11
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Straw production and agronomic performance of soybean intercropped with forage species in no-tillage system Translated title: Produção de palha e desempenho agronômico de soja consorciada com espécies forrageiras em sistema plantio direto

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Abstract: The objective of this work was to evaluate the straw production and the agronomic performance of soybean intercropped with oversown forage species, in no-tillage system. A randomized complete block design was carried out with four replicates, in a 5×2+2 factorial arrangement, as follows: five forage species - Urochloa brizantha 'Marandu', Urochloa ruziziensis, Panicum maximum 'Mombaça', Panicum maximum 'Massai', and Pennisetum americanum -, intercropped with soybean over two crop years (2013/2014 and 2014/2015), plus two controls, with P. americanum sowed in succession to soybean or with soybean monocropping followed by winter fallow (traditional cultivation). Soybean yield components and forage straw yield were evaluated. None of the intercropping systems reduced soybean grain yield, compared with monocropped soybean. The oversown species can significantly improve soybean productivity, as is the case for soybean intercropped with P.maximum 'Mombaça', compared with soybean monocropping, followed or not by millet. Panicum maximum 'Mombaça' is the most effective forage species for dry matter accumulation in the fall/spring period.

          Translated abstract

          Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de palha e o desempenho agronômico de soja consorciada com espécies forrageiras sobressemeadas, em sistema plantio direto. Utilizou-se um delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições, em um arranjo fatorial 5x2+2, conforme a seguir: cinco espécies forrageiras - Urochloa brizantha 'Marandu', Urochloa ruziziensis, Panicum maximum 'Mombaça', Panicum maximum 'Massai' e Pennisetum americanum - consorciadas com soja, em duas safras agrícolas (2013/2014 e 2014/2015), além de dois tratamentos-padrão, com P.americanum em sucessão à soja ou com cultivo tradicional de soja e pousio no inverno (soja solteira). Avaliaram-se os componentes de produção da soja e a produtividade de palha das forrageiras. Nenhum dos consórcios diminuiu a produtividade de grãos da soja, em comparação ao cultivo solteiro. As espécies sobressemeadas podem aumentar significativamente a produtividade da soja, como no caso do consórcio da soja com P. maximum 'Mombaça' comparado ao cultivo da soja solteira, com ou sem milheto em sucessão. Panicum maximum 'Mombaça' é a espécie forrageira mais eficiente quanto ao acúmulo de matéria seca, no período outono/primavera.

          Related collections

          Most cited references26

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Sistema brasileiro de classificação de solos

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Integração lavoura e pecuária: o estado da arte e inovações tecnológicas

            Sustentabilidade é tema atual e cada vez mais discutido no desenvolvimento agropecuário do Brasil. Este tem experimentado um grande desenvolvimento tecnológico e produtivo no agronegócio, ampliando as exportações, a renda dos produtores, a oferta de alimentos com melhor qualidade, e menor custo aos consumidores. No entanto, dois aspectos chamam a atenção quando se analisa sustentabilidade: o uso do solo com preparo excessivo e monocultivos, e a degradação das pastagens. O monocultivo e práticas culturais inadequadas têm causado perda de produtividade, degradação do solo e dos recursos naturais. Sistemas contínuos com monocultivos aumentam a ocorrência de pragas e doenças, tais como o percevejo castanho, nematóides e a ferrugem da soja, causando inúmeros prejuízos. A reversão desse quadro pode ser conseguida por meio de tecnologias como o sistema de plantio direto (SPD), que contempla não só o preparo mínimo do solo, mas também a prática de rotação de culturas, e os sistemas de integração lavoura-pecuária (SILPs). A utilização do SPD já representa mais de 60% dos sistemas de plantio. A adoção deste em sua plenitude, nas diversas condições climáticas e edáficas, no entanto, é altamente dependente de culturas adequadas para a produção e manutenção de palha sobre o solo, para que o sistema seja eficiente e vantajoso. Várias culturas têm sido utilizadas nos SILPs, entre as quais: soja, milho, milheto, sorgo, nabo forrageiro, girassol, algodão e gramíneas forrageiras tropicais, principalmente as braquiárias, consorciadas ou não. Os SILPs são alternativas para a recuperação de pastagens degradadas, e para a agricultura anual, melhorando a produção de palha para o SPD, as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, assim como, a utilização de equipamentos, a renda e o emprego no campo. Neste trabalho é feita uma apresentação do entendimento compreensivo dos SILPs, a evolução das pesquisas, resultados já alcançados, e considerações sobre o futuro.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Qualidade física de um Latossolo Vermelho sob sistemas de integração lavoura-pecuária no Cerrado

              O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto de sistemas de integração lavoura-pecuária sobre atributos físico-hídricos do solo e avaliar o potencial uso desses atributos como indicadores da qualidade física de um Latossolo. As amostras de solo foram coletadas nas camadas 0-5, 10-15, 20-25 e 40-45 cm. Todos os sistemas de uso e manejo do solo alteraram significativamente a densidade, umidade volumétrica, resistência à penetração, porosidade total, macroporosidade, microporosidade efetiva e água prontamente disponível do solo. Foram observados incrementos na resistência à penetração e na densidade do solo em todos os sistemas em comparação ao cerrado nativo. A compactação resultante do pisoteio animal durante quatro anos da fase pastagem, nos sistemas de integração lavoura-pecuária, não atingiu valores críticos, que pudessem limitar cultivos anuais subseqüentes. A porosidade total e a macroporosidade foram maiores no cerrado e nos sistemas em plantio direto em relação aos em preparo convencional. Os atributos avaliados são indicadores confiáveis da qualidade físico-hídrica do solo.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                pab
                Pesquisa Agropecuária Brasileira
                Pesq. agropec. bras.
                Embrapa Informação Tecnológica; Pesquisa Agropecuária Brasileira (Brasília, DF, Brazil )
                0100-204X
                1678-3921
                October 2017
                : 52
                : 10
                : 861-868
                Affiliations
                [3] Palmas Tocantins orgnameEmbrapa Pesca e Aquicultura Brazil leandro.bortolon@ 123456embrapa.br
                [2] Sete Lagoas Minas Gerais orgnameEmbrapa Milho e Sorgo Brazil emerson.borghi@ 123456embrapa.br
                [1] Gurupi Tocantins orgnameUniversidade Federal do Tocantins Brazil carlosandradeuft@ 123456hotmail.com
                [4] Lavras Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de Lavras orgdiv1Departamento de Ciência do Solo Brazil junior.avanzi@ 123456dcs.ufla.br
                Article
                S0100-204X2017001000861
                10.1590/s0100-204x2017001000005
                0b7f67e4-68c1-48e3-8591-1ee7dd12d1a7

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 10 December 2016
                : 30 January 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 26, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil


                plant cover,Glycine max,integração lavoura-pecuária,sobressemeadura,cobertura vegetal,cultivos de cobertura do solo,integrated crop-livestock system,oversowing,soil cover crops

                Comments

                Comment on this article