18
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Ensino da avaliação psicológica no Norte brasileiro: analisando as ementas das disciplinas Translated title: Enseñanza de la evaluación psicológica en el Norte brasileño: análisis de las descripciones de las asignaturas Translated title: Teaching of psychological assessment in Northern of Brazil: Analyzing the courses' summaries

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O presente estudo objetivou analisar as ementas das disciplinas de avaliação psicológica (AP) dos cursos de graduação do Norte brasileiro. Inicialmente, observou-se uma pluralidade de denominações no campo da AP nessa Região, e que os cursos de graduação ofertam, em média, 3,82 disciplinas nessa área, sendo que o contato inicial se dá a partir do segundo ano do curso. Com relação ao conteúdo das ementas, apenas seis instituições o disponibilizaram, sendo tais informações analisadas com o software Iramuteq. Os resultados indicaram um ementário que destaca a formação de caráter tecnicista com ênfase na centralidade do psicodiagnóstico, nos procedimentos de aplicação e interpretação de instrumentos e em construtos tradicionais, como inteligência e personalidade. Pode-se concluir que existe a necessidade de empreender esforços para alinhar o ensino da AP no Norte às diretrizes dessa área no Brasil e aos avanços teóricos, técnicos e metodológicos da atualidade.

          Translated abstract

          Este estudio ha tenido como objetivo analizar las descripciones de las asignaturas de evaluación psicológica (EP) de las licenciaturas del norte brasileño. Inicialmente, se ha observado que existe una pluralidad designativa en el ámbito de la EP en esta zona geográfica y que las referidas licenciaturas ofrecen cerca de 3,82 asignaturas en este campo, siendo que el contacto inicial ocurre a partir del segundo año del curso. Con relación al contenido de las descripciones de las asignaturas, solamente seis instituciones se las han cedido. Para análisis de estas informaciones, se ha utilizado el software Iramuteq, cuyos resultados han indicado que el sumario de las asignaturas privilegia una formación de carácter tecnicista con énfasis en la centralidad del psicodiagnóstico, en los procedimientos de aplicación e interpretación de instrumentos y en los constructos tradicionales, como por ejemplo la inteligencia y personalidad. Se concluye que hay una necesidad de emprender esfuerzos para equiparar la enseñanza psicológica en el Norte con las directrices del área en Brasil y a los avances teóricos, técnicos y metodológicos actuales.

          Translated abstract

          This study aimed at analyzing the syllabuses of psychological assessment (PA) disciplines offered in higher education Psychology courses in the North of Brazil. Initially, it was possible to verify a variety of denominations for the field of PA in this region and that these courses offer an average of 3.82 disciplines in this area. The initial contact of the students with PA occurs in the sophomore year. Only six institutions provided the content of the syllabuses, and this data was analyzed with a software named Iramuteq. The results indicated a syllabus that features a technicist training trend, emphasizing the psychological diagnostic practice, the procedures of application and interpretation of instruments and traditional constructs such as intelligence and personality. In conclusion, the need for efforts to align the teaching of PA in the North with the guidelines of this field in Brazil and to the current theoretical, technical and methodological advances is clear.

          Related collections

          Most cited references30

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro

          Este artigo apresenta um panorama de questões importantes da área de avaliação psicológica nos últimos 25 anos no Brasil. Buscou-se discutir fundamentos epistemológicos da área, bem como suas relações com a ciência e a integração do pensamento nomotético e idiográfico da pesquisa com a prática profissional. Faz-se um apanhado histórico de eventos importantes e uma análise geral da produção de artigos. Descreve-se também a produção de instrumentos e o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia. Posteriormente, são apontadas perspectivas para o futuro em quatro áreas: avanços metodológicos e tecnológicos, integração de abordagens e avanço dos seus métodos, validade consequencial e relevância social, e incentivo à formação e à criação da especialidade em avaliação psicológica.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Considerações sobre a avaliação Psicológica no Brasil

            O presente artigo foi elaborado em virtude da comemoração dos 30 anos da revista Psicologia: Ciência e Profissão, já que no primeiro número, havia um trabalho sobre avaliação psicológica, a mesma temática aqui trabalhada. O objetivo a que se propôs foi resgatar o desenvolvimento da área de avaliação psicológica no Brasil bem como refletir sobre seu momento atual e sobre as necessidades futuras para o aprimoramento das práticas avaliativas, da formação dos psicólogos e da área de conhecimento. A título de finalização, as autoras fazem menção aos preceitos de que progresso científico-tecnológico está relacionado ao desenvolvimento do País, de modo que países mais desenvolvidos tendem a ter melhores condições de avaliação. Especialmente no que respeita a avaliação, espera-se que, em um futuro próximo, os psicólogos a realizem com mais propriedade, que os instrumentos psicológicos tenham as qualidades psicométricas necessárias e que a sociedade a reconheça como uma prática científica.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found
              Is Open Access

              Diretrizes para o ensino de avaliação psicológica

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                avp
                Avaliação Psicológica
                Aval. psicol.
                Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Itatiba, SP, Brazil )
                1677-0471
                2175-3431
                April 2017
                : 16
                : 2
                : 205-214
                Affiliations
                [04] João Pessoa PB orgnameUniversidade Federal da Paraíba Brasil
                [02] Manaus AM orgnameUniversidade Federal do Amazonas Brasil
                [01] Boa Vista RR orgnameUniversidade Federal de Roraima Brasil
                [03] Parnaíba PI orgnameUniversidade Federal do Piauí Brasil
                Article
                S1677-04712017000200012
                10.15689/AP.2017.1602.11
                36bd6be5-4d39-4c6b-975d-e6c49080b648

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : March 2017
                : July 2016
                : October 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 30, Pages: 10
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


                formação profissional,psychology teaching,psychological assessment,professional education,enseñanza de psicología,evaluación psicológica,formación profesional,ensino da psicologia,avaliação psicológica

                Comments

                Comment on this article