16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde): educação no trabalho, pesquisa e inovação para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) Translated title: Maestría Profesional en Salud de la Familia (ProfSaúde): educación en el trabajo, investigación e innovación para el desarrollo de Sistema Brasileño de Salud (SUS) Translated title: Professional Master’s in Family Health (ProfSaúde): education in the workplace, research and innovation for the development of the Brazilian National Health System (SUS)

      editorial

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Atenção integral à saúde do adolescente pela Atenção Primária à Saúde no território brasileiro: uma revisão integrativa

          A adolescência, fase de transformações biopsicossociais, requer da Atenção Primária à Saúde (APS) um modelo de cuidado à saúde abrangente, integral e promotor da saúde e da autonomia, aspectos abordados nesta revisão. Objetivou-se sistematizar experiências de cuidado ao adolescente pela APS. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e Biblioteca Eletrônica Científica Online, selecionando-se 21 artigos publicados entre 2008 a 2019. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo. Observaram-se estigmas no cuidado ao adolescente; lacunas na formação profissional; acolhimento centrado na enfermagem; fragilidades dos vínculos; escassez de recursos estruturais e humanos; ações educativas, porém normativas; fragmentação das práticas; e barreiras de acesso à rede de saúde e intersetorial. Conclui-se, portanto, que, para alcançar um cuidado ampliado, é preciso repensar as práticas e dar voz ao adolescente.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Regulação assistencial ou cada um por si? Lições a partir da detecção precoce do câncer de mama em redes regionalizadas do Sistema Único de Saúde (SUS)

            Buscou-se analisar os processos de regulação assistencial a partir das ações para detecção precoce do câncer de mama em perspectiva regional. Foi realizado estudo qualitativo e descritivo em uma região de saúde por meio de entrevistas semiestruturadas com gerentes/gestores da Atenção Básica (AB) e da Regulação Assistencial. Na região, convivem modelos de AB tradicionais e Estratégia Saúde da Família (ESF). As centrais de regulação eram heterogêneas quanto à informatização, com predomínio dos envios das referências via malote desde a AB. Identificou-se multiplicidade de sistemas regulatórios, sob gestão estadual, municipal e regional. A implantação do Sistema de Informação de Câncer não foi efetivada, comprometendo o monitoramento das ações e coordenação do cuidado. Foram identificados esforços para qualificar os processos regulatórios empreendidos pelos municípios, embora permanecessem ações automizadas e paralelas, sem atuação do gestor estadual na coordenação e articulação das redes regionalizadas.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Síndrome de Burnout e fatores associados em profissionais da Estratégia Saúde da Família

              Este trabalho objetiva analisar presença de burnout e fatores relacionados em profissionais da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo de delineamento transversal analítico, realizado entre fevereiro e abril de 2019. A amostra contou com 94 profissionais. Foi utilizado formulário com variáveis sociodemográficas, Escala Modo Enfrentamento de Problemas, Escala de Resiliência e Oldenburg Burnout Inventory. Intervalo de confiança de 95% foi calculado para cada variável. Em relação ao perfil de profissionais, a maioria deles eram mulheres, com média de 40,9 anos, 12 anos de trabalho na Atenção Básica e que atuavam no serviço público. A prevalência de burnout foi de 38,3%; sendo 59,6 % para exaustão e 47,9% para distanciamento. Os resultados mostram elevados níveis de burnout, moderada pontuação nos fatores que compõem a resiliência e baixa eficiência no uso de estratégias de combate aos estressores.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                icse
                Interface - Comunicação, Saúde, Educação
                Interface (Botucatu)
                UNESP (Botucatu, SP, Brazil )
                1414-3283
                1807-5762
                2020
                : 24
                : suppl 1
                : e200667
                Affiliations
                [1] Pelotas Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Pelotas orgdiv1Faculdade de Medicina orgdiv2Departamento de Medicina Social Brazil luizfacchini@ 123456gmail.com
                [4] Botucatu orgnameUniversidade Estadual Paulista orgdiv1Faculdade de Medicina de Botucatu orgdiv2Departamento de Saúde Pública Brazil a.cyrino@ 123456unesp.br
                [2] Rio de Janeiro orgnameFundação Oswaldo Cruz Brazil cristina.guilam@ 123456fiocruz.br
                [3] Rio de Janeiro orgnameFundação Oswaldo Cruz Brazil carla.teixeira@ 123456fiocruz.br
                Article
                S1414-32832020000300100 S1414-3283(20)02400000100
                10.1590/interface.200667
                98b956e9-2c2a-4243-b63e-dda7fc9be755

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 22 September 2020
                : 22 September 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 23, Pages: 0
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Self URI: Full text available only in PDF format (EN)
                Categories
                Editorial

                Comments

                Comment on this article