25
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Representações sociais de trabalhadores com baixa escolaridade sobre o trabalho docente Translated title: Representaciones sociales de trabajadores con baja escolaridad sobre el trabajo docente Translated title: Social representations of lowly-schooled workers about teaching work

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: O artigo investiga as representações sociais (RS) da docência entre os trabalhadores com baixa escolaridade (TBE) e vulnerabilidade social, pais de alunos de escolas públicas. Problematiza as RS dos TBE levando em consideração o histórico e as vinculações deles e de seus filhos com a escola pública. A fundamentação teórica das RS é a abordagem dimensional de Moscovici. Participaram da pesquisa 145 pessoas, entre desempregadas, em situação laboral instável ou informal. Das entrevistas foram retiradas as falas dos participantes sobre a escola e as representações sobre o trabalho docente. As informações foram analisadas com o auxílio do software Alceste e da análise de conteúdo. As produções discursivas sobre a docência indicam as RS idealistas como promotoras de um futuro melhor, as RS normativas como trabalho de correção e disciplinamento social e a RS de um trabalho relacional como atividade interpessoal, permeada pelo afeto e motivação dos alunos.

          Translated abstract

          Resumen: Este trabajo investiga representaciones sociales (RS) de la docencia entre trabajadores con baja escolaridad (TBE) y vulnerabilidad social, padres de alumnos de escuelas públicas. Problematiza las RS de los TBE considerando el histórico y las vinculaciones de eses trabajadores y de sus hijos con la escuela pública. La fundamentación teórica de las RS es el abordaje dimensional de Moscovici. Participaron de la investigación 145 personas, entre desempleadas, en situación laboral inestable o informal. De las entrevistas fueron retiradas las hablas de los participantes sobre la escuela y las representaciones sobre el trabajo docente. Las informaciones fueron analizadas con ayuda del software Alceste y del análisis del contenido. Las producciones discursivas sobre la docencia indican las RS idealistas como promotoras de un futuro mejor, las RS normativas como trabajo de corrección y disciplinamiento social, y la RS de un trabajo relacional como actividad de relación interpersonal, permeada por el afecto y motivación de los alumnos.

          Translated abstract

          Abstract: This paper investigates social representations of teaching (RS - from representações sociais, in Portuguese) among lowly-schooled (TBE - from trabalhadores com baixa escolaridade, in Portuguese) and socially-vulnerable workers with kids in the public-school system. It problematizes the RS of TBE, considering their and their children’s history and connections with the public school. The RS have been theoretically founded on Moscovici’s dimensional approach. One-hundred-and-forty-five people, including those unemployed and working under an unstable or informal employment, took part on the research. Interviews revealed participant’s opinions on school and the representations of the teaching work. Then, the software Alceste and content analysis were used to analyze the information. Discursive productions about teaching put the idealist RS as promoters of a better future, the regulative RS as correctional and socially-disciplinary work, and the RS of a relational work as interpersonal activity, permeated by students’ affection and motivation.

          Related collections

          Most cited references30

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais

          O artigo constata, nas ciências sociais, um retorno à noção de sujeito capaz de inspirar uma nova abordagem da subjetividade no campo de estudo das representações sociais. Após um exame dos momentos que significaram a morte e a ressurreição da noção de sujeito, são abordados os principais temas que caracterizaram a sua reintegração na História, na Sociologia e na Antropologia. Esses temas permitem descartar o risco de uma visão solipsista no exame da parte subjetiva das representações sociais. Para esse fim, um esquema tripartite é proposto, relacionando a gênese e as funções das representações sociais a três esferas (subjetiva, intersubjetiva e transubjetiva) e ilustrado por uma análise dos debates relativos ao célebre episódio das caricaturas de Maomé. As reflexões finais propõem que o estudo das representações sociais se oriente para as relações entre pensamento e mudança social.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O conceito de representação social na abordagem psicossocial

            Partindo da definição de representação social como forma de conhecimento prático, este artigo procura situar a abordagem da Psicologia Social entre as demais correntes que se debruçam sobre a questão do conhecimento. Acatando a interdisciplinaridade intrínseca ao campo de estudos das representações sociais, são analisados tanto os aspectos comuns às diversas disciplinas como a contribuição específica da Psicologia Social. Na perspectiva transdisciplinar, as representações sociais emergem como um campo multidimensional que possibilita questionar, de um lado, a natureza do conhecimento e, de outro, a relação indivíduo-sociedade, inserindo este campo de estudos entre as correntes epistemológicas pós-modernas. A contribuição específica da Psicologia Social é analisada, num primeiro momento, do ponto de vista teórico, sendo enfatizada a vocação desta disciplina de trabalhar as representações simultaneamente como campos socialmente estruturados e núcleos estruturantes da realidade social. Num segundo momento é destacada a contribuição metodológica que abre espaço para a utilização de metodologias qualitativas e, mais especificamente, para o uso do caso único.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Estratégias de coleta de dados com trabalhadores de baixa escolaridade

              Um olhar para as pesquisas desenvolvidas no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil aponta que os pesquisadores optam por estudar categorias ocupacionais cujos trabalhadores são mais instruídos. Tal realidade minimiza as possibilidades de generalização e de aplicação dos resultados. Alguns pesquisadores, entretanto, insistem em focalizar as categorias mais desfavorecidas e concentradoras de pessoas com baixa escolaridade. Que opções metodológicas realizam? Quais instrumentos usam? Com o objetivo de trazer respostas a estas questões, foram levantadas as técnicas de coleta de dados utilizadas pelos pesquisadores. O uso de questionário estruturado é viabilizado como técnica de coleta de dados, na qual se recorre ao uso de gradações de tonalidades de cores em substituição às escalas tradicionais. Por fim, apresenta-se uma proposta baseada na combinação de técnicas. A divulgação da proposta pode contribuir para enfrentar o desafio da relevância social e da generalização dos resultados das pesquisas.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbeped
                Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
                Rev. Bras. Estud. Pedagog.
                Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Brasília, DF, Brazil )
                0034-7183
                2176-6681
                August 2020
                : 101
                : 258
                : 359-381
                Affiliations
                [1] Ponta Grossa Paraná orgnameUniversidade Estadual de Ponta Grossa Brazil ajrosso@ 123456uepg.br
                [3] Paraná orgnameUniversidade Estadual de Ponta Grossa Brazil bruna.emilyn@ 123456hotmail.com
                [6] Ponta Grossa Paraná orgnameUniversidade Estadual de Ponta Grossa Brazil
                [7] Ponta Grossa Paraná orgnameUniversidade Estadual de Ponta Grossa Brazil francielyribeirosantos@ 123456gmail.com
                [2] Florianópolis Santa Catarina orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina Brazil
                [5] Ponta Grossa Paraná orgnameSecretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa Brazil solvania@ 123456hotmail.com
                [8] Ponta Grossa Paraná orgnameUniversidade Estadual de Ponta Grossa Brazil
                [4] Ponta Grossa Paraná orgnameUniversidade Estadual de Ponta Grossa Brazil
                Article
                S2176-66812020000200359 S2176-6681(20)10125800359
                10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4423
                f369d770-acc7-4dd2-aef4-502729189e1d

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 22 April 2019
                : 27 April 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 38, Pages: 23
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Estudos

                representação social,docência,educación compensatoria,educação compensatória,representación social,teaching work,social representation,compensatory education,docencia

                Comments

                Comment on this article