12
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Álcool e alcoolismo: atitudes de estudantes de enfermagem Translated title: Alcohol and alcoholism: attitudes of nursing students Translated title: Alcohol y alcoholismo: actitudes de estudiantes de enfermería

      research-article

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Estudo descritivo exploratório que objetivou verificar as atitudes dos estudantes de enfermagem frente à bebida alcoólica, ao alcoolismo e ao alcoolista segundo sua posição frente aos itens de uma escala de atitudes. Para coleta dos dados, utilizou-se a Escala de Atitudes Frente ao Álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista, aplicada a 144 estudantes de enfermagem. Evidenciou-se tendência a atitudes negativas desses estudantes frente ao alcoolismo, ao alcoolista e à bebida alcoólica, pois a maioria se colocou na categoria indiferente ou discordo dos itens positivos, concordando com os itens negativos da escala. Conclui-se que essa tendência a atitudes negativas deve-se à pouca atenção dada à temática durante a formação do enfermeiro, constatando-se a necessidade de que maior importância seja dada a essa problemática.

          Translated abstract

          This is a descriptive exploratory study that aimed to verify nursing students' attitudes facing to the alcoholic drinks, alcoholism and alcoholics, according to their position in face of an attitudes scale items. For data collection, it was used the Scale of Attitudes to alcohol, alcoholism and alcoholic, applied to 144 nursing students. The results showed a tendency to negative attitudes of these students in face of alcoholism, alcoholic person and alcoholic drinks, since most participants were placed in category indifferent or disagree with the positive items, agreeing with negative scale items. We conclude that this trend of negative attitudes is connected to insufficient attention given to the subject during the nurses' education, being verified the need for greater importance to be given to this problem.

          Translated abstract

          Estudio exploratorio descriptivo, que tuvo como objetivo conocer las actitudes de los estudiantes de enfermería frente a la bebida alcohólica, el alcoholismo, y al alcohólicos, de acuerdo a su posición ante los ítems de una escala de actitudes. Para la recolección de datos, se utilizo la Escala de Actitudes frente al alcohol, al alcoholismo y al alcohólico, aplicada a 144 estudiantes de enfermería. Los resultados muestran una tendencia a actitudes negativas de estos estudiantes frente al alcoholismo, las bebidas alcohólicas y a los alcohólicos, desde que la mayoría de los participantes fueron clasificados en la categoría indiferentes o no de acuerdo con los elementos positivos, y de acuerdo con los elementos negativos de la escala. Llega-se a la conclusión de que esta tendencia de actitudes negativas es debida a la insuficiente atención al tema durante la formación de los enfermeros, observando-se la necesidad de que sea dada mayor importancia a este problema.

          Related collections

          Most cited references17

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Custo social e de saúde do consumo do álcool

          Baseando-se numa revisão, apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de recentes estudos sobre avaliação do custo social e de saúde decorrentes do uso do álcool, este artigo tem o objetivo de expor as evidências que permitem avaliar o consumo do álcool para além da esfera médica assistencial, pessoal e familiar, como questão prioritária do ponto de vista sócio-político e de saúde pública. São discutidos os dados mundiais e enfatizados os dados específicos do cenário brasileiro. O custo social é dimensionado com metodologia aplicada a diversos fatores, sendo unificados dados sobre violência, problemas familiares, abuso de menores, desordem pública, problemas profissionais, entre outros. O custo dos problemas de saúde é evidenciado pelo método epidemiológico, por meio de uma categorização elementar de dados de morbi-mortalidade geral de cada região e sub-região continental e triangulando-se dados de volume médio de consumo e padrões de consumo. Os resultados finais são obtidos através de análise comparativa de risco, utilizando-se basicamente um indicador representativo do número de anos de vida útil perdidos por adoecimento ou mortalidade precoce atribuíveis ao consumo do álcool, na língua inglesa designado "DALYs" (Disability Adjusted Life Years). O valor global do "DALYs", no ano de 2000, para o álcool, foi de 4% da morbi-mortalidade mundial, revelando tendência de ascensão. Os gradientes encontrados entre as diversas regiões do planeta são analisados à luz de uma crítica de seus potenciais determinantes.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            The world health report 2002: reducing risks, promoting healthy life

            (2002)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Atitudes de enfermeiros de hospital geral frente ao uso do álcool e alcoolismo

              Estudo psicométrico, utilizando a escala Seaman Mannello Nurse's attitudes toward alcohol and alcoholism, aplicou o instrumento a uma população de 196 enfermeiros de um macro-hospital, visando a mensurar as atitudes de enfermeiros de hospital geral no que se refere ao álcool e ao beber. Os dados apontaram que os enfermeiros consideram que as bebidas alcoólicas são prejudiciais (54,4%), beber com moderação não é inofensivo(57,1%) e é errado (47,4%). Revelam dificuldade na aceitação do beber como um direito da pessoa, considerando as bebidas alcoólicas capazes de tornar pessoas saudáveis "débeis e loucas" (29,8%). O enfermeiro é um profissional indispensável para o tratamento e recuperação do alcoolista, suas atitudes podem influenciar no relacionamento com o paciente e conseqüentemente favorecer o tratamento.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (Brasília, DF, Brazil )
                0034-7167
                1984-0446
                February 2013
                : 66
                : 1
                : 84-89
                Affiliations
                [01] São Paulo SP orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Escola de Enfermagem orgdiv2Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica Brasil
                Article
                S0034-71672013000100013 S0034-7167(13)06600100013
                0059ec00-fb03-464c-88e1-3a8e67b8c24c

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 12 May 2011
                : 08 February 2013
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 20, Pages: 6
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Pesquisa

                Estudantes de Enfermagem,Attitude,Alcoholism,Nursing Students,Actitud,Alcoholismo,Estudiantes de Enfermería,Atitude,Alcoolismo

                Comments

                Comment on this article