9
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      SAÚDE DO IDOSO: DISCURSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO MÉDICA Translated title: SALUD DE LOS ANCIANOS: DISCURSOS Y PRÁCTICAS EDUCATIVAS EN LA FORMACIÓN MÉDICA Translated title: ELDERLY HEALTH: DISCOURSES AND EDUCATIONAL PRACTICES IN MEDICAL TRAINING

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO: O Brasil e o mundo passam pelo fenômeno do envelhecimento populacional que, por sua vez, demanda formação adequada de profissionais para o cuidado à saúde do idoso em seus aspectos específicos. O presente artigo é resultado de pesquisa qualitativa que investigou a unidade curricular Cuidado Integral à Saúde do Idoso, ministrada no curso médico de uma universidade federal do interior de Minas Gerais. Tal curso tem a especificidade de ter sido organizado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina, publicadas em 2014, sendo que tal documento orienta o uso das metodologias ativas de ensino e inserção precoce dos estudantes em serviços da rede de saúde. A partir da observação de aulas teóricas e práticas, do registro de diário de campo e de entrevistas com alunos e professores da referida disciplina, analisamos os discursos e práticas educativas com o objetivo de identificar as relações entre as normativas da educação médica, a integração curricular, o uso do currículo por competências e das metodologias ativas no ensino da saúde do idoso. Conclui-se que há um esforço em seguir os documentos normativos, com adoção de integração curricular e metodologias ativas. No entanto, não há um rompimento radical com o ensino tradicional na medida em que a postura institucional permite a coexistência simultânea de aulas e avaliações tradicionais paralelamente às metodologias ativas e à avaliação formativa. Questiona-se a adoção das orientações das diretrizes enquanto ampliação de métodos, sem que haja uma mudança na concepção de educação que sustentaria tais métodos.

          Translated abstract

          RESUMEN: Brasil y el mundo están cruzando por el fenómeno del envejecimiento de la población, que exige una capacitación adecuada de profesionales para cuidar la salud de los ancianos en sus aspectos específicos. Este artículo es el resultado de una investigación cualitativa que investigó la unidad curricular de Atención Integral para la Salud de los Ancianos, impartida en el curso de medicina de una Universidad Federal en el interior de Minas Gerais. Dicho curso tiene la especificidad de haber sido organizado en base a las Directrices Curriculares Nacionales para Cursos de Medicina, publicado en 2014. A partir de la observación de clases teóricas y prácticas, la redacción de un diario de campo y entrevistas con estudiantes y docentes de esa disciplina, abordamos los discursos y las prácticas educativas para identificar las relaciones entre las reglas de educación médica, integración curricular, uso del currículo por habilidades y metodologías activas. Se concluye que hay un esfuerzo por seguir los documentos normativos, con la adopción de la integración curricular y metodologías activas, sin embargo, no hay una ruptura radical con la enseñanza tradicional ya que la postura institucional permite la coexistencia simultánea de clases y evaluaciones tradicionales junto a metodologías activas y evaluación formativa. La adopción de las directrices se cuestiona mientras se amplían los métodos, sin un cambio en el concepto de educación que respaldaría dichos métodos.

          Translated abstract

          ABSTRACT: Brazil, along with the world is dealing with the phenomenon of population aging, which, in turn, requires adequate training of professionals to care for the health of older adults in their specific aspects. This article is the result of qualitative research investigating the curriculum of the subject ‘Comprehensive Care for the Health of the Elderly’, in the Medicine undergraduate degree at a Federal University in the countryside of Minas Gerais. This course was especially organized based on the National Curricular Guidelines for Medicine Degrees, published in 2014. This document guides the use of active teaching methodologies, curricular integration, and early student participation in health network services. Based on the observation of theoretical and practical classes, field notes, and interviews with students and teachers of the subject, we approach the discourses and educational practices to identify the relationships between the regulations of medical education, curricular integration, and use of the curriculum by competences and of the active methodologies in teaching health focused on seniors. We concluded that there is an effort to follow normative documents and adopt curricular integration as well as active methodologies. However, there is no radical break from traditional teaching as the institutional stance allows traditional classes and assessments to coexist with active methodologies and formative assessment. The adoption of the guidelines is questioned as methods are expanding, without a change in the concept of education that would support such methods.

          Related collections

          Most cited references41

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais

          As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O modelo biomédico e a reformulação do currículo médico da Universidade Federal Fluminense

            Este artigo analisa a construção do modelo a partir do qual vem se baseando o currículo das faculdades de medicina nas Américas e na maioria dos países europeus. Críticas que vêm sendo feitas a esse modelo são identificadas na reformulação curricular do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). A análise do documento de reformulação curricular da UFF, de 1992, bem como sua comparação com o currículo anterior, à luz da história do modelo biomédico, da teoria curricular e da epistemologia de Ludwik Fleck, aponta em que medida essa reformulação significa uma alternativa ao modelo biomédico de formação dos médicos, ao reducionismo do ser humano ao seu organismo biológico. O novo currículo - com um aumento de 25% da carga horária e a introdução de grande número de aulas práticas, desde o início do curso -, apesar de ainda estar centrado nos aspectos biológicos, já se volta para uma formação mais humanista e se propõe a questionar as "verdades científicas".
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Dilemas e desafios da formação profissional em saúde

              O artigo insere-se na discussão sobre a formação profissional em saúde, em um contexto marcado pela internacionalização da economia e pela integração de mercados, em que os avanços científicos promovem significativas mudanças nas relações sociais e de produção de bens e de serviços. Enfatiza-se a necessidade de se estabelecer uma parceria permanente entre os setores educacional e da saúde, visando elaborar uma proposta política e pedagógica que permita aos trabalhadores da saúde a aquisição e o domínio de diversificadas competências, habilitando-os a compreender, atuar e enfrentar, de modo crítico, as mudanças que vêm se processando no mundo do trabalho.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                edur
                Educação em Revista
                Educ. rev.
                Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG, Brazil )
                0102-4698
                1982-6621
                2021
                : 37
                : e20811
                Affiliations
                [3] Belo Horizonte Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de São João del-Rei orgdiv1Departamento de Psicologia Brazil cassiabeatrizb@ 123456ufsj.edu.br
                [1] Guapé MG orgnameUFSJ Brazil
                [2] São João Del Rei Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de São João del-Rei Brazil mavilatodaro@ 123456ufsj.edu.br
                Article
                S0102-46982021000100103 S0102-4698(21)03700000103
                10.1590/0102-469820811
                0efab790-3b3f-40a2-b977-a6adaf28e455

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 22 May 2020
                : 23 September 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 42, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                active methodologies,educação médica,currículo,envelhecimento,gerontologia educacional,metodologias ativas,educación médica,envejecimiento,gerontología educativa,salud de los ancianos,metodologías activas,medical education,aging,educational gerontology,elderly health

                Comments

                Comment on this article