31
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Sentido do ensino médio para estudantes de escolas públicas estaduais Translated title: The High school sense for students in state public schools Translated title: Sentido de la enseñanza secundaria para estudiantes de escuelas públicas estaduales

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Neste estudo objetivamos suscitar a discussão acerca do sentido do ensino médio para os estudantes da rede estadual de ensino, tendo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas individuais, realizadas com oito estudantes do ensino médio, pertencentes a dois colégios estaduais. As análises pautaram-se em teorizações de autores que tratam da temática em questão, em especial nos estudos de Lev Semenovich Vigotski e Alexei Nikolaievich Leontiev. Os resultados apontam para a ausência de sentidos vinculados à atividade de estudo, pois os estudantes não atribuem valor à aprendizagem em si. Eles apontam as relações pessoais (amizades) e as expectativas de alcançarem sucesso profissional no futuro, como fatores motivacionais para frequentarem o ensino médio. Embora os participantes afirmem que cursar o ensino médio é relevante para suas vidas, eles não têm clareza acerca da importância do que aprendem nele para o seu desenvolvimento, o que resulta no não estabelecimento da atividade de estudo, no sentido defendido por Leontiev.

          Translated abstract

          Abstract In this study, we aimed to raise the discussion about the meaning of secondary education for the students of the state educational network, having as theoretical reference the Historical-Cultural Psychology. Empirical data collected through individual interviews with eight high school students from two state colleges. The analyzes were based on theorizations of authors who deal with the subject in question, especially in the studies of Lev Semenovich Vigotski and Alexei Nikolaievich Leontiev. The results point to the absence of meanings related to the study activity, since the students do not attribute value to the learning itself. They point to personal relationships (friendships) and expectations of career success in the future as motivational factors for attending high school. Although participants say that attending high school is relevant to their lives, they are not clear about the importance of what they learn in it for their development, which results in the non-establishment of study activity, in the sense advocated by Leontiev.

          Translated abstract

          Resumen En este estudio se tuvo por objetivo suscitar la discusión acerca del sentido de la enseñanza secundaria para los estudiantes de la red estadual de enseñanza, teniendo como referencial teórico la Psicología Histórico-Cultural. Los datos empíricos fueron recolectados por intermedio de entrevistas individuales, realizadas con ocho estudiantes de la enseñanza secundaria, pertenecientes a dos colegios estaduales. Los análisis se efectuaron en teorizaciones de autores que tratan de la temática en cuestión, en especial en los estudios de Lev Semenovich Vygotsky y Alexei Nikolaievich Leontiev. Los resultados apuntan para la ausencia de sentidos vinculados a la actividad de estudio, pues los estudiantes no atribuyen valor al aprendizaje en sí mismo. Ellos apuntan las relaciones personales (amistades) y, las expectativas de alcanzar éxito profesional en el futuro, como factores motivacionales para acudir a la enseñanza secundaria. Aunque los participantes afirmen que cursar la enseñanza secundaria es relevante para sus vidas, ellos no tienen clareza acerca de la importancia de lo que aprenden en él para su desarrollo, lo que resulta en el no establecimiento de la actividad de estudio, en el sentido defendido por Leontiev.

          Related collections

          Most cited references5

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O ensino médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: superando a década perdida?

          Este artigo tem como objeto as propostas para o ensino médio que deverão ser contempladas no Plano Nacional de Educação (PNE), a partir da Conferência Nacional de Educação, de 2010. Apoiado nos documentos produzidos pelo MEC, pelo CNE e pela sociedade civil, o texto analisa os dados referentes ao acesso e à qualidade do ensino médio no âmbito do PNE 2001-2010. A partir desta análise, o texto aponta para a necessidade de conferir materialidade ao discurso acerca da universalização da educação básica com qualidade social, para o que é fundamental a institucionalização do Sistema Nacional de Educação como elemento articulador de um esforço coletivo, tendo em vista a ampliação do acesso e da qualidade do ensino médio. O texto analisa a estagnação ocorrida no período de 2001-2010 e aponta a inversão da dualidade estrutural, mediante a desqualificação da oferta de ensino médio de educação geral para os que vivem do trabalho. Ao longo da análise, a autora enfatiza as metas que deverão ser consideradas na elaboração do novo PNE, tendo em vista a qualidade e a universalização do ensino médio.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações

            Em maio de 2011, o Conselho Nacional de Educação aprova parecer que estabelece novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio no Brasil. Diante dos múltiplos olhares e perspectivas a partir das quais é possível analisar as atuais políticas para o ensino médio, pretende-se, neste ensaio, identificar o que as novas diretrizes curriculares trazem de novo para a organização do ensino médio no Brasil. Desse modo, a primeira parte do texto é dedicada à contextualização de algumas das principais mudanças pelas quais passou o ensino médio no país, especialmente em termos legais, das condições de acesso e permanência e das políticas na área. Em seguida, são identificadas as principais críticas feitas às DCNEM de 1998 nos estudos e pesquisas realizadas sobre o assunto desde então para, ao final do artigo, se analisar até que ponto as novas diretrizes dialogam com esses questionamentos e inquietações, quais as novas possibilidades de organização do ensino médio que trazem para o país e que desafios continuam na agenda de debates.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Educação permanente: direito de cidadania, responsabilidade do estado

              Com o objetivo de manter interlocução com as formulações de Adriana Geisler, que analisam o significado da cidadania no Brasil hoje e propõem "identificar a que conceito de cidadania a noção de politecnia se filia", o texto procura contribuir para a contextualização do debate na realidade social brasileira, apresentando algumas reflexões sobre a forma assumida pelos direitos sociais e a condução das políticas governamentais no sentido de firmar sua universalidade no país. Neste percurso, discorre, em primeiro lugar, sobre o significado da educação permanente como direito social coletivo, e, em seguida, analisa, a partir das transformações na natureza e atuação do Estado nos anos 1990, as mudanças na configuração dos direitos sociais e das políticas públicas de educação e trabalho. Por fim, retoma-se a discussão da educação politécnica procurando dimensioná-la, bem como sua importância, nas condições atuais de escolarização da população brasileira.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                pee
                Psicologia Escolar e Educacional
                Psicol. Esc. Educ.
                Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) (Maringá, PR, Brazil )
                2175-3539
                June 2019
                : 23
                : 0
                : e177542
                Affiliations
                [1] Maringá Paraná orgnameUniversidade Estadual de Maringá Brazil leticia_cavalieri@ 123456hotmail.com
                Article
                S1413-85572019000100303
                10.1590/2175-35392019017542
                072da497-6645-47e6-bcc7-06d4a80e91cc

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 02 April 2017
                : 29 January 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 19, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                High school,state public schools,historical-cultural Psychology,Enseñanza secundaria,escuelas estaduales,Psicología histórico-cultural,Ensino médio,escolas estaduais,Psicologia histórico-cultural

                Comments

                Comment on this article