16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Sobressemeadura de soja com Urochloa ruziziensis e a cultura do milho em rotação Translated title: Soybean oversowing with Urochloa ruziziensis and corn as rotation crop

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a sobressemeadura de soja com Urochloa ruziziensis, quanto à capacidade de produção de matéria seca pela forrageira, à infestação de plantas daninhas e ao desenvolvimento da cultura do milho em rotação, no sistema plantio direto. O experimento foi desenvolvido em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições, em arranjo fatorial 2 x 5 + 1. Avaliou-se a sobressemeadura com U. ruziziensis, em dois estádios de desenvolvimento da soja (R6 e R8) e cinco quantidades de sementes: 200, 400, 600, 800 e 1.000 pontos de valor cultural (PVC). Como testemunha, manteve-se um tratamento sem sobressemeadura. A sobressemeadura de 200 PVC de U. ruziziensis, nos estádios R6 ou R8 da soja, resulta na formação de palha em quantidade suficiente para o sistema plantio direto, além de beneficiar o controle de plantas daninhas na cultura do milho em rotação. Porém, em quantidade elevada, a palha de U. ruziziensis sobre o solo afeta a altura e a produção de grãos de milho.

          Translated abstract

          Abstract: The objective of this work was to evaluate soybean oversowing with Urochloa ruziziensis, for the soybean capacity of dry mass production, for weed infestation, and corn crop development under no-tillage system. The experiment was carried out in a randomized complete block design, with four replicates, in a 2 x 5 + 1 factorial arrangement. Oversowing with U. ruziziensis was evaluated in two soybean growth stages (R6 and R8) and five seed quantities: 200, 400, 600, 800, and 1,000 points of cultural value (PCV).For control, a treatment without oversowing was kept. Oversowing of 200 PCV of U. ruziziensis, at the R6 or R8 soybean stages, results in a sufficient straw quantity for no-tillage system, and favors weed control in the rotation corn crop. However, in high amounts, U. ruziziensis straw over the soil affects corn plant height and grain production.

          Related collections

          Most cited references21

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Efeito alelopático de capim-braquiária (Brachiaria decumbens) sobre o crescimento inicial de sete espécies de plantas cultivadas

          O presente trabalho constou de sete experimentos, que foram conduzidos na Faculdade de Ciências Agronômicas, campus de Botucatu, UNESP, São Paulo, Brasil, com o objetivo de avaliar os efeitos alelopáticos de Brachiaria decumbens, colhida em diferentes épocas, sobre o crescimento inicial de milho, arroz, trigo, soja, feijão, algodão e capim-braquiária (B. decumbens), bem como a dinâmica do nitrogênio no solo. A parte aérea de B. decumbens foi coletada durante as estações seca (outono-inverno) e chuvosa (primavera-verão), em área de pastagem localizada no município de Botucatu-SP. A matéria seca triturada de B. decumbens foi incorporada ao solo dos vasos na proporção de 3% p/p. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições. Contando-se a partir do transplante, o experimento foi conduzido por 21 dias para milho e feijão, 24 dias para soja e trigo, 28 dias para arroz e 30 dias para algodão e capim-braquiária. O crescimento dessas plantas foi reduzido com a adição de capim-braquiária para as duas épocas, sendo o próprio capim-braquiária o mais afetado. Os efeitos inibitórios foram mais intensos para capim-braquiária coletado na estação chuvosa. A incorporação da matéria seca da parte aérea de B. decumbens reduziu, significativamente, os teores de nitrato no solo, em todos os estudos realizados.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Sobressemeadura da soja como técnica para supressão da emergência de plantas daninhas

            O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da sobressemeadura da soja, utilizando plantas de cobertura, na redução da emergência de plantas daninhas e seus reflexos na produtividade da cultura da soja cultivada na safra seguinte. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas, com o fator época na parcela e o fator plantas de cobertura nas subparcelas, com quatro repetições. A soja foi semeada em quatro épocas: 1) 27/10/2005, 2) 10/11/2005, 3) 24/11/2005 e 4) 14/12/2005, em sistema de plantio direto, correspondendo a quatro épocas de sobressemeadura das plantas de cobertura, as quais ocorreram, respectivamente, em: a) 30/1/2006, b) 13/2/2006, c) 22/2/2006 e d) 14/3/2006. Foram avaliadas seis plantas de cobertura [Brachiaria brizantha, B. ruziziensis, B. decumbens, Eleusine coracana, Pennisetum glaucum e Cober Crop - híbrido de sorgo (Sorghum bicolor cv. Bicolor) com capim-sudão (Sorghum bicolor cv. Sudanense)] e pousio (vegetação espontânea) em quatro épocas de sobressemeadura, a qual foi realizada manualmente, a lanço, quando a soja atingiu o estádio R7 (início da desfolha na maturação fisiológica), em cada uma das quatro épocas de semeadura da soja na safra 2005/06. Em 23/10/2006, executou-se a primeira dessecação das plantas de cobertura. Após 20 dias, aplicou-se a segunda dessecação e, em seguida, fez-se a semeadura da soja, cultivar MSOY 6101, de ciclo precoce, no espaçamento de 0,45 m, visando à população de 500.000 plantas ha-1. A técnica de sobressemeadura à cultura da soja, principalmente com a utilização de braquiárias, mostrou ser importante ferramenta para o manejo integrado de plantas daninhas, por proporcionar maior aporte de fitomassa e cobertura do solo, o que contribui para sustentabilidade ao sistema de plantio direto no cerrado.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Produção de brachiaria brizantha e panicum maximum com milho e adubação nitrogenada

              Em regiões caracterizadas com temperaturas altas e ocorrência de chuvas em grande intensidade no verão, porém com inverno seco, as maiores limitações para a sustentabilidade do plantio direto são a baixa produção de palha no período de outono-primavera, aliada a rápida decomposição durante a estação das chuvas. Para tentar solucionar o problema, o cultivo consorciado de culturas produtoras de grãos com espécies forrageiras tem apresentado resultados promissores, dando sustentabilidade ao plantio direto, podendo fornecer forragem no período de maior escassez nas regiões caracterizadas com inverno seco. Contudo, por ser uma tecnologia recente, há necessidade de estudos nas várias áreas abrangidas por esse sistema de produção. Em função do exposto, o projeto de pesquisa teve o seguinte objetivo: 1) avaliar a produção da cultura de milho em diferentes épocas de consorciação com Brachiaria brizantha e Panicum maximum em plantio direto, e 2) o desempenho das forrageiras consorciadas em diferentes épocas e a resposta à adubação nitrogenada aplicada após a colheita do milho, quanto à produtividade de massa e qualidade bromatológica. O experimento foi instalado na Fazenda Experimental Lageado, da Faculdade de Ciências Agronômicas - Campus de Botucatu, em Nitossolo Vermelho Estruturado. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por quatro sistemas de cultivo do milho: 1) cultivo do milho solteiro; 2) cultivo do milho com Brachiaria brizantha cv. Marandu, consorciada na semeadura; 3) cultivo do milho com Brachiaria brizantha cv. Marandu consorciada na adubação de cobertura; 4) cultivo do milho com Panicum maximum cv. Mombaça consorciado na semeadura e 5) cultivo do milho com Panicum maximum cv. Mombaça consorciado na adubação de cobertura. Após a colheita do milho, foi aplicado nitrato de amônio em cobertura nas quantidades equivalentes em nitrogênio (N) nas doses de 0, 30, 60 e 120 kg ha-1 , determinando a produtividade de massa das forrageiras e a qualidade bromatológica. O cultivo simultâneo de milho com P. maximum cv. Mombaça na semeadura compromete a produtividade de grãos. Quando semeada em consórcio, a B. brizantha apresenta redução no teor de fibra e maior teor de NDT com o decorrer do período de outono-inverno. Tendo em vista os benefícios do cultivo consorciado visando à utilização em sistemas de produção como é o caso da integração agricultura-pecuária, o melhor consórcio a ser utilizado é o milho cultivado simultaneamente com B. brizantha cv. Marandu.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                pab
                Pesquisa Agropecuária Brasileira
                Pesq. agropec. bras.
                Embrapa Informação Tecnológica (Brasília )
                1678-3921
                November 2015
                : 50
                : 11
                : 1017-1026
                Affiliations
                [1 ] Embrapa Hortaliças Brazil
                [2 ] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brazil
                Article
                S0100-204X2015001101017
                10.1590/S0100-204X2015001100004
                2dd81d12-9a37-474f-a7b2-17c45459d4e3

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-204X&lng=en
                Categories
                AGRICULTURE, DAIRY & ANIMAL SCIENCE
                AGRICULTURE, MULTIDISCIPLINARY

                Animal agriculture,General agriculture
                Brachiaria ruziziensis,Glycine max,Zea mays,weed,crop-livestock interaction,no-tillage.,comunidade infestante,integração lavoura-pecuária,plantio direto.

                Comments

                Comment on this article