8
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: not found
      • Article: not found

      Phosphorus, potassium and organic carbon concentrations in runoff water and sediments under different soil tillage systems during soybean growth

      , , , ,
      Soil and Tillage Research
      Elsevier BV

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Related collections

          Most cited references12

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Sistemas de manejo de solo e perdas de nutrientes e matéria orgânica por erosão

          Perdas de nutrientes e matéria orgânica por erosão hídrica são fortemente influenciadas pelo manejo do solo. O uso de sistema de manejo inadequado pode causar poluição e eutroficação de mananciais, aumentar os custos com adubação e provocar a degradação de agroecossistemas. As perdas de cálcio, magnésio e potássio trocáveis e solúveis, fósforo disponível e matéria orgânica por erosão foram avaliadas, entre 1988 e 1994, em Latossolo Roxo álico epieutrófico muito argiloso, com 0,03 m m-1 de declividade, em Dourados (MS), sob condições de chuva natural, em diferentes sistemas de manejo do solo. Os tratamentos, aplicados na sucessão trigo-soja, foram: (a) escarificação + gradagem niveladora, (b) gradagem pesada + niveladora; (c) plantio direto, e (d) aração com arado de discos + duas gradagens niveladoras, sem cobertura vegetal. A enxurrada foi coletada diariamente e, em laboratório, separou-se o sobrenadante (solução) do sedimento. O Ca2+, o Mg2+, o K+ e o P disponível foram determinados tanto na solução quanto no sedimento, e a matéria orgânica apenas no sedimento. Concentrações de Ca2+ e Mg2+ foram mais elevadas na solução, enquanto as de P e K+ foram maiores no sedimento. O plantio direto proporcionou a maior concentração média de P no sedimento entre os sistemas estudados; além disso, também resultou em maiores concentrações de Ca2+ em solução e taxa de enriquecimento em P no sedimento, em relação aos sistemas que envolveram preparo e cultivo de trigo-soja. Entretanto, o plantio direto foi o sistema mais eficaz no controle da erosão, perdendo as menores quantidades totais de nutrientes e de matéria orgânica. Dos sistemas que envolveram o cultivo da sucessão trigo-soja, o de gradagens (pesada + niveladora) foi o menos eficaz, ficando o sistema de escarificação + gradagem niveladora em posição intermediária. Comparado ao plantio direto, o tratamento com gradagens perdeu cerca de 6,5 vezes mais K+, 6,0 vezes mais P e matéria orgânica, 5,0 vezes mais Ca2+ e 4,0 vezes mais Mg2+. As perdas de Ca2+, Mg2+ e K+, em solução e total, e as de matéria orgânica, no sedimento, foram relacionadas com as de água e de solo e ajustadas matematicamente a um modelo potencial. As perdas de nutrientes apresentaram a seqüência: Ca2+ >K+ >Mg2+ >P.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Nutrient losses by water erosion

            Water erosion causes soil degradation, which is closely related to nutrient losses either in, the soluble form or adsorbed to soil particles, depending mainly on the adopted soil management system. This study was carried out in São José do Cerrito, SC, Brazil, between March 2000 and June 2001. The objective was to quantify available nitrogen, phosphorus, potassium, calcium and magnesium losses in water erosion obtained with simulated rainfall in the following soil management systems: conventional tillage with no-crop (bare soil) (BS), conventional tillage with soybean (CT), reduced tillage with soybean (RT), no tillage with soybean on a desiccated and burned natural pasture (DBNP), and no tillage with soybean on a desiccated natural pasture (DNP). A rotating boom rainfall simulator was used to perform three rainfall tests with constant intensity of 64 mm h-1 and sufficient duration to reach constant runoff rate, on a clayey-loam, well-structured Typic Hapludox, with an average slope of 0.18 m m-1. The first test was carried out five days before soybean emergence and the second and third at 30 and 60 days, respectively. The nutrient concentration in water and total losses of nitrogen, phosphorus, potassium, calcium and magnesium were higher under CT than in the other soil management systems.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Erosão hídrica em cambissolo húmico alumínico submetido a diferentes sistemas de preparo e cultivo do solo: II. perdas de nutrientes e carbono orgânico

              A erosão hídrica é uma das principais causas do empobrecimento dos solos, por causa do transporte de nutrientes. Os nutrientes são transportados pela erosão hídrica adsorvidos aos colóides do solo e, ou, solubilizados, podendo variar com o sistema de preparo do solo. Este trabalho foi desenvolvido no Campus do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (SC), no período de janeiro de 1993 a outubro de 1998, com o objetivo de quantificar as perdas por erosão de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e carbono orgânico sob chuva natural, nos seguintes sistemas de preparo: (a) aração + duas gradagens, (b) escarificação + gradagem e (c) semeadura direta executados no sentido paralelo ao declive, com rotação e sucessão de culturas nos três sistemas. Na rotação, foi utilizada a seguinte seqüência de culturas: soja, aveia preta, feijão, ervilhaca comum, milho, ervilhaca comum, soja, trigo, feijão, nabo forrageiro, milho e aveia preta e, na sucessão, trigo e soja em todos os anos. Outro tratamento constou de (d) aração + duas gradagens + solo sem cultura, preparado no sentido paralelo ao declive. Utilizou-se um Cambissolo Húmico alumínico argiloso, com 0,102 m m-1 de declividade média. A concentração de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e carbono orgânico no solo foi, em geral, maior nos preparos conservacionistas do que nos convencionais. No entanto, a perda total dos referidos elementos foi, em geral, pouco influenciada pelos sistemas de preparo do solo, relacionando-se fracamente com as perdas de solo e água. As concentrações desses nutrientes no sedimento da erosão correlacionaram-se positivamente com as suas concentrações na camada de 0-0,025 m de profundidade do solo, apresentando uma taxa de enriquecimento próximo a um.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                Soil and Tillage Research
                Soil and Tillage Research
                Elsevier BV
                01671987
                May 2007
                May 2007
                : 94
                : 1
                : 142-150
                Article
                10.1016/j.still.2006.07.008
                e393a3cd-e3b9-45ac-94a1-011480d7cb00
                © 2007

                http://www.elsevier.com/tdm/userlicense/1.0/

                History

                Comments

                Comment on this article