10
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Saúde da população em situação de rua: reflexões a partir da determinação social da saúde Translated title: Homeless population’s health: reflections from the social determination of health

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a saúde da população em situação de rua, utilizando o conceito da determinação social do processo saúde-doença como método de análise. O artigo está estruturado em formato ensaístico, sendo organizado em duas seções: a primeira, que apresenta a discussão sobre a saúde dessa população, discorrendo sobre a organização dos serviços de saúde para dar assistência a essas pessoas, seus avanços e entraves. A segunda seção realiza uma análise do processo saúde-doença da população em situação de rua, utilizando o referencial teórico da Saúde Coletiva a partir do conceito da determinação social da saúde. O artigo argumenta que o modelo biomédico tem sido insuficiente para pensar na saúde da população em situação de rua, uma vez que desconsidera a complexidade dessa realidade social. A compreensão do processo saúde-doença como socialmente determinado localiza a saúde como resultando das condições materiais de existência dessa população, as quais são condicionadas pela forma de organização social no modo de produção capitalista. Assim, a determinação social opera como uma importante ferramenta de análise da saúde da população em situação de rua em uma perspectiva de totalidade.

          Translated abstract

          Abstract This article aims to present reflections about the homeless people’s health, using the social determination of health-disease process concept as an analysis key. This article in essay format was organized in two sections: the first one presents the discussion about this population’s health, indicating to the organization of health services that assist these people, its advances and obstacles; the next section performs an analysis of the health-disease process of the homeless population using the theoretical reference of Collective Health based on the social determination of health concept. The article argues that the biomedical model has been insufficient to think about the health of the homeless population, once it disregards the complexity of this social reality. Understanding the health-disease process as socially determined approaches health as a result of the material conditions of existence of this population, which are conditioned by the form of social production organization in the capitalist production mode. Thus, social determination operates as an important tool to analyze the homeless people’s health from a perspective of totality.

          Related collections

          Most cited references24

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          La determinación social de la salud como herramienta de transformación hacia una nueva salud pública (salud colectiva)

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O relatório Flexner: para o bem e para o mal

            Às vésperas de completar cem anos de publicação, o Relatório Flexner e a figura de seu autor são, até hoje, foco de debates e polêmica. Neste artigo, discutem-se os aportes de Abraham Flexner para a educação médica a partir da publicação de seu relatório, em 1910. Apresenta-se uma breve biografia de Flexner. Os autores analisam a importância e as principais críticas e limitações do modelo flexneriano de educação médica. Partem de uma contextualização do estado da arte da educação médica à época da publicação do relatório, chegando aos tempos atuais. Discutem a construção de um modelo contemporâneo de educação médica, considerando as críticas históricas ao modelo de formação de médicos, as atuais necessidades sociais de saúde, os novos conhecimentos sobre como aprendemos e suas repercussões para o processo de ensino-aprendizagem e as diretrizes nacionais para a graduação em Medicina.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde

              A condição de precariedade da população adulta de rua é tratada no âmbito da saúde e das intervenções sociais visando levantar subsídios para a implementação de políticas públicas de saúde para essa população. A conceituação dessa população e sua relação com a exclusão social, a cidade, as economias paralelas, a globalização, as estratégias e os circuitos de sobrevivência desenvolvidos se inserem num contexto de oposição aos mecanismos de apartação social e rompimento dos vínculos familiares, bem como na forma de tratamento institucional. A precariedade e insalubridade das ruas, culminando em exposição e riscos cumulativos requerem intervenções e formas de tratamento orientadas, segundo a sua especificidade, desafiando os conceitos gerais de universalidade, integralidade e eqüidade do Sistema Único de Saúde.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                sausoc
                Saúde e Sociedade
                Saude soc.
                Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. (, SP, Brazil )
                0104-1290
                1984-0470
                2023
                : 32
                : 2
                : e220531pt
                Affiliations
                [2] Florianópolis Santa Catarina orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina Brazil abreuddd@ 123456gmail.com
                [1] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de São Paulo Brazil joaquimgcouto@ 123456gmail.com
                [3] Itajaí Santa Catarina orgnameUniversidade do Vale do Itajaí Brazil ros@ 123456univali.br
                Article
                S0104-12902023000200211 S0104-1290(23)03200200211
                10.1590/s0104-12902023220531pt
                f2aa4d57-c039-434b-8b3d-e8e1717ec13e

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 03 January 2023
                : 01 March 2023
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 24, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil


                Saúde coletiva,Determinação social da saúde,População em situação de rua,Social determination of health,Collective health,Homeless people

                Comments

                Comment on this article