20
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com fissura labiopalatina em fase de aquisição da leitura e escrita Translated title: Cognitive language performance of children with cleft lip and palate in reading and writing acquisition phase

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Objetivo: identificar as competências cognitivo-linguísticas necessárias ao aprendizado da leitura e da escrita de crianças com fissura labiopalatina. Métodos: participaram 120 crianças, de 05 e 06 anos, cursando o Jardim II e o 1º ano do ensino fundamental, compondo dois grupos: G1, formado por 60 crianças com fissura labiopalatina, e G2, com 60 crianças sem alterações no desenvolvimento. Empregaram-se as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, o Perfil de Habilidades Fonológicas e o Boston Naming Test. Resultados: comparando os desempenhos dos grupos, verificou-se diferença estatística nas funções intelectuais, indicando prejuízos nas habilidades cognitivas do G1 (p=0,019). As competências cognitivo-linguísticas foram classificadas “Sob Atenção” para ambos os grupos, sendo mais representativa a defasagem no G1, com 66,7%. Conclusão: as competências linguísticas necessárias para a aquisição da leitura e escrita mostraram-se deficitárias na população fissurada, com níveis de desempenho cognitivo inferior ao esperado para a idade e escolaridade, em grande parte das modalidades avaliadas. Fatores ambientais limitantes e o baixo nível sociocultural da amostra foram sugestivos de interferência adicional à aquisição das pré-competências cognitivo-linguísticas, necessárias ao desempenho satisfatório de tarefas acadêmicas como a leitura e escrita.

          Translated abstract

          ABSTRACT Purpose: to identify the cognitive-linguistic skills necessary for children with cleft lip and palate, in order to learn how to read and write. Methods: 120 children, with 5 and 6 years old, attending Kindergarten II and 1st grade of primary school, were divided into two groups: G1, consisting of 60 children with cleft lip and palate, and G2, with 60 children without developmental alterations. The Raven Colored Progressive Matrices, the Phonological Skills Profile and the Boston Naming Test were employed. Results: comparing the performances of the groups, there was statistical difference in intellectual functions, indicating loss in cognitive abilities of G1 (p = 0.019). The cognitive-linguistic skills were classified as "Under Attention" for both groups, and discrepancy in G1 was more representative, with 66.7%. Conclusion: the language skills necessary for reading and writing acquisition proved to be deficient in the cleft lip and palate population, presenting levels of cognitive performance lower than expected for the age and education in most of the modalities evaluated. Limiting environmental factors and low socio-cultural status of the sample were suggestive of additional interference to the acquisition of cognitive-linguistic pre-skills necessary for satisfactory performance of the academic tasks, such as reading and writing.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem de ensino particular em habilidade fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita

          OBJETIVOS: caracterizar e comparar o desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem no ensino particular em habilidades fonológicas, nomeação rápida, leitura e escrita. MÉTODOS: participaram desse estudo 60 escolares de 2ª a 4ª séries de escola de ensino particular, distribuídos em 6 grupos, sendo cada grupo composto por 10 escolares, sendo 3 grupos de escolares com dificuldades de aprendizagem e 3 grupos de escolares sem dificuldades de aprendizagem. Como procedimentos, foram realizadas a prova de nomeação automática rápida, a de consciência fonológica e a prova de leitura oral e escrita sob ditado. RESULTADOS: os resultados desse estudo evidenciaram desempenho superior dos escolares sem dificuldades de aprendizagem em relação àqueles com dificuldades. Os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentaram maior relação velocidade/tempo em tarefas de nomeação e, conseqüentemente, desempenho inferior em tarefas de consciência fonológica e leitura e escrita de palavras isoladas quando comparados aos sem dificuldades de aprendizagem. CONCLUSÃO: os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentaram comprometimento na relação entre as capacidades de nomeação e automatização dos estímulos apresentados com a capacidade de acesso lexical, discriminação visual, freqüência de uso dos estímulos e competição para a apresentação do menor tempo possível na nomeação dos códigos necessários para o estabelecimento do mecanismo de conversão fonema-grafema, exigido para a realização da leitura e escrita em um sistema alfabético como o português.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Estudo da audição em crianças com fissura labiopalatina não-sindrômica

            Crianças com fissura labiopalatina apresentam frequentemente otite média, em decorrência de alterações anatômicas e/ ou funcionais da tuba auditiva. OBJETIVO: Analisar o desempenho de crianças fissuradas na Avaliação Audiológica Básica (AAB) e Triagem do Processamento Auditivo (TPA). FORMA DO ESTUDO: Corte transversal prospectivo. MATERIAL E MÉTODOS: Foram avaliadas 44 crianças, do sexo masculino e feminino, na faixa etária de 8 a 14 anos, portadores de fissura labiopalatina não-sindrômica encaminhadas pela Instituição onde a pesquisa foi realizada. A AAB foi composta pela anamnese, otoscopia, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitanciometria. A TPA foi composta pelos testes de Localização Sonora em Cinco Direções, Memória Sequencial para sons verbais e não-verbais e Teste Dicótico de Dígitos. RESULTADOS: Na AAB verificamos que 77,27% das crianças apresentaram resultados normais na audiometria tonal liminar, 13,6% apresentaram perda auditiva condutiva e 2,2% apresentou perda mista. 21,2% apresentaram curva timpanométrica tipo C, 7,1% curva tipo B e 3,5% curva tipo Ad. A TPA esteve alterada em 72,7% das crianças, sendo que 45,5% apresentaram alteração no Teste Dicótico de Dígitos. CONCLUSÃO: As crianças fissuradas tiveram desempenho alterado tanto na AAB quanto nos testes da TPA, o que justifica a avaliação e o acompanhamento fonoaudiológico e otorrinolaringológico nestes casos.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Prevalência dos tipos de fissura em pacientes com fissuras labiopalatinas atendidos em um Hospital Pediátrico do Nordeste brasileiro

              OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência das fissuras labiais e palatais e verificar quais os tipos dessas fissuras que mais acometem as crianças no nosso meio. MÉTODO: A amostra é constituída de 551 crianças portadoras de fissura labiopalatinas que procuraram o Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado do Hospital Infantil Albert Sabin, na cidade de Fortaleza, Ceará, no período de junho de 2008 a fevereiro de 2010. As variáveis estudadas foram sexo, tipo de fissura e lado afetado. Os tipos de fissura foram avaliados segundo a classificação de Spina. As informações foram armazenadas em um banco de dados e submetidas à análise estatística descritiva. RESULTADOS: Cinquenta e três por cento da população amostral era do sexo masculino. Dentre todos os tipos de fissuras labiopalatinas, as fissuras transforame foram as mais frequentes (72,6%). Com relação ao lado acometido, as fissuras unilaterais esquerdas foram as mais frequentes (61,3%). Observou-se maior prevalência de fissura pós-forame no sexo feminino e de fissura transforame no sexo masculino.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rcefac
                Revista CEFAC
                Rev. CEFAC
                ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (São Paulo, SP, Brazil )
                1982-0216
                February 2017
                : 19
                : 1
                : 20-26
                Affiliations
                [2] Bauru orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Faculdade de Odontologia de Bauru orgdiv2Departamento de Fonoaudiologia Brazil
                [1] Bauru orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais Brazil
                Article
                S1516-18462017000100020
                10.1590/1982-0216201719110416
                e641380a-c0e9-4921-b2b6-976335ea3376

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 03 August 2016
                : 20 September 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 23, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil


                Linguagem,Fissura Palatina,Leitura,Escrita,Language,Cleft Palate,Reading and Writing

                Comments

                Comment on this article