15
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Ações de reorientação da formação profissional em Fisioterapia: enfoque sobre cenários de prática Translated title: Acciones de reorientación de la formación profesional en Fisioterapia: enfoque sobre escenarios de práctica Translated title: Reorientation of professional education in Physiotherapy: a focus on practice settings

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este artigo buscou identificar, a partir da óptica de docentes e estudantes, ações que evidenciam a reorientação da formação profissional em Fisioterapia, no âmbito do eixo Cenários de Prática, conforme preconizado pelo Programa Pró-Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que seguiu o método de estudo de caso, realizada em uma universidade comunitária com 16 estudantes e 11 docentes do curso de Fisioterapia. A coleta de dados foi conduzida por grupo focal e entrevista. Entre as ações que evidenciam a reorientação da formação profissional estão: realização do diagnóstico situacional, práticas em complexidade crescente, diversificação de práticas nas disciplinas profissionalizantes, vivências interdisciplinares no serviço público de saúde, práticas multiprofissionais e intervenções na Atenção Básica. Para promover avanços no processo de formação profissional, é necessário criar estratégias de ensino-aprendizagem contínuas e planejar as práticas de forma integrada com os serviços de saúde.

          Translated abstract

          El objetivo de este artículo fue identificar, a partir de la óptica de docentes y estudiantes, acciones que dejan en evidencia la reorientación de la formación profesional en Fisioterapia, en el ámbito del eje Escenario de Práctica, conforme determinado por el programa Pro-Salud. Se trata de una investigación cualitativa que siguió el método del estudio de caso, realizada en una universidad comunitaria con 16 estudiantes y 11 docentes del curso de Fisioterapia. La colecta de datos se realizó por medio de grupo focal y entrevista. Entre las acciones que dejan en evidencia la reorientación de la formación profesional están las siguientes: realización del diagnóstico situacional, prácticas de complejidad creciente, diversificación de prácticas en las asignaturas profesionalizantes, vivencias interdisciplinarias en el servicio público de salud, prácticas multi-profesionales e intervenciones en la Atención Básica. Para promover avances en el proceso de formación profesional es necesario crear estrategias de enseñanza–aprendizaje continuas y planificar las prácticas de forma integrada con los servicios de salud.

          Translated abstract

          This paper aimed to identify from the perspective of teachers and students, actions that evidence the reorientation of vocational training in physiotherapy happening under the line of practice settings recommended by the Pro-Saude Program. A qualitative research using the case study method, was performed in a Community University, where 16 students and 11 teachers of the Physiotherapy course as participants. Data collection was carried out by focus group and interview. Among the actions that demonstrate the reorientation of vocational training we highlight: achievement the situational diagnosis, practices in growing complexity degrees, diversification of practices in professional disciplines, interdisciplinary experiences in public health service, multidisciplinary practices and interventions in Primary Care. To promote advances in the vocational training process, it is necessary to create teaching-learning continuous strategies and to plan practices settings integrated with health services.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas

          Nos diagnósticos de condições de vida e de situação de saúde, os elementos constitutivos da reprodução da vida social nos diversos lugares são listados e tratados como conteúdos desarticulados do território. O reconhecimento da dinâmica social, hábitos e costumes é de grande importância para a determinação de vulnerabilidades para a saúde humana, originadas nas interações de grupos sociais em determinados espaços geográficos. O uso pleno do território como estratégia de análise sobre condições de saúde e intervenção nestas pressupõe a identificação de objetos geográficos, sua utilização pela população e sua importância para os fluxos das pessoas e materiais. Para isso, é necessário o desenvolvimento de metodologias para o reconhecimento, em campo e mediante dados secundários, de objetos e suas formas, que são condições da ação e meios de existência do agir humano. Neste trabalho, é apresentada uma aproximação para a incorporação de conceitos da geografia humana nas práticas de saúde, à luz de dois autores principais: Milton Santos ("constituição do território") e Anthony Giddens ("constituição da sociedade").
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            Interdisciplinaridade e equipes de saúde: concepções

            Neste artigo objetivou-se identificar as concepções que os profissionais de saúde que atuam em equipes multiprofissionais em dois centros de saúde do município de Contagem, em Minas Gerais, têm sobre a interdisciplinaridade e o impacto dessa concepção nas ações realizadas pelas equipes. Foi realizada pesquisa qualitativa na qual foram entrevistados 16 profissionais de nível universitário, no período de abril a maio de 2002. A análise das entrevistas buscou abranger o relato específico de cada profissional, o conjunto de relatos de cada centro de saúde e, posteriormente, o conjunto da amostra, de acordo com o contexto do município. Os dados apontaram as dificuldades de definição de interdisciplinaridade pelos profissionais. Quanto à prática cotidiana, os profissionais relataram o esfacelamento das ações; a concepção da interdisciplinaridade foi definida como encaminhamento de pacientes aos demais profissionais da equipe.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado

              Este artigo descreve as competências gerais dos profissionais de saúde e aponta possíveis articulações com o estágio supervisionado. O objetivo é chamar a atenção dos enfermeiros e futuros profissionais da área, sobre a importância de se vivenciar o estágio supervisionado, durante a formação, para a aquisição e aprimoramento das competências gerais dos profissionais de saúde, além das competências e habilidades específicas da Enfermagem. Nos serviços de saúde, tanto na esfera pública quanto na privada, existe a necessidade de se contar com um profissional enfermeiro competente na sua prática profissional. Dessa forma, como é observado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, o estágio supervisionado é considerado o melhor espaço para o graduando adquirir um perfil que vá ao encontro do perfil de um profissional competente com conhecimentos e habilidades adequadas ao exercício da profissão.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                icse
                Interface - Comunicação, Saúde, Educação
                Interface (Botucatu)
                UNESP (Botucatu, SP, Brazil )
                1414-3283
                1807-5762
                June 2017
                : 22
                : 65
                : 565-576
                Affiliations
                [1] Chapecó Santa Catarina orgnameUniversidade Comunitária da Região de Chapecó Brazil
                [2] Rio Grande Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal do Rio Grande Brazil mcflores01@ 123456gmail.com
                Article
                S1414-32832018000200565
                10.1590/1807-57622016.0852
                ed2d2341-839f-4615-97fa-2b244281f7bc

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 01 February 2017
                : 17 October 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 27, Pages: 12
                Product

                SciELO Public Health


                Physioterapy,Capacitação de recursos humanos em saúde,Fisioterapia,Programas nacionais de saúde,Capacitación de recursos humanos en salud,Programas nacionales de salud,Human resources in health training,National health programs

                Comments

                Comment on this article