12
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Dispositivos e conexões da rede de atenção psicossocial (RAPS) de Porto Alegre - RS Translated title: Dispositivos y conexiones de la red de atención psicosocial de Porto Alegre - RS Translated title: Devices and connections in the psychosocial assistance network (RAPS) of Porto Alegre - RS

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O estudo objetiva conhecer os dispositivos de trabalho que favorecem a funcionalidade da Rede de Atenção Psicossocial, através da perspectiva de trabalhadores de Porto Alegre, e investigar como acontece a articulação entre os diferentes pontos da rede. Trata-se de pesquisa qualitativa, com delineamento exploratório-descritivo. Foram entrevistados treze profissionais da saúde dos diferentes níveis de atenção e as entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo. Os resultados foram divididos em dois eixos temáticos: (1) dispositivos que auxiliam na formação e funcionalidade da rede e (2) conexão entre os pontos da rede: afastamentos e dificuldades na articulação. A partir do exposto, considera-se que as equipes aderem ao movimento de mudança da lógica de assistência e esforçam-se em estreitar a comunicação entre si, embora existam práticas ainda incipientes. Evidencia-se o fato de que há pouco contato entre os hospitais e demais serviços, sendo este um trabalho a ser desenvolvido nas equipes.

          Translated abstract

          El objetivo del estudio fue evaluar los dispositivos de trabajo que favorecen la funcionalidad de la Red de Atención Psicosocial (RAPS) desde la perspectiva de los trabajadores de Porto Alegre; y investigar como lo hace la articulación entre los puntos de la red. Es una investigación cualitativa con un diseño exploratorio descriptivo. Trece trabajadores de los diferentes niveles de atención fueron entrevistados y las entrevistas fueron sometidas a análisis de contenido. Los resultados se dividieron en: (1) dispositivos que ayudan en la formación y funcionalidad de la red y (2) conexión entre los puntos: dificultades en la articulación. Se considera que los equipos están cambiando la lógica de servicio y se esfuerzan para la comunicación más cerca entre sí, aunque todavía hay prácticas incipientes. Es evidente el hecho de que hay muy poco contacto entre los hospitales y otros servicios, que es un trabajo a realizar en equipos.

          Translated abstract

          The goals of this study are to know the work devices which favor the Psychosocial Assistance Network from the workers’ perspective in Porto Alegre, and to investigate how the articulation among different points of the network happens. It is a qualitative research, with an exploratory-descriptive design. We interviewed thirteen health care professionals from several levels of care, and the interviews were analyzed with Content Analysis. We split the results into two thematic axes: (1) devices which help creating and featuring the network, and (2) connection among the network points: estrangement and difficulties in the articulation. From these, we consider that professionals adhere to the movement of changing the assistance logic, and try to narrow communication among themselves, even though some practices are still at the beginning. We highlight the fact that there is little contact between hospitals and other health care services, being this one of the points to be developed in the teams.

          Related collections

          Most cited references21

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Avaliação da rede de centros de atenção psicossocial: entre a saúde coletiva e a saúde mental

          OBJETIVO: Avaliar os modelos assistenciais, de gestão e de formação de trabalhadores de uma rede centros de atenção psicossocial (CAPS). MÉTODOS: Pesquisa avaliativa qualitativa, sustentada pela hermenêutica gadameriana, realizada na cidade de Campinas (SP), em 2006-2007. Os dados foram coletados por meio de 20 grupos focais, em CAPS III, realizados com diferentes grupos de interesse (trabalhadores, gestores municipais, usuários, familiares e gestores locais). Após a transcrição do material gravado de cada grupo, foram construídas narrativas, seguindo o referencial teórico de Ricoeur. Na segunda etapa de grupos focais essas narrativas foram apresentadas aos participantes para contestá-las, corrigi-las e validá-las. Os resultados preliminares foram discutidos em oficinas para elaboração de um guia de boas práticas em CAPS III. RESULTADOS: Foram identificados pontos fortes e fragilidades no que concerne à atenção à crise, articulação com a rede básica, formulação de projetos terapêuticos, gestão e organização em equipes de referência, formação educacional e sofrimento psíquico. CONCLUSÕES: A rede de centros de atenção psicossocial em Campinas destaca-se pela sua originalidade na implantação de seis CAPS III , e pela sua eficácia na continência com usuários e familiares no momento da crise e na reabilitação. A organização por técnico e/ou equipe de referência prevalece, assim como a construção de projetos terapêuticos. A redução das equipes noturnas desponta como principal problema e fonte de estresse para os trabalhadores. A formação dos profissionais se mostrou insuficiente para os desafios enfrentados por esses serviços.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Clínica ampliada na atenção básica e processos de subjetivação: relato de uma experiência

            A proposta da Estratégia de Saúde da Família (ESF) privilegia ações de promoção à saúde, desenvolvidas pela equipe de profissionais junto com a comunidade. Na imanência desse coletivo, encontramos linhas disparadoras de processos reflexivos que podem liberar a produção de um saber-fazer criativo. Neste sentido, a inserção da psicologia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) pode contribuir para a efetivação de uma clínica ampliada na rede básica, crítica aos modelos ditos saudáveis, na maioria das vezes ortopédicos e modeladores, aberta a experimentações e ocupada em religar clínica-política-produção de modos de vida. Neste artigo problematizamos algumas demandas dirigidas à psicóloga integrante do NASF pelas equipes da ESF, sua produção e implicações ético-políticas para o exercício da clínica e processos de subjetivação resultantes. Trata-se de um estudo de caso que buscou percorrer e mapear nos discursos possíveis interlocuções e agenciamentos, cujas expressões são traduzidas como demanda para os profissionais da saúde. Em muitos casos, tais enunciados exprimem considerações morais, formas idealizadas de saúde e bem-estar. Apostamos que a construção da clínica é produto de um coletivo desejante, capaz de resistir aos mecanismos de captura e disciplinarização da vida. Este trabalho propõe que, a partir das provocações do cotidiano, a equipe dialogue, questione e se fortaleça, para afirmar formas de existir saudáveis e livres de padrões preestabelecidos.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Reinternação em hospital psiquiátrico: a compreensão do processo saúde/doença na vivência do cotidiano

              Este trabalho é recorte de uma investigação que buscou identificar o cotidiano de pessoas com transtornos mentais, que sofrem reinternações psiquiátricas. Nesse percurso foi possível evidenciar que esses sujeitos expressam diversas concepções do processo saúde/doença mental e que caracterizam as formas de tratamento que se utilizam. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa fundamentada no conceito de cotidiano da autora Agnes Heller. As entrevistas de pacientes e familiares foram submetidas à análise de discurso que, entre outros resultados, revelou que essa população passou a ter novas ferramentas e possibilidades para compreender a loucura e a assistência ao doente mental.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                eip
                Estudos Interdisciplinares em Psicologia
                Est. Inter. Psicol.
                Universidade Estadual de Londrina; Centro de Ciências Biológicas - Departamento de Psicologia e Psicanálise (Londrina, PR, Brazil )
                2236-6407
                September 2018
                : 9
                : 3
                : 80-101
                Affiliations
                [1] orgnamePontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC - RS)
                [2] orgnameHospital de Clínicas de Porto Alegre
                Article
                S2236-64072018000300006
                e337b90d-4cc6-42ae-bb97-4d26cc7f7a2e

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 27 July 2017
                : 17 January 2017
                : 20 June 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 38, Pages: 22
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


                Salud Mental,Política de Salud,Servicios de Salud Pública,Intervención Psicosocial,Saúde Mental,Política de Saúde,Serviços de Saúde Pública,Intervenção Psicossocial,Mental Health,Health Policy,Public Health Services,Psychosocial Intervention

                Comments

                Comment on this article