17
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      PERFORMANCE OF FILTERS COMPOSED OF BANANA STALK IN SWINE WASTEWATER TREATMENT Translated title: DESEMPENHO DE FILTROS CONSTITUÍDOS DE ENGAÇO DE BANANEIRA NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DA SUINOCULTURA

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Using organic filters produced in local communities with low financial cost can reduce the environmental impacts caused by the disposal of untreated wastewater into receiving water bodies. In this study, the objective was to evaluate the efficiency of the filtration of swine wastewater (SWW) using banana stalk as an alternative material in an organic filter. SWW was applied to the organic filter and the filtered volume was converted into pore volume. Analyses of total solids, turbidity, color, total phosphorus, and total nitrogen were performed in the filter feed solution and effluent to evaluate treatment efficiency. Regression analyses were used to obtain equations in the estimation of the filtration performance in removing these variables from wastewater, with pore volume as an independent variable. The banana stalk filter did not remove total solids and color from the feed solution applied. Removal of 10–50% of SWW turbidity were obtained by the banana stalk. Banana stalk was highly efficient in removing nitrogen and phosphorus from SWW, reaching mean removals of 67% and 62%, respectively. In general, a banana stalk filter can be considered a promising alternative in the primary treatment of SWW.

          Translated abstract

          RESUMO A utilização de filtros orgânicos produzidos em comunidades locais e com baixo custo financeiro pode proporcionar redução nos impactos ambientais ocasionados pelo lançamento de águas residuárias, sem tratamento, em cursos hídricos receptores. Neste estudo, objetivou-se avaliar a eficiência do processo de filtração de águas residuárias da suinocultura (ARS), utilizando engaço de bananeira como material alternativo em filtro orgânico. A ARS foi aplicada ao filtro orgânico,sendo o volume filtrado convertido em volume de poros. Análises de sólidos totais, turbidez, cor, fósforo total e nitrogênio total foram realizadas no afluente e efluente do filtro para a avaliação da eficiência de tratamento. Análises de regressão foram utilizadas para obtenção de equações na estimativa do desempenho da filtragem na remoção das referidas variáveis da água residuária, tendo-se como variável independente o volume de poros. O filtro de engaço de bananeira não proporcionou a remoção dos sólidos totais e da cor do afluente nele aplicado. Remoções de 10 a 50% da turbidez da ARS foram obtidas pelo engaço de bananeira. O engaço de bananeira proporcionou elevada eficiência na remoção de nitrogênio e fósforo da ARS, alcançando-se remoções médias de 67 e 62%, respectivamente. De um modo geral, o filtro de engaço de bananeira pode ser considerado uma alternativa promissora no tratamento primário de águas residuárias de suinocultura.

          Related collections

          Most cited references26

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Características químicas de solo cultivado com soja e irrigado com água residuária da suinocultura

          Neste trabalho se avaliou a distribuição "in situ" de fósforo (P), matéria orgânica (MO), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), capacidade de troca catiônica (T), alumínio (Al), soma de bases (S), saturação por bases (V) e do pH, em um solo cultivado com soja irrigada com água residuária proveniente da suinocultura (ARS), com níveis de concentração de 0, 25, 50 e 75%. Constituiu-se um esquema fatorial a partir dos quatros níveis de concentração da ARS, das profundidades de 20, 40 e 60 cm com cinco repetições. Os resultados encontrados demonstraram diferenças significativas apenas para P, K e T no perfil do solo. Para todas as características na profundidade de 60 cm, os respectivos níveis de concentração estiveram bastante próximos aos níveis iniciais, ou seja, antes da aplicação dos tratamentos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Remoção de sólidos em suspensão na água residuária da despolpa de frutos do cafeeiro em filtros constituídos por pergaminho de grãos de café submetido a compressões

            A remoção de sólidos em suspensão é fundamental para que se possa aplicar a água residuária gerada na despolpa de frutos do cafeeiro (ARC) na fertirrigação de culturas agrícolas. Dentre as opções disponíveis para efetuar a remoção de SS da ARC, está o uso de filtros orgânicos. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a influência do grau de compressão na redução do volume e na eficiência do pergaminho, utilizado como material filtrante, na remoção de sólidos em suspensão (SS) na ARC. Numa primeira etapa, foram realizados ensaios nos quais corpos-de-prova de pergaminho triturado (retido entre as peneiras de 2,5 e 3 mm) e não-triturado (na condição em que é produzido) foram submetidos a diferentes compressões para a redução do volume das colunas filtrantes em 5; 10; 15; 20; 25 e 28%. Numa segunda etapa, os corpos-de-prova foram utilizados como material filtrante da ARC para a avaliação da sua capacidade de remoção de SS presentes nessa água residuária. O pergaminho triturado ofereceu maior resistência à compressão e proporcionou, para as mesmas reduções volumétricas no material filtrante, maior eficiência na remoção de SS da ARC do que o pergaminho não-triturado. Reduções na faixa de 10% a 15% no volume do filtro constituído por pergaminho triturado foram suficientes para obter satisfatórias eficiências na remoção de SS da ARC, enquanto, para filtros constituídos de pergaminho não-triturado, as reduções de volume devem ser superiores a 25%.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Phytochemical and Antimicrobial Analysis of Banana Pseudo Stem (Musa acuminata)

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rcaat
                Revista Caatinga
                Rev. Caatinga
                Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Mossoró, RN, Brazil )
                0100-316X
                1983-2125
                June 2021
                : 34
                : 2
                : 479-485
                Affiliations
                [1] Santa Teresa Espírito Santo orgnameInstituto Federal do Espírito Santo Brazil rodrigojrnandorf@ 123456gmail.com
                Article
                S1983-21252021000200479 S1983-2125(21)03400200479
                10.1590/1983-21252021v34n224rc
                f1da1b65-03ec-4629-9881-d70b4720a9c4

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 09 November 2020
                : 04 June 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 26, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Technical Note

                Tratamento de efluentes,Effluent treatment,Agricultural waste,Filtro orgânico,Resíduos agrícolas,Organic filter

                Comments

                Comment on this article