9
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Por uma formação antimanicomial na rua: telas, saberes, culturas e cuidado Translated title: Educating for anti-asylum stance on the street: screens, knowledge, cultures, and care Translated title: Por una formación anti-manicomio en la calle: pantallas, saberes, culturas y cuidado

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O processo de Reforma Psiquiátrica brasileira tem como um de seus objetivos promover transformações sociais acerca da concepção da loucura. Essa narrativa consiste em um relato da experiência de encontro de alunos, profissionais da Rede de Atenção à Saúde e da universidade, viabilizado pelo Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde), em um Centro de Atenção Psicossocial para o cuidado de pessoas que fazem uso problemático de drogas, do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta em pensar a rua, a cultura, como lugar da formação, possibilita a inscrição dos alunos em outra dimensão social, a qual provoca deslocamentos na formação tradicional. No entanto, para ser possível que as ações culturais se constituam em instrumentos formativos na Saúde Mental, as atividades precisam acontecer nos espaços da cidade.

          Translated abstract

          The process of psychiatric reform underway in Brazil has as one of its objectives to promote social transformations regarding the conception of madness. This narrative is report of the experience of a meeting of students, professionals from the healthcare network and from the university, made possible by the Education Program for Work in Health (PET-Saúde), in a Psychosocial Care Center for the care of people with troubling drug use, of the Brazilian National Health System (SUS). The proposal to think of the street, the culture, as a place of education also enables the enrollment of students in another social dimension, which causes displacements in traditional education. Culture is a powerful resource for inclusion. However, in order for cultural actions to be educational instruments in Mental Health and social inclusion strategies, the activities need to take place in the city’s spaces.

          Translated abstract

          El proceso de reforma psiquiátrica brasileña tiene como uno de sus objetivos la promoción de transformaciones sociales sobre la concepción de la locura. Esta narrativa consiste en un relato de la experiencia de encuentro de alumnos, profesionales de la red de atención de la salud y de la universidad, realizado por el Programa de Educación para el Trabajo en Salud (PET-Salud), en un Centro de Atención Psicosocial para el cuidado de personas que hacen un uso problemático de drogas, del Sistema Brasileño de Salud (SUS). La propuesta de pensar la calle, la cultura, como lugar de la formación posibilita la inscripción de los alumnos en otra dimensión social, que causa desplazamientos en la formación tradicional. Sin embargo, para que sea posible que las acciones culturales se constituyan como instrumentos formativos en la Salud Mental, las actividades tienen que suceder en los espacios de la ciudad.

          Related collections

          Most cited references28

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Pedagogia das encruzilhadas

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            Atenção psicossocial e atenção básica: a vida como ela é no território

            O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre os termos Atenção Psicossocial e Atenção Básica como proposições que se apresentam como uma mudança de paradigma, articulando com o conceito de território que surge aqui como elemento comum aos dois campos, especialmente no que concerne a produção de cuidado que nele se faz e em rede. Esta perspectiva implica em um olhar para a diversidade social e cultural dos diferentes locais como um aspecto essencial para articular as ações de saúde e de saúde mental, no espaço onde a vida acontece como ela é, em sua plenitude. Implica, também, no caso da Atenção Psicossocial, em superar lógicas de exclusão e aniquilamento das diferenças que incidem sobre os nomeados “loucos”, e também, sobre todos que explicitam modos diversos de existir.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Ações de saúde mental na rede de atenção psicossocial pela perspectiva dos usuários

              Resumo O objetivo deste artigo é analisar ações em saúde mental a partir da rede de atenção psicossocial pela perspectiva dos usuários. Usou-se metodologia participativa de quarta geração. De acordo com os resultados, os dados evidenciam desafios na implementação de ações de saúde mental na atenção básica e em diferentes pontos da rede psicossocial, visto que os usuários reconhecem a existência de uma rede de saúde, mas indicam acesso limitado a ela, pois entendem que as ações poderiam ser realizadas em espaços facilitadores de sua aproximação e inserção na comunidade. Há fragilidade na articulação e na efetivação de cuidados integrados nos serviços e, consequentemente, as demandas de saúde mental se mantêm centralizadas nos serviços especializados, demonstrando forte inibição do trabalho em rede. Conclui-se que os limites do trabalho em rede apresentam desafios no cotidiano dos usuários dos serviços e apontam outros desafios para a construção de novas possibilidades e avanços em direção à inserção social.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                icse
                Interface - Comunicação, Saúde, Educação
                Interface (Botucatu)
                UNESP (Botucatu, SP, Brazil )
                1414-3283
                1807-5762
                2022
                : 26
                : e210721
                Affiliations
                [03] Niterói RJ orgnameCentro de Atenção Psicossocial AD Alameda Brasil
                [05] Niterói RJ orgnameUFF orgdiv1Escola de Enfermagem orgdiv2Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica Brasil
                [04] Niterói RJ orgnameUFF orgdiv1Graduando do Curso de Medicina Brasil
                [02] Niterói RJ orgnameEscola de Enfermagem orgdiv1Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica Brasil
                [01] Niterói Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal Fluminense orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Geografia Brazil
                Article
                S1414-32832022000100256 S1414-3283(22)02600000256
                10.1590/interface.210721
                4e3565f8-f534-4b4c-b2a7-1ed2eb1b900e

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 30 May 2022
                : 08 November 2021
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 28, Pages: 0
                Product

                SciELO Public Health


                Care,Mental health,Culture,Deinstitutionalization,Health education,Salud mental,Cultura,Desinstitucionalización,Cuidado,Formación en salud,Saúde mental,Desinstitucionalização,Formação em saúde

                Comments

                Comment on this article