93
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão Translated title: Operative groups in Primary Health Care as a discussion and education practice: a review

      review-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Introdução: É indispensável que os profissionais da saúde se informem sobre os fenômenos grupais, pois sua organização como modalidade de atenção coletiva é cada vez mais frequente nos serviços de saúde. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, através de uma revisão da literatura, os resultados de ações educativas na Atenção Primária em Saúde através da utilização de grupos operativos encontrados. Método: Busca eletrônica nas bases de dados Medline, Scielo, LILACS e Web of Science, sem restrição de idioma e ano de publicação, realizada por dois pesquisadores independentes. Resultado: A estratégia de busca retornou 143 estudos, no entanto somente 10 estudos foram incluídos. Aplicados em diferentes populações, percebemos que os grupos voltados para a educação em saúde na Atenção Primária funcionam como estratégia eficiente, na qual se abre espaço para a escuta das necessidades e para a informação. Além disso, medidas objetivas demonstram melhora no autocuidado, estilo de vida, abandono de vícios, comportamentos de risco etc. Conclusão: Os grupos operativos estão inseridos no cuidado à saúde na Atenção Primária como um processo prático e eficiente. Todos os estudos alcançaram resultados positivos na promoção, prevenção e educação em saúde.

          Translated abstract

          Abstract Introduction: It is essential that health professionals learn about group phenomena, since its organization as a form of collective attention is increasing in health services. Thus, this study aimed to analyze, through a literature review, the results of educational activities in primary health care through the use of operative groups. Method: We conducted an electronic search in Medline, SciELO, LILACS and Web of Science, without restrictions of language and year of publication, the search was performed by two independent researches. Result: The search strategy returned 143 studies, however only ten studies were included. The health education groups in primary healthy care are efficient strategies when applied in different populations, opening a space to listening and informing. Additionally, objective measures show improvement in self-care, lifestyle, abandoning addictions, risk behavior, etc. Conclusion: The operative groups are included in primary health care as a practical and efficient process. All studies achieved positive results in the promotion, prevention and health education.

          Related collections

          Most cited references41

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          História do conceito de saúde

          Os conceitos de saúde e de doença são analisados em sua evolução histórica e em seu relacionamento com o contexto cultural, social, político e econômico, evidenciando a evolução das idéias nessa área da experiência humana.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O trabalho de equipe no programa de saúde da família: reflexões a partir de conceitos do processo grupal e de grupos operativos

            O presente estudo é uma revisão teórica sobre o trabalho de equipe no Programa de Saúde da Família. Definimos trabalho de equipe em saúde como uma rede de relações entre pessoas, relações de poderes, saberes, afetos, e desejos, onde é possível identificar os processos grupais. Abordamos conceitos da Escola Argentina de Grupos Operativos, os quais podem auxiliar os trabalhadores de saúde a se treinarem a operar como equipe. Nas equipes, temos tarefas visíveis (faladas) e invisíveis (não ditas), que se modificam e que precisam ser combinadas e conhecidas. A comunicação, a aprendizagem, o sentimento de pertencer, o "clima", a pertinência entre as ações realizadas e a finalidade da equipe, as relações de poder, podem ajudar a equipe a se conhecer, analisar-se e ir se construindo como equipe. Terminamos assinalando que a supervisão externa pode auxiliar a equipe a produzir-se em equipe operativa, na direção de seu projeto de cuidar da vida.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Grupo de adesão ao tratamento: espaço de "ensinagem" para profissionais de saúde e pacientes

              O artigo apresenta uma prática de atenção à saúde - Grupos de Adesão ao Tratamento - que tem evidenciado um campo potencial de terapêutica, de ensino e de aprendizagem para pacientes e profissionais de saúde. Trata-se de cenário de interação de diferentes pessoas, conceitos, valores e culturas no qual cada ator se diferencia e se reconhece no outro em dinâmicas que possibilitam falar, escutar, sentir, indagar, refletir e aprender a pensar. Caracteriza-se por ser um grupo informativo, reflexivo e de suporte, homogêneo quanto à enfermidade dos pacientes, coordenado por dois ou mais profissionais de saúde de diferentes categorias que, pelo método dialógico, têm por objetivo facilitar a adesão dos pacientes ao tratamento. O estudo apresenta uma análise do trabalho com grupos de pacientes com doenças crônicas e ressalta a utilização da prática grupal como cenário de terapêutica e de ensino e aprendizagem para pacientes e profissionais de saúde. Enfatiza o aspecto pedagógico desta prática por propiciar a aprendizagem pelo contato com situações-problema que permitem agregar ao conhecimento específico - a questão saúde - dimensões políticas, éticas, econômicas, afetivas e sócio-culturais. Aponta-se a possibilidade da utilização desta prática para desenvolver competências comunicativas e de trabalho em equipe no campo da educação em saúde.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                cadsc
                Cadernos Saúde Coletiva
                Cad. saúde colet.
                Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
                2358-291X
                March 2016
                : 24
                : 1
                : 124-130
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Minas Gerais Brazil
                Article
                S1414-462X2016000100124
                10.1590/1414-462X201600010162
                62ee20a9-c6ae-4582-b31f-b8719599a262

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-462X&lng=en
                Categories
                PUBLIC, ENVIRONMENTAL & OCCUPATIONAL HEALTH

                Public health
                gestão em saúde,health education,health information management,saúde pública,educação em saúde,public health

                Comments

                Comment on this article