19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Management of Bidens pilosa and Commelina benghalensis in organic corn cultivation under no-tillage Translated title: Manejo de Bidens pilosa e Commelina benghalensis no cultivo de milho orgânico em sistema de plantio direto

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Mowing is one of the most important methods used to control weeds in organic farming, under the no-tillage system. This study aimed to evaluate the effects of three weed management techniques on weed development, using the weeds Bidens pilosa and Commelina benghalensis, in competition with organic corn {mowing at the three-leaf stage (14 days after corn emergence - DACE), mowing at the three- and six-leaf stage (14 and 25 DACE), and no mowing. Single cultivation with no mowing was also evaluated for these weeds. Mowings performed at 14 and 25 DACE prevented the production of B. pilosa seeds, ensuring efficient control of this species. However, the use of this technique was shown to be inefficient in the control of C. benghalensis.

          Translated abstract

          A roçada é um dos métodos de maior importância no controle de plantas daninhas, em cultivos orgânicos, no sistema de plantio direto. Neste trabalho foram avaliados os efeitos de três manejos de plantas de Bidens pilosa e Commelina benghalensis, em competição com o milho {roçadas no estádio de três folhas do milho (14 dias após emergência do milho - DAEM), roçadas no estádio de três e seis folhas do milho (14 e 25 DAEM) e não roçadas}, sobre o desenvolvimento das plantas daninhas. Foi avaliado também o cultivo solteiro dessas plantas daninhas sem o uso de roçadas. Roçadas realizadas aos 14 e 25 DAEM impediram a produção de sementes de B. pilosa, garantindo eficiente controle dessa espécie. Todavia, o uso dessa técnica mostrou-se ineficiente para o controle de C. benghalensis.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Dinâmica populacional de plantas daninhas em cultivo de milho-verde nos sistemas orgânico e tradicional

          Objetivou-se neste trabalho estudar a dinâmica populacional de plantas daninhas no cultivo de milho-verde nos sistemas orgânico e tradicional. Esta pesquisa foi realizada no ano agrícola 2003/2004, usando o sistema de semeadura direta na palha. Os tratamentos, em arranjo fatorial 4 x 2, constituíram-se de quatro doses e fontes de nutrientes: SA - sem adubação; AM1 - adubação mineral na dose de 150 kg ha-1 da fórmula 8-28-16 + 50 kg de N ha-1 em cobertura; AM2 - adubação mineral na dose de 300 kg ha-1 da fórmula 8-28-16 + 100 kg de N ha-1 em cobertura; e AO - adubação com composto orgânico na dose de 40 m³ ha-1 aplicado sobre a palha 10 dias após a semeadura, combinados com dois cultivares de milho (UFVM 100 e AG 1051). Para o estudo fitossociológico, as plantas daninhas foram avaliadas no estádio de quatro folhas completas das plantas do milho, antes da aplicação do herbicida em pós-emergência ou do primeiro corte das plantas daninhas com a ceifadora. As espécies Jaegeria hirta, Artemisia verlotorum, Bidens pilosa, Cyperus rotundus e Ipomoea grandifolia apresentaram as maiores freqüências na área. Bidens pilosa apresentou a maior importância relativa, independentemente dos sistemas de produção. As práticas culturais utilizadas no cultivo de milho-verde, sob sistema orgânico, foram eficientes no manejo das plantas daninhas quando da adoção de cobertura do solo com palha de aveia-preta.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Supressão de plantas daninhas e produção de milho-verde orgânico em sistema de plantio direto

            O sombreamento do solo com cobertura morta proporciona redução na germinação das sementes e diminuição da população de plantas daninhas, possibilitando às plantas da cultura de interesse se desenvolverem sob efeito de menor competição inicial. Dessa forma, objetivou-se neste trabalho investigar o efeito do cultivo de leguminosas na evolução da comunidade de plantas daninhas na cultura do milho-verde cultivado em sucessão, num sistema orgânico. O ensaio foi realizado em delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. Inicialmente, houve o plantio das leguminosas: feijão-de-porco (Canavalia ensiformes), guandu (Cajanus cajan), mucuna-preta (Mucuna aterrinum), mucuna-anã (Mucuna deeringiana) e crotalária (Crotalaria juncea); foi mantida uma testemunha sem cultivo em pousio. Anteriormente ao cultivo do milho, foi avaliada a produção de matéria seca de cada espécie de leguminosa. Em seguida, após a roçada das leguminosas foi semeado sobre a palhada o milho, cultivar HTMV 02. A amostragem das plantas daninhas foi realizada aos 15 e 30 dias após a emergência do milho, lançando-se de forma aleatória sobre cada parcela um quadro de 50 x 50 cm. As plantas daninhas dentro do quadro foram identificadas, pesadas e contadas por espécie, sendo posteriormente colocadas em estufa a 65ºC, por 72 horas, para determinação da matéria seca. As palhadas da mucuna-preta e da crotalária proporcionaram maior redução de matéria seca e população das plantas daninhas. A maior produtividade de espigas comerciais de milho-verde foi obtida na área de palhada de mucuna-preta e crotalária.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Dinâmica populacional de plantas daninhas na cultura do milho em função de adubação e manejo

              O objetivo do trabalho foi avaliar o estabelecimento populacional das comunidades das plantas daninhas, durante seis anos agrícolas consecutivos de milho cultivado no sistema plantio direto orgânico e tradicional, intermediado por um sistema de plantio convencional. Os experimentos foram conduzidos nos anos agrícolas 2003/04 até 2008/09. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos avaliados foram: SDT1 (semeadura direta sem adubação e com aplicação de herbicidas no manejo das plantas daninhas); SDT2 (semeadura direta com adubação mineral na dose de 300 kg ha-1 do formulado 8-28-16 + 100 kg ha-1 de nitrogênio em cobertura, e com aplicação de herbicidas); SDT3 (semeadura direta, adubação com composto orgânico, na dose de 40 m³ ha-1, e com aplicação de herbicidas); e SDO (semeadura direta utilizando composto orgânico, na dose de 40 m³ ha-1, e roçada no manejo das plantas daninhas). Concluiu-se que a dinâmica populacional de plantas daninhas na cultura do milho foi influenciada pelo manejo do solo (aração e gradagem) e que o tipo de adubação não proporcionou alteração na dinâmica populacional.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                pd
                Planta Daninha
                Planta daninha
                Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (Viçosa )
                1806-9681
                June 2013
                : 31
                : 2
                : 351-357
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Viçosa Brazil
                [2 ] Universidade Federal de Viçosa Brazil
                [3 ] Universidade Federal de Viçosa Brazil
                [4 ] Universidade Federal de São Carlos Brazil
                [5 ] Universidade Federal de Viçosa Brazil
                [6 ] Universidade Federal de Viçosa Brazil
                Article
                S0100-83582013000200012
                10.1590/S0100-83582013000200012
                98ed2d1c-6787-4351-b872-70cccf54a304

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-8358&lng=en
                Categories
                PLANT SCIENCES

                Plant science & Botany
                mowings,regrowth,morphology,competition,roçadas,rebrota,morfologia,competição
                Plant science & Botany
                mowings, regrowth, morphology, competition, roçadas, rebrota, morfologia, competição

                Comments

                Comment on this article