16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Pesquisa com famílias: aspectos teórico-metodológicos Translated title: Estudios con familias: cuestiones teórico-metodológicas Translated title: Research on families: theoretical and methodological aspects

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este artigo apresenta reflexões conceituais e teórico-metodológicas consideradas relevantes no planejamento de pesquisa com famílias. Evidenciam-se as conseqüências da transição paradigmática da ciência na produção de conhecimento relacionada à família, principalmente, na variação dos objetos de estudo e estratégias de investigação. Frente à complexidade do tema família, para a qual converge uma multiplicidade de olhares teóricos possíveis, surge a necessidade do uso adequado e combinado de diferentes estratégias e instrumentos metodológicos. Entende-se que a compreensão da complexidade das famílias não pode ser atingida com um único estudo, mas sim por meio da conjunção de diversos estudos, apontando a importância e necessidade da contextualização do processo de investigação para melhor responder às demandas científicas e sociais.

          Translated abstract

          El presente artículo presenta reflexiones conceptuales y teórico-metodologicas consideradas nucleares para el planeamiento de investigaciones con familias. Se analizan las consecuencias de la transición paradigmática de la ciencia en la producción del conocimiento vinculado a la familia, principalmente, en las variaciones de los focos de estudio y estrategias metodologicas de intervención. Reconociendo la dimensión de la complexidad inherente al tema familia, en el cual converge una multiplicidad de posicionamientos teóricos posibles, surge la necesidad de un uso adecuado y combinado de diferentes estrategias e instrumentos metodológicos. Se considera que la comprensión de la complexidad, en los estudios con familias, se da através de la conjunción de diversos estudios, destacando la importancia y necesidad de la contextualización del proceso de investigación, para tener una respuesta más coherente con las realidades científicas y sociales.

          Translated abstract

          This article presents conceptual and theoretical-methodological aspects considered important in the planning of research on families. The consequences of the pragmatic transition of science, in the production of knowledge related to the family, are evidenced, especially in the variation of objects of study and strategies of investigation. Considering the complexity of the topic "family", to which a multiplicity of theoretical perspective converges, emerges the need of adequate and synchronized use of different strategies and methodological instruments. Understanding of families' complexity cannot be achieved through a single study but a mix of several studies, which appoints to the importance and need of contextualizing the investigation process to better respond to scientific and social demands.

          Related collections

          Most cited references55

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Ecology of the family as a context for human development: Research perspectives.

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Inserção ecológica na comunidade: uma proposta metodológica para o estudo de famílias em situação de risco

            Este artigo visa a descrever uma metodologia para pesquisas com famílias em ambiente natural: a Inserção Ecológica. Esta metodologia está fundamentada na Teoria dos Sistemas Ecológicos, que propõe o estudo do desenvolvimento humano através de um modelo científico envolvendo a interação de quatro núcleos: o processo, a pessoa, o contexto e o tempo, denominado modelo bioecológico. De acordo com esta teoria, o modelo bioecológico se constitui em um referencial teórico-metodológico apropriado para a realização de pesquisas sobre o desenvolvimento-no-contexto. Este artigo descreve a operacionalização deste modelo em uma pesquisa qualitativa sobre resiliência e vulnerabilidade em famílias em situação de risco. A inserção ecológica envolveu o acompanhamento longitudinal de três famílias pobres, que vivem em uma comunidade violenta, e incluiu observações, conversas informais e entrevistas. A operacionalização do modelo bioecológico nesta pesquisa proporcionou a realização de um estudo com validade ecológica, pois permitiu incluir vários níveis de análise.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Continuidades e rupturas no papel da mulher brasileira no século XX

              O século XX, em muitas sociedades, caracteriza-se por movimento de constantes alterações em valores, práticas e papéis; contudo, a literatura tem evidenciado também continuidades em todos esses aspectos. O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças e continuidades no papel da mulher, principalmente no contexto familiar brasileiro, com base em dados de pesquisas realizadas na região sudeste. Os dados são provenientes de entrevistas realizadas com homens e mulheres de diversas faixas etárias, nascidos a partir do final do século XIX até meados dos anos 70. Os resultados enfatizam a nova forma de a mulher ser considerada. A imagem de ser frágil e necessitado de proteção, sob o domínio dos sentimentos, atuando na intimidade e presa aos cuidados com a prole, ganha outros contornos, fazendo dela um ser em construção, na busca de seu desenvolvimento e realização de potencialidades. Os caminhos traçados pela evolução marcam, contudo, continuidades ao lado de rupturas.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                paideia
                Paidéia (Ribeirão Preto)
                Paidéia (Ribeirão Preto)
                Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Ribeirão Preto, SP, Brazil )
                0103-863X
                1982-4327
                2008
                : 18
                : 40
                : 251-266
                Affiliations
                [01] Florianópolis SC orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina Brasil
                Article
                S0103-863X2008000200004 S0103-863X(08)01804004
                10.1590/S0103-863X2008000200004
                e96fbbd6-9d28-4a20-aa5e-eae332361eba

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 26 August 2008
                : 21 December 2007
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 81, Pages: 16
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Pesquisas Teóricas

                Métodos de pesquisa,Psychology,Research methods,Family,Scientific research,Psicologia,Família,Pesquisa científica,Psicología,Metodologia de la investigación,Familia,Investigación cientifica

                Comments

                Comment on this article