19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde): uma experiência de formação em rede Translated title: Professional Master’s in Family Health (ProfSaúde): a network teducational experience Translated title: Maestría Profesional en Salud de la Familia (ProfSaúde): una experiencia de formación en red

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) é uma iniciativa em rede nacional com foco na formação de docentes e preceptores para a área da Saúde e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo apresenta o caráter inovador do curso que se desenvolve na área de Saúde Coletiva, com uma concepção pedagógica centrada na aprendizagem do sujeito e desenvolvida fortemente por meio de educação a distância, com encontros presenciais. Objetiva-se, assim, apresentar a proposta do ProfSaúde, com foco na sua concepção, organização curricular, produção dos materiais educacionais, e no funcionamento da rede de instituições de ensino e pesquisa. Em sua primeira edição, foram titulados 170 mestres e alguns trabalhos dos egressos estão sendo publicados neste Suplemento. Espera-se que esta experiência possa subsidiar outras propostas formativas, entendendo que o curso ainda se encontra em processo de constante aperfeiçoamento.

          Translated abstract

          The Professional Master’s in Family Health (ProfSaúde) is a nationwide initiative focused on the education of teachers and preceptors in health for the Brazilian National Health System (SUS). This article shows the innovative characteristic of the course in Collective Health, with a pedagogical conception focused on the subject’s learning and strongly developed through distance education face-to-face meetings meetings. Therefore, we aim at presenting the Profsaúde’s proposal focused on its conceptualization, curricular organization, production of educational material, and operation of the network of education and research institutions. In its first edition, 170 Master’s students received their title, and the final products of some of them are being published in this Supplement. We hope this experience can subsidize other educational proposals, understanding that the course is still being constantly improved.

          Translated abstract

          La Maestría Profesional en Salud de la Familia (ProfSaúde) es una iniciativa en red nacional con enfoque en la formación de docentes y preceptores para el área de la salud y para el Sistema Bbrasileño de Salud (SUS). Este artículo presenta el carácter innovador del curso que se desarrolla en el área de Salud Colectiva con una concepción pedagógica centrada en el aprendizaje del sujeto y desarrollada fuertemente por medio de educación a distancia con encuentros presenciales. El objetivo, por lo tanto, es presentar la propuesta del ProfSaúde, con enfoque en su concepción, organización curricular, producción de los materiales educativos y funcionamiento de la red de instituciones de enseñanza e investigación. En su primera edición, se titularon 170 maestros y algunos productos finales de los egresados se publican en este Suplemento. Se espera que esta experiencia pueda subsidiar otras propuestas formativas, entendiendo que el curso todavía se encuentra en un proceso de perfeccionamiento constante.

          Related collections

          Most cited references14

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais

          As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde: Dispõe sobre as Condições para a Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, a Organização e o Funcionamento dos Serviços Correspondentes e dá Outras Providências

            (1990)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Currículo de medicina e as competências propostas pelas diretrizes curriculares

              A educação médica passa por críticas quanto aos métodos de ensino e conteúdos. O motivo para mudanças está em possibilitar maior eficácia na formação, permitindo aos egressos lidar com problemas da sociedade brasileira. Este artigo objetiva analisar o conteúdo dos Planos de Ação das disciplinas do currículo de um curso de Medicina, tendo como referência o perfil do egresso e as competências/habilidades propostas pelas DCN para o curso de Medicina. Na organização e análise do material,foram utilizadas Análise de Conteúdo e estatística simples para descrição de parte dos resultados. As análises foram feitas por disciplinas, por semestres e por fases do curso. Constatou-se que 23 das 28 competências/habilidades estavam presentes.Do total de 70 disciplinas, oito não faziam referência a qualquer competência presente nas DCN, e as outras 62 faziam menção a pelo menos uma competência. O currículo, em sua grande maioria, está pautado por competências/habilidades, com o desenvolvimento gradual destas durante as fases do curso médico. A APS é o grande eixo, que percorre nove dos 12 semestres do curso, preocupado com as competências técnicas do egresso, sem se ausentar do papel social da universidade, bem como da relação médico-paciente, do cuidado e do trabalho multiprofissional.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                icse
                Interface - Comunicação, Saúde, Educação
                Interface (Botucatu)
                UNESP (Botucatu, SP, Brazil )
                1414-3283
                1807-5762
                2020
                : 24
                : suppl 1
                : e200192
                Affiliations
                [2] Pelotas Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Pelotas Brazil anaclaudia.fassa@ 123456gmail.com
                [3] Porto Alegre Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Brazil martaqg@ 123456ufcspa.edu.br
                [1] Rio de Janeiro orgnameFundação Oswaldo Cruz Brazil cristina.guilam@ 123456fiocruz.br
                Article
                S1414-32832020000200251 S1414-3283(20)02400000251
                10.1590/interface.200192
                4fdef3b4-5e5d-4d58-8b48-17aa16f58b91

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 27 June 2020
                : 13 April 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 27, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                Enseñanza de posgrado,Maestría Profesional,Ensino de pós-graduação,Family Health,Saúde da Família,Professional Master’s,Graduate teaching,Salud de la Familia,Mestrado Profissional

                Comments

                Comment on this article