13
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Sociologia das migrações: entre a compreensão do passado e os desafios do presente Translated title: Sociology of migrations: between the understanding of the past and the challenges of the present

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Este texto tem por objetivo problematizar a temática das migrações e sua importância no campo sociológico, tendo em vista o incremento global recente dos fluxos migratórios, que não se faz acompanhar de políticas adequadas à sua gestão, configurando um quadro social dramático e complexo cuja compreensão constitui um grande desafio para as ciências sociais e para a sociologia em particular. Buscando trazer elementos que contribuam para a compreensão da questão e para estimular o debate produtivo em torno dela, o texto introduz um conjunto de trabalhos que compõem o dossiê Sociologia das migrações: entre a compreensão do passado e os desafios do presente. Os artigos apresentam diferentes dimensões da problemática: em termos de abrangência (internacional ou focada no Brasil), em termos de passado e presente, em termos de abordagens macro e micro.

          Translated abstract

          Abstract The purpose of this text is to problematize the issue of migration and its importance as a subject of sociology, in view of the recent intensification of migration flows on a global scale, what is not accompanied by appropriate migration policies and governance. This leads to a dramatic and complex social framework whose understanding constitutes a major challenge for the social sciences and for sociology in particular. Seeking to bring elements that contribute to the understanding of the question and to stimulate its discussion, the text introduces a set of works that comprise the dossier Sociology of migrations: between the understanding of the past the the challenges of the present, offering insights on different dimensions of this issue: in terms of scope (international or focused in Brazil), in terms of the past and the present, in terms of macro and micro approaches.

          Related collections

          Most cited references6

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O imigrante segundo as Ciências Sociais brasileiras, 1940-1960

          Resumo Neste texto, examino os estudos sobre imigrantes no Brasil produzidos nas ciências sociais brasileiras entre as décadas de 1940 e 1960. Exploro a dinâmica de relações que contribuiu para a realização desses estudos, considerando as atividades de certos intelectuais que tiveram centralidade naquele contexto, a formação de redes internacionais de pesquisadores e os conteúdos teórico-metodológicos que ali foram produzidos e mobilizados. Argumento que dois movimentos situados no pós-guerra exerceram grande impacto nos quadros de análise da questão migratória nas ciências sociais brasileiras: a internacionalização do debate acadêmico-científico e as disputas entre diferentes projetos acadêmicos. Especificamente, são consideradas tanto a participação brasileira em iniciativas de estudos sobre imigração patrocinadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), quanto as críticas dirigidas aos estudos de comunidades produzidas nas ciências sociais paulistas. Esses dois movimentos impactaram diretamente nos esquemas analíticos propugnados por cientistas sociais, ao redefinirem a condição do imigrante e estimularem o estabelecimento de novos parâmetros para o estudo das relações étnico-raciais. O artigo pretende ampliar o entendimento atualmente disponível sobre a constituição desse eixo temático de estudos, historicamente voltado à discussão de temas candentes à sociedade brasileira, como o preconceito, o racismo, a segregação, a inclusão social, a democracia e a identidade nacional.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Amnésia social e representações de imigrantes: consequências do esquecimento histórico e colonial na Europa e na América

            Resumo Em vários países de imigração hoje, especialmente na Europa e na América do Norte, os “novos” imigrantes não europeus são vistos como mais problemáticos do que os imigrantes “históricos” da Europa. Geralmente, os movimentos e políticos anti-imigrantistas negam que sejam racistas, alegando que os novos imigrantes não aceitam os valores ocidentais, e que suas características culturais impedem a integração e produzem atitudes antidemocráticas, machistas e até terroristas. O artigo apresenta evidências históricas de que tal caracterização dos novos imigrantes, como se fossem portadores de uma alteridade insuperável, sem nenhuma relação com os países de imigração, só é possibilitada por duas formas de amnésia social: o esquecimento do tratamento sofrido por muitos imigrantes da periferia europeia no passado, e o esquecimento do passado colonial e neocolonial dos países de imigração. No passado, vários grupos imigrantes da periferia da Europa sofreram bastante hostilidade e estigmatização nos principais países de imigração. Também precisamos levar em conta o passado colonial para compreender as mudanças nos fluxos migratórios e as representações dos novos imigrantes, muitos dos quais não chegaram em grandes números antes, porque eram excluídos por políticas racistas de imigração. Distinguimos entre impérios de ultramar e impérios continentais, que muitas vezes incorporam povos conquistados como minorias nacionais e arbitrariamente dividem nações, redefinindo como “imigrantes” ou “ilegais” povos que migram dentro de seus próprios territórios. Argumentamos que a amnésia histórica e colonial não corresponde somente à vontade psicológica de deslegitimar os novos imigrantes; também é institucionalizada nos lugares e nas instituições da memória, que excluem da memória pública a integração dolorosa dos imigrantes da periferia europeia e as relações coloniais e neocoloniais entre os países de imigração e os territórios de origem dos novos imigrantes.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A sociologia da imigração no Brasil entre as décadas de 1940 e 1970

              Resumo Entre os anos 1940 e 1970, no Brasil, os estudos imigrantistas rivalizaram com os estudos comunitários, rurais e indígenas. Em termos teóricos, todos eles trabalharam com a mesma temática de assimilação à sociedade nacional. Revistas tais como Sociologia (ELSP), Revista de Antropologia, Revista do Museu Paulista e Anhembi acolheram diversos trabalhos sobre imigrantes, resultados de pesquisas feitas por autores tais como Emílio Willems, Hiroshi Saito e Ruth Cardoso. Florestan Fernandes interessou-se pelo tema, tendo publicado três artigos sobre a imigração árabe no Brasil. Nos anos 1970, contudo, o tema perdeu interesse. Sociólogos brasileiros interessaram-se por outros temas, tais como classes sociais e desenvolvimento nacional. Este trabalho volta ao período em tela para, analisando a trajetória dessa produção sobre o tema da imigração, compreender sua importância e perda de centralidade no seio da sociologia brasileira. Focamos a análise no período que vai de 1930 a 1970, quando a produção sociológica sobre o tema foi numerosa, tomando como fonte de informação tanto as principais revistas da área quanto livros publicados, a fim de compreender qual o lugar e o papel desempenhado pelos estudos sobre imigração na sociologia brasileira.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                s_soc
                Sociologias
                Sociologias
                Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS (Porto Alegre, RS, Brazil )
                1517-4522
                December 2018
                : 20
                : 49
                : 18-23
                Affiliations
                [1] São Carlos orgnameUniversidade Federal de São Carlos Brazil
                [2] Porto Alegre Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Sul Brazil
                Article
                S1517-45222018000300018
                10.1590/15174522-02004901
                6192ee0b-fa46-4511-9a39-92ad520db970

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 30 September 2018
                : 05 October 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 6, Pages: 6
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Dossiê

                Novos imigrantes,Refugiados,História das migrações,Fluxo migratórios,Refugees,New immigrants,Transcontinental migrations,History of migrations,Migration studies,Migrações transcontinentais

                Comments

                Comment on this article