28
views
0
recommends
+1 Recommend
2 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO INSTAGRAM COMO TECNOLOGIA LEVE EM TEMPOS PESADOS DE PANDEMIA Translated title: STORYTELLING ON INSTAGRAM AS A LIGHT TECHNOLOGY IN HEAVY PANDEMIC TIMES Translated title: LA NARRACIÓN DE HISTORIAS EM INSTAGRAM COMO TECNOLOGÍA LIGERA EN TIEMPOS DE PANDEMIA INTENSA

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo O artigo objetiva analisar as contribuições da contação de histórias para a saúde mental no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que posiciona o recurso das histórias como uma tecnologia leve em saúde, comprometida em reduzir distâncias, criar pontes entre as pessoas através do investimento na produção de vínculos e acolhimento. A contação de histórias articula literatura e psicologia, faz parte da caixa de ferramentas necessárias para a ativação de forças psíquicas expressivas dos afetos no cenário atual. O banco de dados da pesquisa pode ser designado como banco de histórias que passam por um processo de curadoria, sendo essa uma metodologia fundamental para o encadeamento de temas abordados nas histórias e a postagem das mesmas no Instagram do projeto. As histórias videogravadas foram analisadas a partir dos núcleos semânticos contexto-afeto-texto, com destaque para os conteúdos de memória e morte; e práticas de mutualidade em cuidado. A reação dos/as seguidores/as do Instagram expressam mensagens afetuosas aos/as contadores/as.

          Translated abstract

          Abstract This article aims to analyze the contributions of the storytelling to mental health in the context of the Covid-19 pandemic. It is an intervention-research that places this story device as light health technology. It is committed to reduce distances, create bridges between people through investment in bonding and welcoming. Storytelling articulates literature and psychology, and is part of the toolbox that is necessary for the activation of expressive psychic forces of affections in the current scenario. The research database can be designated as a bank of stories that undergo a curatorial process, which is a fundamental methodology for linking topics covered in the stories and posting them on the project's Instagram. The videotaped stories were analyzed from mutual-care practices and the context-affection-text semantic nuclei, with emphasis on the contents of memory and death. The reactions of Instagram followers express affectionate messages to the storytellers.

          Translated abstract

          Resumen El artículo tiene como objetivo analizar las contribuciones de la narración a la salud mental en el contexto de la pandemia Covid-19. Se trata de una investigación-intervención que posiciona el recurso de las historias como una tecnología ligera en salud, comprometida con la reducción de distancias, creando puentes entre las personas a través de la inversión en la producción de vínculos y la acogida. La narración de cuenteros articula la literatura y la psicología, es parte de la caja de herramientas necesarias para la activación de las fuerzas psíquicas expresivas de los afectos en el escenario actual. La base de datos de investigación puede designarse como un banco de historias que se someten a un proceso curatorial, que es una metodología fundamental para vincular los temas tratados en las historias y publicarlos en el Instagram del proyecto. Se analizaron relatos videograbados a partir de los núcleos semánticos contexto-afecto-texto; con énfasis en los contenidos de la memoria y la muerte; y prácticas de cuidado mutuo en el cuidado. La reacción de los/las seguidores/as de Instagram expresan mensajes afectuosos a los/las cuenteros/as.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde

          O método de análise de conteúdo constitui-se em um conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos. Percebe-se, porém, que existe por parte do pesquisador iniciante ou do não familiarizado com estas técnicas, dificuldades em relação ao entendimento e aplicação do método. Assim sendo, objetivou-se neste trabalho, apresentar de maneira clara, conceitos e aspectos importantes constantes do método de análise de conteúdo e discutir alguns de seus pontos centrais. O método de análise de conteúdo foi sistematizado na primeira metade do século XX e a princípio foi importante ferramenta na busca dos sentidos dos artigos e propagandas da imprensa escrita nos Estados Unidos, sendo hoje um método amplamente utilizado em pesquisas científicas no campo da saúde.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O ato de governar as tensões constitutivas do agir em saúde como desafio permanente de algumas estratégias gerenciais

            O autor procura sintetizar, neste ensaio, o que tem animado, recentemente, suas reflexões sobre o ato de governar estabelecimentos de saúde, em vários artigos e livros, tomando como desafio a tentativa de imprimir mudanças no dia-a-dia do fabricar os modelos de atenção à saúde, no interior das práticas dos trabalhadores, mesmo não tendo grande concentração de poder para a transformação, procurando então compreender como e por onde produzir poderes. Como explorar terrenos de potências no campo da saúde que estão presentes na conformação tensional de seu território de ação, fazendo-se uso das distintas ferramentas gerenciais disponíveis no campo das ciências e técnicas de governo, na saúde. Utiliza a atenção gerenciada para desenvolver certas análises.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas

              Resumo A doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) tem sido considerada uma grave crise sob o ponto de vista epidemiológico e, também, psicológico. Além das perdas em massa em curto espaço de tempo, as dificuldades para realização de rituais de despedida entre pessoas na iminência da morte e seus familiares, bem como de rituais funerários, podem dificultar a experiência de luto. O objetivo deste estudo é sistematizar conhecimentos sobre os processos de terminalidade, morte e luto no contexto da pandemia de COVID-19. Por meio de revisão narrativa da literatura, foram sumarizadas experiências relatadas em diferentes países durante a pandemia. Apresentam-se características das demandas psicológicas emergentes e implicações para a prática profissional do psicólogo. Considerando que expressões de afeto, condolências e espiritualidade sofrem alterações nesse cenário, discute-se a importância de potencializar formas alternativas e respeitosas para ritualização dos processos vividos, o que parece essencial para ressignificar perdas e enfrentar desafios durante e após a vigência da pandemia.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                psoc
                Psicologia & Sociedade
                Psicol. Soc.
                Associação Brasileira de Psicologia Social (Porto Alegre, RS, Brazil )
                0102-7182
                2020
                : 32
                : e020012
                Affiliations
                [2] Serra Talhada orgnameUniversidade Federal Rural de Pernambuco Brazil
                [3] Palmeira dos Índios orgnameUniversidade Federal de Alagoas Brazil
                [1] Recife Pernambuco orgnameUniversidade Federal de Pernambuco Brazil
                Article
                S0102-71822020000100411 S0102-7182(20)03200000411
                10.1590/1807-0310/2020v32240330
                701fa3e7-a4e1-4724-8036-5da305b22445

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                : 31 July 2020
                : 06 July 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 39, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Dossiê

                Light technology in mental healthcare,Pandemic,Contação de histórias,Cuentacuentos,Instagram,Pandemia,Tecnologia leve em saúde mental,Tecnología ligera en salud mental,Storytelling

                Comments

                Comment on this article