30
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Percepção dos Internos e Recém-Egressos do Curso de Medicina da PUC-SP sobre Sua Formação para Atuar na Atenção Primária à Saúde Translated title: Perception of Interns and Doctors Recently Graduated from the Medicine Course of PUC-SP on Their Training to Work in Primary Health Care

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Introdução A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC/SP campus Sorocaba (SP) iniciou, em 2006, uma reforma curricular do curso de Medicina e um novo projeto pedagógico baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina de 2001 (DCN). Nesta organização curricular, a Prática em Atenção à Saúde é um módulo horizontal com seus eixos desenvolvidos do primeiro ao sexto ano, realizado em vários cenários de prática, mas priorizando a atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e tendo a aprendizagem baseada na prática e a problematização como estratégias centrais de ensino-aprendizagem. Objetivo Avaliar se o aluno de Medicina no final do curso e o recém-egresso se julgam preparados para atuar na atenção primária à saúde, identificando os pontos positivos e negativos da sua formação de modo a propor os ajustes necessários no sentido de contribuir para o aprimoramento do curso de Medicina e da formação dos egressos da FCMS da PUC/SP. Métodos Questionário com quatro questões abertas e cinco de múltipla escolha em escala Likert, respondido por 66 internos e oito recém-formados. Resultados Mais de 70% dos participantes se sentem bem preparados ou muito bem preparados para atuar na atenção primária como generalistas, de maneira humanista, crítica e reflexiva, com competências para desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação de saúde, de acordo com as DCN e a hierarquização do SUS e valorizando o trabalho multiprofissional. Foram considerados pontos positivos: a inserção do aluno na atenção primária desde o início do curso, favorecendo a humanização da relação médico–paciente, e o conhecimento e manejo das doenças mais prevalentes. Os pontos mais negativos relatados foram: pouco atendimento médico ao longo do módulo, visitas domiciliares sem a presença dos preceptores e desvalorização da atenção primária à saúde na vida profissional. Conclusões Os internos ao final do curso e recém-egressos do curso de Medicina da FCMS da PUC/SP se sentem preparados e seguros para atuar na atenção primária à saúde do SUS da forma preconizada nas DCN e oferecem sugestões críticas para melhorar o ensino/aprendizagem neste cenário.

          Translated abstract

          ABSTRACT Background The School of Medical Sciences and Health (FCMS – Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde) at the Sorocaba campus of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) began to reform the curriculum of the Medical course in 2006, introducing a new educational project based on the 2001 Brazilian National Curricular Directives (DCN – Diretrizes Curriculares Nacionais) for Medical Degree Courses. In this curriculum, Health Care Practice is a horizontal module with its six disciplines studied from the first to the sixth year, in various practical scenarios, but with a focus on primary health care in the Unified Health System (SUS – Sistema Único de Saúde), with learning based on practice and problem solving as central educational strategies. Objective To assess whether medical students and new graduates consider themselves prepared to work in primary health care, identifying the strengths and weaknesses of their training in order to propose the adjustments required to improve the Medical course and training of graduates from the FCMS of PUC/SP. Methods A questionnaire with four open questions and five multiple choice questions using the Likert scale was answered by 66 interns and 8 new graduates. Results More than 70% of the participants consider that they are well prepared or very well prepared to work in primary health care as general practitioners, in a person-centred, critical and reflective manner, with the skills to perform activities in health prevention, promotion and rehabilitation in accordance with the DCN and the priorities of the SUS, while valuing multiprofessional work. Participants consider as curriculum strengths: involving the student in primary health care from the beginning of the course, favouring a person-centred approach in the doctor/patient relationship, and the understanding and management of the most prevalent diseases. The weakest points reported were: little medical care was provided to patients during the course, home visits were conducted without the tutor, and Primary Health Care is undervalued in professional life. Conclusions Interns at the end of the course and new graduates from the Medical course of FCMS at PUC/SP feel themselves prepared and confident to work in primary health care as general practitioners in the SUS in the way specified in the DCN and offer critical suggestions to improve teaching/learning in this scenario.

          Related collections

          Most cited references7

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?

          Duas importantes propostas inovadoras são objeto de descrição e análise comparativa: a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. As duas propostas, que se desenvolvem a partir de visões teóricas distintas, têm pontos comuns e pontos diferentes. Nas duas propostas, o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas. Na Metodologia da Problematização, enquanto alternativa de metodologia de ensino, os problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos alunos. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto proposta curricular, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo. O conhecimento de suas características não permite confundi-las, mas, com certeza, tomá-las como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A relação assimétrica médico-paciente: repensando o vínculo terapêutico

            A relação médico-paciente é uma temática que hoje encontra um renovado interesse na produção cientifica, na formação e prática clínica com a aplicação de técnicas comunicacionais que podem proporcionar uma melhor qualidade na relação. O presente artigo, por meio de uma revisão da literatura e da apresentação dos resultados de uma pesquisa que realizamos sobre a relação entre médicos e pacientes no Programa de Saúde da Família no Estado do Ceará, se propõe a refletir sobre quais os fatores que estão na raiz desta problemática. Uma melhor relação médico-paciente não tem somente efeitos positivos na satisfação dos usuários e na qualidade dos serviços de saúde, mas exerce também uma influência direta sobre o estado de saúde dos pacientes. Esta demanda exige a implementação de mudanças visando à aquisição de competências na formação dos médicos.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              A formação de profissionais da saúde: aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde

              Discute-se a formação dos profissionais de saúde na perspectiva da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), com enfoque na promoção da saúde. Toma-se como eixo da formação o empowerment, que leva ao desenvolvimento de competências. A integração ensino-serviço e a utilização de metodologias ativas de ensino são apontadas como estratégias para a formação voltada para o mundo do trabalho e para as necessidades da população, visando o aprendizado significativo.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rbem
                Revista Brasileira de Educação Médica
                Rev. bras. educ. med.
                Associação Brasileira de Educação Médica (Brasília, DF, Brazil )
                0100-5502
                1981-5271
                September 2018
                : 42
                : 3
                : 121-128
                Affiliations
                [1] Sorocaba São Paulo orgnamePontifícia Universidade Católica de São Paulo Brazil
                Article
                S0100-55022018000300121
                10.1590/1981-52712015v42n3rb20170072
                faa82506-a992-49b2-a270-d5be151e9a78

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 05 September 2017
                : 22 February 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 13, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil


                Atenção Primária à Saúde,Primary Health Care,Health Education,Medical Education,Educational Evaluation,Educação Médica,Educação em Saúde,Avaliação Educacional

                Comments

                Comment on this article