4
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Economia solidária e produção de arte/cultura como potência de promoção de saúde mental Translated title: La economía solidaria y la producción de arte/cultura como fuerza promotora de la salud mental Translated title: Solidarity economy and art/culture production as a power to promote mental health

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: O artigo aborda a articulação entre a saúde mental, as práticas econômicas solidárias e a produção de arte e cultura, na perspectiva das potencialidades que tal complexidade apresenta. A arte é tanto veículo para a promoção de uma subjetividade mais autônoma, como para gerar valor econômico para os usuários. Observou-se, através de pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, o significativo poder de mediação relacional que tinha a produção artístico-cultural nos empreendimentos econômicos solidários pesquisados, servindo também como elemento de politização, participação e ocupação da cidade.

          Translated abstract

          Resumen: El artículo discute la articulación entre salud mental, prácticas económicas solidarias y producción de arte y cultura, desde la perspectiva de las potencialidades que presenta tal complejidad. El arte es tanto un vehículo para promover una subjetividad más autónoma como para generar valor económico para los usuarios. Se observó, a través de una investigación cualitativa de inspiración etnográfica, el significativo poder de mediación relacional que tuvo la producción artístico-cultural en los emprendimientos económicos solidarios investigados, sirviendo también como elemento de politización, participación y ocupación de la ciudad.

          Translated abstract

          Abstract: The article approaches the articulation between mental health, solidary economic practices and the production of culture and the arts, in the perspective of the potentialities that such complexity presents. Art is both a vehicle for promoting a more autonomous subjectivity, as for generating economic value to the users. It was observed, through ethnographic qualitative research, the significant power of relational mediation that artistic-cultural production had in the researched enterprises, also serving as an element of politicization, participation and occupation of the city.

          Related collections

          Most cited references26

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Arte, clínica e loucura: um território em mutação

          A experiência clínica e didática no campo da terapia ocupacional, na qual práticas artísticas e processos terapêuticos se atravessavam, levou-nos à realização de uma pesquisa histórica visando investigar como se constituíram, no Brasil, as relações entre os campos da saúde mental e da arte, a partir de meados do século XIX e durante o século XX. Os métodos utilizados para realizar esta pesquisa - que tem como horizonte teórico o pensamento de Foucault, Deleuze e Guattari - foram a cartografia e a arqueologia. Com a arqueologia, tratamos dos discursos e acontecimentos históricos, procurando as forças que os engendraram. Ao cartografar, buscamos acompanhar algumas linhas que, emergindo de cada um desses campos em relação ao outro, se cruzaram formando diferentes configurações no território em estudo.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política

            A HISTÓRIA de vida de Nise da Silveira é considerada à luz do complexo campo simbólico que sua obra de maior envergadura inaugurou na cultura brasileira - o Museu de Imagens do Inconsciente, campo de passagem entre o hospício e o mundo da arte. Neste artigo, este museu é analisado segundo os principais eixos que o articulam: o psicológico, o artístico e o político. É considerado o impacto da art brutt sobre o próprio criador marginal e sobre o olhar do espectador.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Loucura e trabalho no encontro entre saúde mental e economia solidária

              A relação entre loucura e trabalho, no contexto da articulação saúde mental e economia solidária na elaboração de uma política pública intersetorial de inclusão social pelo trabalho, em curso desde 2004, é o tema de interesse deste relato de pesquisa realizado em dois momentos - pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica teve como foco os temas trabalho, exclusão/inclusão e subjetividade. Realizou-se a análise de documentos da reforma psiquiátrica, da economia solidária, da articulação desta com a saúde mental e o levantamento das experiências em curso no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), através do Dispositivo Intercessor, como práxis de intercessão visando a constituir uma iniciativa de inclusão social pelo trabalho. Esta pesquisa gerou reflexões a respeito do entrelaçamento entre a loucura e o trabalho em relação às formas, ao significado e ao impacto deste último na vida dos que buscam inclusão social. Na articulação saúde mental e economia solidária, pode-se observar que existe uma centralidade do trabalho onde a este são atribuídos significados como recurso terapêutico, direito humano, produtor de subjetividade e possibilidade concreta de cidadania e de emancipação como instrumento de inclusão social.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                pcs
                Psicología, Conocimiento y Sociedad
                Psicol. Conoc. Soc.
                Facultad de Psicología. Universidad de la República (Montevideo, , Uruguay )
                1688-7026
                December 2023
                : 13
                : 3
                : 99-115
                Affiliations
                [1] orgnameUniversidad Unisinos Brasil mariliav@ 123456unisinos.br
                Article
                S1688-70262023000300099 S1688-7026(23)01300300099
                10.26864/pcs.v13.n3.7
                f4f98586-c3ab-4d01-9a52-9fa4cd5aa086

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 24 April 2023
                : 23 October 2023
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 28, Pages: 17
                Product

                SciELO Uruguay

                Categories
                Trabajos originales

                economia solidária,saúde mental,Arte-cultura,economía solidaria,salud mental,Culture and the arts,solidarity economy,mental health

                Comments

                Comment on this article