33
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Feminismo de mercado: um mapeamento do debate entre feminismos e consumo Translated title: Commodity Feminism: A Mapping of the Debate between Feminisms and Consumption

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo O presente artigo parte do debate sobre a mercantilização das bandeiras feministas pela publicidade. Tendo em vista o acirramento do uso dos discursos dos feminismos pelo mercado nos últimos anos, a pesquisa busca explorar e mapear as reflexões sobre representatividade das mulheres na mídia, empoderamento feminino e sobre o processo de comoditização dos feminismos. Com efeito, reflito em torno dos debates acadêmicos que intersectam as áreas de saber dos estudos do consumo e dos feminismos, bem como dos discursos e das práticas publicitárias. Para tal, dialogo criticamente com a noção de “feminismo de mercado”, apontando, à luz da pesquisa bibliográfica, potencialidades e lacunas. Por fim, apresento algumas sugestões de possíveis práticas e reflexões que podem auxiliar na análise crítica em torno da mercantilização do discurso feminista.

          Translated abstract

          Abstract This article examines the commoditization of feminist themes in advertising. Considering the increased use of feminist discourses by the market in recent years, the study explores and maps reflections on the representativeness of women in the media, female empowerment and the commoditization of feminisms. We reflect on academic debates that intersect the fields of knowledge in consumer studies and feminisms, as well as advertising discourses and practices. To do so, we conduct a critical dialogue with the notion of “commodity feminism”, using bibliographic research to identifyits potential and gaps. Finally, we present suggestions for possible practices and reflections that can assist critical analyses about the commodification of feminist discourse.

          Related collections

          Most cited references45

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Diferença, diversidade, diferenciação

          Avtar Brah (2006)
          A primeira parte do texto trata das várias noções de "diferença" que surgiram na recente controvérsia sobre a categoria "negro" (black) como sinal comum para a experiência de grupos africanos-caribenhos e do sul da Ásia na Grã-Bretanha do pós-guerra. O objetivo é assinalar como "negro" operou como sinal contingente em diferentes circunstâncias políticas. A segunda seção considera as maneiras como questões de "diferença" foram enquadradas na teoria e na prática feministas durante as décadas de 1970 e 1980, tendo como foco principal o debate britânico. A autora conclui com um breve exame de algumas categorias conceituais usadas na teorização da "diferença", sugerindo um novo quadro para análise.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Post‐feminism and popular culture

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas

              Gênero e sexualidade são construídos através de inúmeras aprendizagens e práticas, empreendidas por um conjunto inesgotável de instâncias sociais e culturais, de modo explícito ou dissimulado, num processo sempre inacabado. Na contemporaneidade, essas instâncias multiplicaram-se e seus ditames são, muitas vezes, distintos. Nesse embate cultural, torna-se necessário observar os modos como se constrói e se reconstrói a posição da normalidade e a posição da diferença, e os significados que lhes são atribuídos.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                s_pagu
                Cadernos Pagu
                Cad. Pagu
                Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu (Campinas, SP, Brazil )
                0104-8333
                2021
                : 61
                : e216112
                Affiliations
                [1] Recife Pernambuco orgnameUniversidade Federal de Pernambuco orgdiv1Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos orgdiv2Departamento de Comunicação Brazil soraya.barreto@ 123456ufpe.br
                Article
                S0104-83332021000100512 S0104-8333(21)00006100512
                10.1590/18094449202100610012
                ee5dc1ce-d890-43ee-8aec-ee42a8aabb8c

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 28 November 2019
                : 24 August 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 46, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                Consumption,Advertising,Commodity Feminism,Feminismos,Consumo,Publicidade,Feminismo de mercado,Feminisms

                Comments

                Comment on this article