3
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Análise econômica do processo de recuperação de um solo sódico no Perímetro Irrigado Curu-Pentecoste, CE Translated title: Economical analysis of the reclamation of a sodic soil in the Irrigated Perimeter Curu-Pentecoste, CE

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A pesquisa teve como objetivo analisar, com base nos indicadores de rentabilidade da análise de investimento, a viabilidade econômica do processo de recuperação de um solo sódico no Perímetro Irrigado Curu-Pentecoste-CE. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos de recuperação foram: T0: testemunha; T1: 40 t ha-1 de matéria orgânica (M.O); T2: 20 t ha-1 de gesso; T3: 20 t ha-1 gesso + 40 t ha-1 M.O.; T4: 10 t ha-1 gesso + 20 t ha-1 M.O. A análise dos indicadores de rentabilidade foi realizada de forma "ex-ante" e "ex-post", considerando-se os custos e/ou investimentos na recuperação do solo sódico e instalação futura de um sistema de drenagem subterrânea. O cultivo do feijão-de-corda contribuiu com apenas 12% do processo de recuperação do solo sódico. Do ponto de vista estritamente financeiro e na alternativa da aplicação de um único melhorador, o gesso se apresentou como a alternativa mais atrativa. O processo de recuperação apresentou viabilidade econômica a uma taxa de juros de 12% ao ano, porém, considerando-se que o "payback" foi de nove anos, há a necessidade da criação de uma linha de crédito subsidiada, destinada a agricultores familiares como forma de incorporar, ao processo produtivo, as extensas áreas de solos degradados por sódio.

          Translated abstract

          The objective of the present study was to evaluate on the basis of profitability indicators, the economic viability of the reclamation processes of a sodic soil located at the Irrigated Perimeter Curu-Pentecoste, CE, relating the reclamation cost with the gross revenue obtained from the cowpea. The experimental design was a completely randomized block with five treatments and five replications. The reclamation treatments were T0: control, T1: 40 t ha-1 of organic matter (OM), T2: 20 t gypsum ha-1, T3: 20 t ha-1 gypsum + 40 t ha-1 MO, T4: 10 t ha-1 gypsum + 20 t ha-1 MO. The profitability indicators were analysed through an "ex-ante" and an "ex-post" evaluation forms, considering the costs and/or investments on the sodic soil reclamation and the installation of an underground drainage system. The cowpea yield contributed only with 12% of the reclamation costs of the sodic soil. From a strictly financial point of view, and considering the alternative of applying only one soil amendment, the gypsum appeared as the most attractive alternative. The reclamation process showed a good economic viability with an interest rate of 12% per year and high economic viability with a rate of 6% per year, demonstrating the necessity of a creation of a policy of subsidized credit as a way to incorporate the extensive areas of degraded sodic soil to productive process.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Feijãocaupi: avanços tecnológicos

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Correção de solos salino-sódicos pela aplicação de gesso mineral

            Com o objetivo de quantificar os parâmetros que determinam a efetividade do gesso na recuperação de solos salino-sódicos do perímetro irrigado de Custódia, localizado em Pernambuco, visando ao aumento das áreas disponíveis para a agricultura irrigada um experimento foi realizado usando-se colunas de solo instaladas no laboratório de Mecânica do Solo e Aproveitamento de Resíduos da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os tratamentos foram dispostos em delineamento em blocos casualizados com arranjo fatorial de dois solos e seis níveis de gesso de jazida, equivalentes a 25, 50, 75, 100, 125 e 150% da necessidade de gesso, determinados pelo método de laboratório Schoonover M-1, incorporados aos primeiros 5 cm da coluna de solo com três repetições. Os componentes avaliados foram a condutividade elétrica, a relação de adsorção de sódio (RAS) e os cátions solúveis do extrato da pasta saturada. O nível equivalente a 100% da necessidade de gesso mostrou-se eficaz na diminuição da RAS do extrato de saturação dos solos, reduzindo os teores de sódio dos solos.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Efeito da salinidade e modo de aplicação da água de irrigação no crescimento e produção de alho

              Na Paraíba é comum a irrigação do alho por aspersão utilizando águas salinas, o que pode causar sérios danos às plantas. Este trabalho, realizado em casa de vegetação, teve por objetivo avaliar os efeitos sobre crescimento e produção do alho a partir de dois modos de aplicação de água, molhando ou não a folhagem das plantas, combinados com cinco níveis de salinidade da água de irrigação, que variaram entre 0,6 e 3,0 dS m-1. O desenvolvimento das plantas foi avaliado aos 30, 60, 90 e 120 dias após o plantio (DAP). As plantas de alho foram relativamente tolerantes à salinidade na brotação de bulbilhos e crescimento até 30 DAP. No final do ciclo (90-120 DAP), a parte aérea da planta e a formação dos bulbos foram afetadas pelo molhamento da folhagem das plantas. A salinidade começou a afetar a parte aérea das plantas entre 30-60 dias, enquanto o bulbo passou a ser afetado entre 60-90 DAP. A fase final de formação do bulbo (últimos 30 dias do ciclo) foi a mais sensível à salinidade. A razão bulbar não pode ser utilizada como parâmetro de avaliação de tolerância do alho à salinidade.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbeaa
                Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
                Rev. bras. eng. agríc. ambient.
                Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG (Campina Grande, PB, Brazil )
                1415-4366
                1807-1929
                April 2011
                : 15
                : 4
                : 377-382
                Affiliations
                [02] Cruz das Almas BA orgnameUFRB orgdiv1Núcleo de Engenharia de Água e Solo hans@ 123456pq.cnpq.br
                [01] Fortaleza CE orgnameDENA/UFC rntcostaufc.br; cfeitosa@ 123456ufc.br
                Article
                S1415-43662011000400008 S1415-4366(11)01500408
                f4a1937f-693e-451d-a7e5-4dd8f3818f09

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 10 January 2011
                : 31 August 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 16, Pages: 6
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Manejo de Solo, Água e Planta

                cowpea,relação custo benefício,feijão-de-corda,salinidade,cost benefit ratio,salinity

                Comments

                Comment on this article