9
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Atendimento Psicológico às Mulheres em Situação de Violência nas Políticas Públicas Translated title: Atención Psicológica a las Mujeres en Situación de Violencia en las Políticas Públicas Translated title: Psychological Assistance to Women in Situations of Violence in Public Policies

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O objetivo deste estudo é apresentar como um grupo de psicólogas avalia as orientações oficiais para o atendimento psicológico às mulheres em situação de violência no que se refere ao atendimento em psicologia na equipe multiprofissional. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na qual foram entrevistadas 12 psicólogas. Utilizou-se a Análise de Conteúdo definindo-se duas categorias de análise que apontam o que é omisso nas orientações para a intervenção em psicologia: 1) Promoção do empoderamento pessoal; e 2) Discriminação das atribuições profissionais da psicologia. Foi identificado que as orientações oferecidas para as ações em psicologia nas equipes multiprofissionais nos serviços especializados não são adequadas, e o papel da psicologia apresenta-se ambíguo e contraditório.

          Translated abstract

          El objetivo de este estudio es presentar cómo un grupo de psicólogas evalúa las orientaciones oficiales para la atención psicológica a las mujeres en situación de violencia con relación a la asistencia psicológica en el equipo multiprofesional. Para ello, se realizó una investigación de campo en la que se entrevistó a 12 psicólogas. Se utilizó el Análisis de Contenido definiendo dos categorías de análisis que apuntan lo que es omiso en las orientaciones para la intervención en psicología: 1) Promoción del empoderamiento personal; y 2) Distinción de las atribuciones profesionales de la psicología. Se identificó que las orientaciones ofrecidas para las acciones en psicología en los equipos multiprofesionales en los servicios especializados no son adecuadas, y el rol de la psicología se presenta ambiguo y contradictorio.

          Translated abstract

          The goal of this study is to present how a group of psychologists evaluates the official guidelines for psychological assistance to women in situations of violence regarding psychological care in the multiprofessional team. In order to do that, a field research was carried out in which 12 psychologists were interviewed. Content Analysis was used to define two categories of analysis that point out what is missing in the guidelines for intervention in psychology: 1) Promotion of personal empowerment; and 2) Discrimination of professional attributions of psychology. It was identified that the guidelines offered for psychological practice in multiprofessional teams in specialized services are not adequate, and the role of psychology is ambiguous and contradictory.

          Related collections

          Most cited references8

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          A psicanálise e o dispositivo diferença sexual

          Diante da nova cartografia das relações entre gêneros e das sexualidades na cultura contemporânea, pretendemos discutir em que medida a psicanálise se apresenta como mais um dispositivo da sexualidade tal como concebido por Foucault, o qual procura reinstaurar o modelo tradicional da diferença sexual, através da reiteração da norma heterossexual da dominação masculina. Além disso, indagamos ainda em que medida a psicanálise pode permanecer como uma teoria crítica e uma prática clínica que permita uma relação produtiva com as novas configurações de gênero no contemporâneo, abrindo brechas para a concepção de novas formas de subjetivação. Com esse objetivo analisaremos o debate psicanalítico sobre 1) os deslocamentos do feminino e a positivação da feminilidade; 2) o casamento homossexual e a homoparentalidade e 3) a clínica da transexualidade
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Caracterização dos casos de violência contra a mulher atendidos em três serviços na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

            Este estudo apresenta aspectos epidemiológicos e clínicos da violência contra a mulher, utilizando três fontes de dados: prontuários médicos do Hospital de Clínicas de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, (HCU); fichas de atendimento da ONG SOS Ação Mulher Família (ONG SOS Mulher); laudos de perícia de lesões corporais e de necropsias do Posto Médico Legal (PML). No HCU e no PML, os atendimentos foram decorrentes principalmente por agressão física, não havendo alusão à violência psicológica nos prontuários médicos e nos laudos, revelando que em serviços de atenção primária à saúde esta violência é evidenciada somente em pesquisas pós-entrevistas com as vítimas. Na ONG SOS Mulher foram observadas principalmente as violências psicológica e física. Nas três fontes pesquisadas houve baixa ocorrência da violência sexual, corroborando dados da literatura que retrata a invisibilidade desta questão, principalmente da violência sexual conjugal sofrida pelas mulheres que buscam ajuda nesses serviços. Os dados da presente pesquisa permitem concluir que os tipos de violência contra a mulher nesses três diferentes serviços públicos de saúde e social, em Uberlândia, diferenciam-se conforme as características específicas dos serviços oferecidos nessas instituições.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A permanência de mulheres em situações de violência: considerações de psicólogas

              O objetivo desse artigo é identificar o que pensam psicólogas que atendem ou atenderam mulheres em situação de violência doméstica/conjugal, e as motivações para a permanência de algumas delas nessas situações. A proposta metodológica é um estudo qualitativo, utilizando-se entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados apontam como motivação para as mulheres permanecerem em situação de violência: a força do patriarcado; as marcas identitárias do amor romântico e os ganhos secundários das mulheres na experiência vivida. Esses resultados confirmam em parte estudos anteriores, porém, algo novo se destaca. Ao contrário do que apresentam alguns estudos, as psicólogas consideram a determinação sociocultural do fenômeno da violência contra as mulheres na construção do sofrimento psíquico e da intervenção proposta.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                pef
                Psicologia Ensino & Formação
                Psicol. Ensino & Form.
                Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (São Paulo, SP, Brazil )
                2177-2061
                2179-5800
                June 2017
                : 8
                : 1
                : 58-69
                Affiliations
                [1] orgnameUniversidade Federal do Acre
                Article
                S2177-20612017000100006
                10.21826/2179-58002017815869
                8a285b79-98a4-41ee-b5aa-63365e3034bb

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 08 January 2018
                : 20 January 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 28, Pages: 12
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Ensaio

                psicología,violencia contra las mujeres,abordagem de tratamento interdisciplinar,psicologia,violência contra as mulheres,violence against women,enfoque de tratamiento interdisciplinario,psychology,approach to interdisciplinary treatment

                Comments

                Comment on this article