantes para vigilância da morte neonatal, em particular o baixo peso ao nascer.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbsmi
                Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil
                Rev. Bras. Saude Mater. Infant.
                Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Recife, PR, Brazil )
                1519-3829
                1806-9304
                December 2002
                : 2
                : 3
                : 283-290
                Affiliations
                [01] Itaúna MG orgnameISecretaria Municipal de Saúde Brasil
                [02] orgnameUniversidade Federal de Minas Gerais orgdiv1Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde
                Article
                S1519-38292002000300009 S1519-3829(02)00200309
                10.1590/S1519-38292002000300009
                b9ccdfe9-be5e-4640-87c9-9d179565c653

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 26 August 2002
                : 22 April 2002
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 18, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Originais

                Recém-nascido de baixo peso,Risk factors,Placent insufficency,Infant, low birth weight,Fatores de risco,Insuficiência placentária

                Comments

                Comment on this article

                scite_
                0
                0
                0
                0
                Smart Citations
                0
                0
                0
                0
                Citing PublicationsSupportingMentioningContrasting
                View Citations

                See how this article has been cited at scite.ai

                scite shows how a scientific paper has been cited by providing the context of the citation, a classification describing whether it supports, mentions, or contrasts the cited claim, and a label indicating in which section the citation was made.

                Similar content308

                Cited by11

                Most referenced authors147