22
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador Translated title: The research diary as a student/researcher`s tool for learning follow-up and implication analysis Translated title: El diario de investigación como instrumento de acompañamiento del aprendizaje y análisis de la implicación del estudiante/investigador

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O doutorado consiste em um longo percurso e uma das dificuldades é evidenciar o deslocamento da aprendizagem e possibilitar um processo autoanalítico ao doutorando. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar a utilização do diário de pesquisa no percurso de doutoramento como um potente instrumento para o acompanhamento do aprendizado e de análise de implicação do estudante/pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa. Trata-se de um relato de experiência que utiliza o referencial teórico e metodológico da análise institucional. O diário foi escrito no período de janeiro de 2014 a setembro de 2017 e possibilitou mapear a trajetória do pesquisador, sendo também utilizado como um instrumento de análise de implicação com as diversas instituições que o atravessaram nesse percurso. Acreditamos que a utilização do diário possibilita o acompanhamento dos deslocamentos do processo de aprendizagem do(a)s estudantes de pós-graduação e pesquisadores.

          Translated abstract

          A doctorate process implies a long journey, including some difficulties in perceiving the displacement of learning, thus enabling the doctoral candidate to experience a self-analytical process. Therefore, this article aims to present the use of the research diary during the PhD. program as a powerful instrument to monitor learning and for the analysis of students/researchers’ involvement in the development of their research. This is an experience report that uses the theoretical and methodological framework of Institutional Analysis. The diary was written from January 2014 to September 2017, and allowed to map the researchers’ trajectory, being also used as an analysis device regarding the involvement with the various institutions that crossed its path. We believe that the use of the diary made it possible to monitor the displacements of the learning process of graduate students and researchers.

          Translated abstract

          El doctorado consiste en una larga trayectoria y una de las dificultades es poner en evidencia el desplazamiento del aprendizaje y posibilitar un proceso auto-analítico al doctorando. Por lo tanto, esta producción tiene el objetivo de presentar la utilización del diario de investigación en la trayectoria de doctorado como un potente instrumento para el acompañamiento del aprendizaje y del análisis de la implicación del estudiante/investigador en el desarrollo de su investigación. Se trata de un relato de experiencia que utiliza el referencial teórico y metodológico del Análisis Institucional. El diario fue escrito en el período de enero de 2014 a septiembre de 2017 y posibilitó mapear la trayectoria del investigador, utilizándose también como un instrumento de análisis de implicación con las diversas instituciones que lo atravesaron en esa trayectoria. Creemos que la utilización del diario posibilita el acompañamiento de los desplazamientos del proceso de aprendizaje de los estudiantes de postgrado e investigadores.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O conceito de implicação e a pesquisa-intervenção institucionalista

          Para analisar a implicação na pesquisa-intervenção institucionalista, aprofundo o conceito na Análise Institucional de René Lourau e na Esquizoanálise de Gilles Deleuze e Félix Guattari, buscando disjunções e interfaces entre eles. Essas vertentes visam ao questionamento das relações de poder e ao incremento da produção coletiva, mas partem de pressupostos distintos acerca da instituição e da intervenção. Se, por um lado, a Análise Institucional, embasada conceitualmente na dialética hegeliana, utiliza dispositivos analisadores para fazer surgir o instituinte, por outro lado, a Esquizoanálise fundamenta-se na imanência para liberar a invenção, por meio de práticas singulares, favorecendo a micropolítica. Nesse contexto, a implicação é um conceito intercessor, que instaura uma desestabilização dessas vertentes cujos efeitos tentam recuperar o coletivo e a singularidade das redes de relações construídas, seja a partir das contradições entre instituído e instituinte, seja a partir dos agenciamentos e da exterioridade.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            The transition from clinician to academic in nursing and allied health: A qualitative meta-synthesis

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              A história de vida focal e suas potencialidades na pesquisa em saúde e em enfermagem

              Este relato tem por objetivo apresentar nossa experiência na utilização da História de Vida Focal como abordagem metodológica em pesquisa que buscou apreender o impacto da experiência de adoecimento e da busca do cuidado por usuários do Sistema Único de Saúde, apontando suas potencialidades na pesquisa em saúde e enfermagem e na prática avaliativa de serviços de saúde. A riqueza das narrativas fez emergir a subjetividade dos usuários, as interpretações e sentidos que os mesmos vão tecendo neste processo, possibilitando uma compreensão profunda dessa vivência que outras abordagens metodológicas dificilmente ofereceriam. Por permitir a composição dos Itinerários Terapêuticos empreendidos pelos usuários ao buscar a resolutividade para suas necessidades de saúde, a História de vida Focal demonstra grande potencialidade como estratégia metodológica privilegiada na prática avaliativa do cuidado em saúde na perspectiva de quem vivencia o adoecimento e a busca por cuidado, ou seja, o usuário e sua família.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                icse
                Interface - Comunicação, Saúde, Educação
                Interface (Botucatu)
                UNESP (Botucatu, SP, Brazil )
                1414-3283
                1807-5762
                2020
                : 24
                : e190869
                Affiliations
                [2] São Carlos SP orgnameUfscar orgdiv1Centro de Educação e Ciências Humanas orgdiv2Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Brasil alexandrerns@ 123456ufscar.br
                [1] São Carlos orgnameUniversidade Federal de São Carlos orgdiv1Centro de Ciências Biológicas e da Saúde orgdiv2Departamento de Enfermagem Brazil flavioborges@ 123456ufscar.br
                Article
                S1414-32832020000100511 S1414-3283(20)02400000511
                10.1590/interface.19086
                3086ac36-1387-4090-8715-3d70b0cb078c

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 09 December 2019
                : 02 July 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 31, Pages: 0
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Full text available only in PDF format (EN)
                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)

                Análise institucional,Diário,Acompanhamento da aprendizagem,Ensino de pós-graduação,Institutional analysis,Research diary,Learning follow-up,Graduate teaching,Análisis institucional,Diario,Acompañamiento del aprendizaje,Enseñanza de postgrado

                Comments

                Comment on this article