13
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      A cartografia como estratégia metodológica à produção de dispositivos de intervenção na Psicologia Social Translated title: Cartography as a methodological strategy in the production of intervention devices in Social Psychology

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo O artigo propõe desdobrar questões acerca da pesquisa-intervenção cartográfica visando contribuir para a construção de dispositivos de intervenção no trabalho da psicologia social. Considerando os desafios contemporâneos à psicologia, apresenta a cartografia como metodologia que engendra processos dialógicos, envolvendo pesquisadores e pesquisados na negociação de sentidos e ações que apreendam a complexidade do cotidiano. Desenvolve a possibilidade de que a cartografia contribua para a criação de dispositivos de intervenção singulares, potencializando uma ética dos encontros. Deste modo, afirmamos que os dispositivos cartográficos oferecem vias consistentes à elaboração de experiências relacionais que sustentam, caso a caso, um plano compartilhado de afecções, com o objetivo de dar vazão a movimentos de subjetivação criadores, problematizadores e transformadores da realidade, ao investir na potência do coletivo. As sínteses aqui produzidas reafirmam a indelével relação entre pesquisar e intervir, explorando conexões entre o método cartográfico, seus dispositivos e o compromisso social da psicologia, em uma perspectiva crítica.

          Translated abstract

          Abstract The paper proposes to unfold questions about cartographic intervention-research toward contributing to the construction of intervention devices in Social Psychology’s work. Considering the contemporary challenges to Psychology, it presents cartography as a methodology that produces dialogical encounter, involving researchers and subjects in the negotiation of meanings and actions that grasp the complexity of everyday life. It develops the possibility of cartography to concur unique interventional devices, enhancing an ethic of encounters. Thus, we affirm that cartographic devices offer consistent ways to develop relational experiences that support, on a case-by-case basis, a shared plan of affections, with the objective of giving rise to creative movements of subjectivation, which problematize and transform that of reality, by invest in the collective power. Their syntheses reaffirm the lasting connection between researching and intervening, exploring connections between the method and the social commitment of Psychology, from a critical perspective.

          Related collections

          Most cited references11

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          A psicologia e o Sistema Único de Saúde: Quais Interfaces?

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social

            O tema "A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social" foi desenvolvido aqui a partir de três aspectos: um pequeno resgate histórico sobre o vínculo da Psicologia com a sociedade brasileira, buscando caracterizar sua relação com esta sociedade; em seguida, desenvolver a perspectiva da profissão comprometida com a realidade social, apresentando alguns critérios para se julgar o compromisso social de práticas e saberes da Psicologia, além da defesa de que a Psicologia, como saber e fazer, se desenvolva sempre vinculada à sociedade que a acolhe; e para finalizar, trazer a questão da identidade profissional do psicólogo, partindo do princípio de que identidade deve ser sempre vista como metamorfose e como movimento permanente de transformação. O texto pretende ser uma defesa de uma identidade para os psicólogos que seja movimento e transformação, porque é reflexo do vínculo que a Psicologia deve manter com a sociedade, que está sempre em movimento, vínculo este de compromisso com as necessidades e demandas da maioria da população brasileira.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Cartografar é traçar um plano comum

              A pesquisa de campo sobre produção da subjetividade enfrenta o problema de construir conhecimento envolvendo pesquisadores e pesquisados, com territórios e semióticas singulares. Surgem questões relativas ao protagonismo dos participantes e a como traçar com eles um plano comum, garantindo o caráter participativo da pesquisa. No contexto do método da cartografia, o artigo tem como objetivo tratar do tema do comum num duplo aspecto. Num primeiro, discute o acesso ao plano comum. Com base em Gilles Deleuze e Felix Guattari, tal plano não é dito homogêneo nem reúne atores que manteriam entre si relações de identidade, mas opera comunicação entre singularidades, sendo pré-individual e coletivo. Num segundo aspecto, aponta que, enquanto pesquisa-intervenção, a cartografia se compromete com a criação de um mundo comum e heterogêneo. O artigo mostra que o traçado do comum tem como diretriz metodológica a tranversalidade e examina os procedimentos de participação, inclusão e tradução.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                fractal
                Fractal: Revista de Psicologia
                Fractal, Rev. Psicol.
                Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1984-0292
                April 2020
                : 32
                : 1
                : 64-71
                Affiliations
                [2] Florianópolis Santa Catarina orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina Brazil
                [1] Chapecó SC orgnameUniversidade Comunitária Regional de Chapecó Brasil
                Article
                S1984-02922020000100064 S1984-0292(20)03200100064
                10.22409/1984-0292/v32i1/5680
                b1f264a4-b564-4ea7-bba2-74bd4df7eec2

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 19 July 2016
                : 11 February 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 43, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Artigos

                cartography,intervention devices,social psychology,cartografia,dispositivos de intervenção,psicologia social

                Comments

                Comment on this article