13
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Competências do agente comunitário de saúde junto à pessoa com deficiência: análise documental Translated title: Competencias del agente comunitario de salud junto a la persona con deficiencia: análisis documental Translated title: Competencies for community health agents dealing with the disabled: a documentary analysis

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objetivou-se identificar as competências estabelecidas para o agente comunitário de saúde assistir pessoas com deficiência na estratégia de saúde da família a partir do referencial curricular para sua formação. Procedeu-se à leitura e análise para identificar as competências no documento Referencial Curricular para o Curso Técnico Agente Comunitário de Saúde, o que evidenciou os princípios de saber-conhecer, saber-fazer, saber-ser. Assim, o agente comunitário de saúde deve conceituar corretamente a pessoa com deficiência, atuar junto à pessoa com deficiência nos aspectos legais, fisiopatológicos e de atenção à saúde e finalmente saber-ser na identificação, comunicação e abordagem à família e à pessoa com deficiência. Frente à complexidade das ações, são necessárias metodologias pedagógicas ativas capazes de desenvolver competências para o agente comunitário de saúde na promoção da saúde de pessoa com deficiência e sua família na comunidade.

          Translated abstract

          La finalidad fue identificar las competencias establecidas para la atención del agente comunitario de salud a personas con deficiencia en la estrategia de salud de la familia a partir del referencial curricular para su formación. Fueron efectuados la lectura y análisis del documento Referencial Curricular para el Curso Técnico Agente Comunitario de Salud, lo que evidenció los principios de saber-conocer, saber-hacer, saber-ser. Así, el agente comunitario de salud debe conceptuar correctamente la persona con deficiencia; actuar junto a la persona con deficiencia en los aspectos legales, físicos-patológicos y de atención a la salud y finalmente saber-ser en la identificación, comunicación y aproximación a la familia y a la persona con deficiencia. Ante la complexidad de las acciones, son necesarias metodologías pedagógicas activas capaces de desarrollar competencias para el agente comunitario de salud promover la salud de la persona con deficiencia y su familia en la comunidad.

          Translated abstract

          This study aimed at identifying the competencies and training required within a curricular framework for community health agents to assist disabled individuals on the basis of the family health strategy. The Curricular Reference Framework of the Technical Course for Community Health Agents provided the documentary basis for the analysis and identification of the principles of know-to-get-to-know, know-how, know-how-to-be. Thus, the community health agents should know the accurate concept for disability; and work with the disabled on the basis of legal, physical-pathological, and health care terms and, finally, know-how-to-be upon his/her identification, communication, and approach to the family and the disabled. In view of the complexity of actions, active pedagogical methods are necessary to enable the development of competencies for community health agents to promote the health of the disabled and of their families in the community.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O agente comunitário de saúde: construção da identidade desse personagem híbrido e polifônico

          O presente artigo analisa o processo de construção de identidade dos agentes comunitários de saúde (ACS) a partir de sua inserção na equipe do Programa de Saúde da Família e da interação com os moradores dos bairros onde atuam. Destacaremos dessa análise especialmente os aspectos que dizem respeito aos conflitos de interpretações, as relações de poder que se estabelecem entre os usuários do programa na construção identitária do ACS a partir de três perspectivas: aquela que vem inscrita na formação oficial desses agentes, aquela produzida pelo próprio agente acerca de si mesmo e da sua prática e aquela veiculada pela comunidade. Pode-se dizer que o fato de ser o ACS uma pessoa que convive com a realidade e as práticas de saúde do bairro onde mora e trabalha, e ser formado a partir de referenciais biomédicos, faz deste um ator que veicula as contradições e, ao mesmo tempo, a possibilidade de um diálogo profundo entre esses dois saberes e práticas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Entendendo as competências para aplicação na enfermagem

            Este artigo trata-se de uma reflexão sobre competências e seu uso na Enfermagem, feita a partir da tese de doutorado. Este percurso revelou que as organizações de saúde, não têm adotado a Gestão por Competência, provavelmente por ser um instrumento que requer conhecimentos específicos ou ser uma ferramenta de gestão ainda pouco explorada. Procurou-se tecer algumas considerações sobre o entendimento da Gestão por Competência e sua aplicabilidade e principais inquietações sobre o papel do enfermeiro acerca do gerenciamento de pessoas. Deu-se ênfase em registrar sua evolução, analisando diferentes fases, fatores que determinaram as mudanças ocorridas com este novo conceito capaz de alinhar suas estratégias organizacionais às políticas de Recursos Humanos no desempenho dos profissionais.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Construtivismo ou construcionismo? Contribuições deste debate para a Psicologia Social

              Neste artigo serão discutidas duas abordagens contemporâneas da Psicologia, o Construcionismo e o Construtivismo, a primeira proveniente da Psicologia Social, a segunda da Psicologia do Desenvolvimento. Ainda que aparentemente conflitantes - o Construcionismo procura dar conta das construções que os indivíduos elaboram coletivamente, enquanto o Construtivismo busca dar conta da construção das estruturas cognitivas que o indivíduo elabora no decorrer do seu desenvolvimento -, o argumento do trabalho busca indicar que ambas as propostas teóricas se reportam aos princípios conceituais da filosofia pós-moderna: crítica ao acesso possível a uma realidade independente do indivíduo, rejeição de um enfoque cartesiano de investigação científica fundado no rigor e na objetividade. Entretanto, as análises efetuadas permitem concluir que os modelos considerados efetuam uma redução, seja para o nível social, seja para o individual. O artigo finaliza com uma tentativa de integração de ambos, como proposta de fugir ao desequilíbrio típico das teorizações na Psicologia Social que, tradicionalmente, sempre colocou ênfase ou no indivíduo ou no contexto em seus modelos teóricos.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reuerj
                Revista Enfermagem UERJ
                Rev. enferm. UERJ
                Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0104-3552
                December 2009
                : 17
                : 4
                : 485-490
                Affiliations
                [04] orgnameUniversidade Federal do Ceará orgdiv1Curso de Medicina
                [03] orgnameUniversidade Federal do Ceará orgdiv1Departamento de Enfermagem
                [02] Ceará orgnameUniversidade Regional do Cariri,Barbalha e Crato orgdiv1Departamento de Enfermagem Brasil
                [01] orgnameUniversidade Federal do Ceará orgdiv1Departamento de Medicina
                Article
                S0104-35522009000400005 S0104-3552(09)01700405
                7c7553d0-bab6-47b4-aae9-3ed21e416dc5

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 04 May 2009
                : 17 July 2009
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 16, Pages: 6
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos de Pesquisa

                Personas con discapacidad,atención primaria a la salud,enfermería,Disabled persons,professional competence,primary health care,nursing,Pessoas com deficiência,competência profissional,atenção primária à saúde,enfermagem,competencia profesional

                Comments

                Comment on this article