8
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Fitossociologia de plantas daninhas em sistemas de integração de sorgo com braquiária sob diferentes formas de implantação da pastagem Translated title: Phytosociology of weeds in sorghum-brachiaria integration systems under different forms of pasture deployment

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objetivou-se no presente trabalho avaliar o efeito da modalidade de semeadura de Brachiaria brizantha cv. Xaraés sobre a comunidade de plantas daninhas e a produtividade de Sorghum bicolor cv. BRS 160 no sistema de integração lavoura-pecuária. Os tratamentos foram constituídos da seguinte maneira: consórcio sorgo forrageiro com braquiária semeada a lanço com incorporação leve e sem incorporação; consórcio sorgo forrageiro com braquiária semeada em linha única e em duas linhas na entrelinha da cultura anual; e testemunhas, representadas pelos monocultivos de sorgo, com e sem aplicação de atrazine, e de braquiária. Maior produção de massa seca das plantas daninhas foi observada nos tratamentos em monocultivo, sendo a espécie Digitaria horizontalis a de maior valor de importância e maior cobertura do solo. Para os cultivos em consórcio, D. horizontalis obteve menores valores de importância e cobertura quando a semeadura da forrageira foi realizada a lanço com e sem incorporação. A massa seca das plantas daninhas foi semelhante entre os tratamentos consorciados e o tratamento em monocultivo de sorgo com aplicação de herbicida. As parcelas de sorgo em monocultivo que não receberam aplicação de herbicida apresentaram maior infestação de plantas daninhas. Nos consórcios não houve diferenças para os valores de massa seca de braquiária entre os tratamentos, porém as modalidades de semeadura a lanço com e sem incorporação apresentaram maiores estandes, demonstrando melhor eficiência da semeadura a lanço para a formação da pastagem. Contudo, essa forma de semeadura leva ao desenvolvimento de plantas da forrageira próximo à linha de cultivo do sorgo, o que pode comprometer a produção dessa cultura pelo aumento da competição. A forma de semeadura de B. brizantha interfere na produtividade do sorgo e na infestação de plantas daninhas.

          Translated abstract

          The objective of this study was to evaluate the effect of the sowing modality of Brachiaria brizantha cv. Xaraés on the weed community and productivity of Sorghum bicolor cv. BRS 160 under the agricultural cattle-raising integration system. The treatments were constituted by sorghum forage intercropped with B. brizantha throwing-sown with light incorporation and without incorporation; sorghum forage intercropped with B. brizantha sown in a single row and in two rows in the leading row of the annual culture; and witnesses represented by the sorghum monocultures, with and without atrazine application, and of brachiaria. Major production of weed dry mass was observed in the monoculture treatments, with the species Digitaria horizontalis presenting the highest importance value and widest ground cover. For the intercropping cultivations, D. horizontalis presented lower importance and coverage values when forage sowing was performed by throwing with and without incorporation. Weed dry mass was similar between the intercropping treatments and the monoculture sorghum treatment with herbicide application. The monoculture sorghum plots that did not receive herbicide application showed higher weed infestation. No differences in the brachiaria dry mass values were found between the intercropping treatments; however, the sow throwing modality with and without incorporation showed larger stands, proving a better efficiency of this modality for pasture formation. However, this sowing modality leads to the development of forage plants near the sorghum cultivation lines, which may compromise the production of that culture by increasing competition. The type of B. brizantha sowing interferes in sorghum productivity and weed infestation.

          Related collections

          Most cited references26

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          The Use of Distance Measures in Phytosociological Sampling

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Integração lavoura e pecuária: o estado da arte e inovações tecnológicas

            Sustentabilidade é tema atual e cada vez mais discutido no desenvolvimento agropecuário do Brasil. Este tem experimentado um grande desenvolvimento tecnológico e produtivo no agronegócio, ampliando as exportações, a renda dos produtores, a oferta de alimentos com melhor qualidade, e menor custo aos consumidores. No entanto, dois aspectos chamam a atenção quando se analisa sustentabilidade: o uso do solo com preparo excessivo e monocultivos, e a degradação das pastagens. O monocultivo e práticas culturais inadequadas têm causado perda de produtividade, degradação do solo e dos recursos naturais. Sistemas contínuos com monocultivos aumentam a ocorrência de pragas e doenças, tais como o percevejo castanho, nematóides e a ferrugem da soja, causando inúmeros prejuízos. A reversão desse quadro pode ser conseguida por meio de tecnologias como o sistema de plantio direto (SPD), que contempla não só o preparo mínimo do solo, mas também a prática de rotação de culturas, e os sistemas de integração lavoura-pecuária (SILPs). A utilização do SPD já representa mais de 60% dos sistemas de plantio. A adoção deste em sua plenitude, nas diversas condições climáticas e edáficas, no entanto, é altamente dependente de culturas adequadas para a produção e manutenção de palha sobre o solo, para que o sistema seja eficiente e vantajoso. Várias culturas têm sido utilizadas nos SILPs, entre as quais: soja, milho, milheto, sorgo, nabo forrageiro, girassol, algodão e gramíneas forrageiras tropicais, principalmente as braquiárias, consorciadas ou não. Os SILPs são alternativas para a recuperação de pastagens degradadas, e para a agricultura anual, melhorando a produção de palha para o SPD, as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, assim como, a utilização de equipamentos, a renda e o emprego no campo. Neste trabalho é feita uma apresentação do entendimento compreensivo dos SILPs, a evolução das pesquisas, resultados já alcançados, e considerações sobre o futuro.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Fitossociologia de comunidades de plantas daninhas em agroecossistema cana-crua

              Objetivou-se neste trabalho estudar a fitossociologia de comunidades de plantas daninhas de canaviais colhidos no sistema mecanizado, sem queima prévia da palha, e a similaridade entre talhões quanto à composição de espécies. Os levantamentos foram realizados em 28 talhões comerciais na região de Ribeirão Preto-SP. Em cada talhão foram demarcadas áreas de coleta e avaliação, na proporção de duas por hectare, mantidas sem controle, e que serviram de local para as amostragens de plantas daninhas. As amostragens foram feitas com quadrados vazados (0,5 x 0,5 m), lançados aleatoriamente duas vezes em cada uma das áreas. Essas amostragens foram realizadas determinando-se a densidade e a biomassa específica aos 120 dias após o corte da cana. Cyperus rotundus foi a principal espécie, destacando-se quanto aos valores de importância relativa (IR). As plantas dicotiledôneas anuais de propagação por sementes também se destacaram, dentre as quais diversas espécies das famílias Euphorbiaceae e Convolvulaceae. Em contrapartida, as gramíneas tradicionais de áreas de cana colhida queimada tiveram pouco destaque. O índice de Shannon (H) de diversidade de espécies das comunidades variou de 0 a 1,61, e o índice de similaridade entre os talhões (S) foi muito variável. A maioria das espécies ou grupo de espécies apresentou padrão agregado (V/m > 1,00), com valores relativamente altos de índice de agregação (V/m). Entretanto, na maioria dos casos, Cyperus rotundus e as Convolvulaceas apresentaram os maiores índices.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                pd
                Planta Daninha
                Planta daninha
                Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (Viçosa, MG, Brazil )
                0100-8358
                1806-9681
                March 2011
                : 29
                : 1
                : 85-95
                Affiliations
                [04] orgnameUFMG orgdiv1ICA
                [06] orgnameUniversidade Federal de Viçosa
                [05] orgnameUFMG orgdiv1ICA
                [03] orgnameUFMG orgdiv1ICA
                [02] orgnameUniversidade Federal de Minas Gerais orgdiv1Instituto de Ciências Agrárias
                [01] orgnameUniversidade Federal de Viçosa
                Article
                S0100-83582011000100011 S0100-8358(11)02900111
                ec2debc1-a8ff-4a6d-aef3-41c3a1b9351a

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 15 September 2010
                : 18 February 2011
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 11
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                integração lavoura-pecuária,Sorghum bicolor,Brachiaria brizantha,herbicide,forage,intercropping,herbicida,forrageira,consorciação

                Comments

                Comment on this article