14
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E O ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDOS SOBRE DESIGUALDADES DE RAÇA E GÊNERO E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA Translated title: AFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN CULTURE AND THE CHEMISTRY EDUCATION: STUDIES ON RACE AND GENDER INEQUALITIES AND SCIENTIFIC PRODUCTION

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO: Segundo dados do CNPq as mulheres participam em praticamente todas as grandes áreas do conhecimento, porém são maioria em áreas ligadas ao cuidado e minoria nas áreas tecnológicas e exatas. Aqui analisamos o design e o desenvolvimento de uma Intervenção Pedagógica (IP) intitulada “Ensino de Ciências e Identidade Negra: Estudos sobre a Química dos cabelos” objetivando pensar uma ciência não para o sujeito universal, contribuindo assim para a formação de professoras/es de Química capazes de operacionalizar a lei 10.639 a partir da diáspora africana nas Américas, como alternativa para evidenciar a contribuição de pesquisadoras negras na construção do conhecimento científico. Nossos resultados demostram que a IP representou o contato consciente com uma Ciência não hegemônica e eurocêntrica, fomentou o diálogo entre as diferenças, questionou discursos que reforçam as discriminações e os estereótipos, tencionou conteúdos preestabelecidos e instituiu processos de constituição de professores/as capazes de (re)criar práticas que articulem os conhecimentos químicos e as africanidades no ensino de Química.

          Translated abstract

          ABSTRACT: According to CNPq data, women participate in practically all major areas of knowledge. However, they are majority in areas related to care and minority in the technological and exact areas. Here we analyzed the design and development of a Pedagogical Intervention (PI) entitled “Teaching Science and Black Identity: Studies on Hair Chemistry”. In this study, we intended to think about a science that isn’t for the universal subject, thus contributing to the formation of chemistry teachers, capable of operationalizing Law 10,639 considering the African diaspora in the Americas, as an alternative to evidence the contribution of black researchers in the construction of scientific knowledge. Our results demonstrate that PI represented the conscious contact with a non-hegemonic and Eurocentric science; fostered the dialogue between differences, questioned discourses that reinforced discriminations and stereotypes, intended pre-established contents and instituted processes for the constitution of teachers capable of (re)creating practices that articulate chemical knowledge and Africanities in chemistry teaching.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo

          Este artigo discute as particularidades e possíveis relações entre educação, cultura, identidade negra e formação de professores/as, tendo como enfoques principais a corporeidade e a estética. Para tal, apresenta a necessidade de articulação entre os processos educativos escolares e não-escolares e a inserção de novas temáticas e discussões no campo da formação de professores/as. Dando continuidade às reflexões realizadas pela autora na sua tese de doutorado, discutem-se as representações e as concepções sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de lembranças e depoimentos de homens e mulheres negras entrevistados durante a realização de uma pesquisa etnográfica em salões étnicos de Belo Horizonte. Para essas pessoas, a experiência com o corpo negro e o cabelo crespo não se reduz ao espaço da família, das amizades, da militância ou dos relacionamentos amorosos. A escola aparece em vários depoimentos como um importante espaço no qual também se desenvolve o tenso processo de construção da identidade negra. Lamentavelmente, nem sempre ela é lembrada como uma instituição em que o negro e seu padrão estético são vistos de maneira positiva. O entendimento desse contexto revela que o corpo, como suporte de construção da identidade negra, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional, principalmente pelos estudos sobre formação de professores e diversidade étnico-cultural. E que esse campo, também , ao considerar tal diversidade, deverá se abrir para dialogar com outros espaços em que os negros constroem suas identidades. Muitas vezes, locais considerados pouco convencionais pelo campo da educação, como por exemplo, os salões étnicos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural?

            O trabalho estabelece uma articulação entre os processos educativos escolares e não-escolares e a construção da identidade negra. Discutem-se as representações e as concepções semelhantes, diferentes e complementares sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de lembranças de adolescentes e jovens negras entrevistadas durante a realização de uma pesquisa etnográfica sobre corpo e cabelo como ícones identitários em salões étnicos. Pretende-se compreender o significado social do cabelo e do corpo e os sentidos a eles atribuídos pela escola e pelos sujeitos negros entrevistados. O entendimento desse contexto revela que o corpo como suporte de construção da identidade ainda não tem sido uma temática privilegiada nos estudos sobre relações raciais e educação.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                edur
                Educação em Revista
                Educ. rev.
                Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG, Brazil )
                0102-4698
                1982-6621
                November 2018
                : 34
                : 0
                : e193098
                Affiliations
                [1] Goiânia Goiás orgnameUniversidade Federal de Goiás Brazil
                Article
                S0102-46982018000100656
                10.1590/0102-4698193098
                df961857-216e-4039-a8d7-1d3f6c078c0b

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 21 March 2018
                : 27 August 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 54, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Dossiê

                Cultura africana e afro-brasileira,Ensino de Química,Mulheres negras nas Ciências,Chemistry teaching,Black women in the sciences,African and Afro-Brazilian Culture

                Comments

                Comment on this article