2
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Estrutura e dinâmica do trabalho compulsório e livre na infraestrutura viária do Império do Brasil: africanos livres, escravizados e livres (1854-1856) Translated title: Structure and dynamics of free and unfree labor in road infrastructure in the Brazil Empire: liberated africans, slaves and free (1854-1856)

      research-article
      História (São Paulo)
      Revista História
      workers, coercion, road infrastructure, trabalhadores, coerção, infraestrutura viária

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Este artigo analisa as formas de coerção e controle do trabalho de africanos livres, escravizados e homens livres na construção da infraestrutura viária do Império do Brasil. Valendo-se da redução da escala de observação, este estudo dedica especial atenção para a construção de estradas a fim de analisar a distribuição de africanos livres para obras viárias e explorar questões sobre identidade e liberdade no século XIX. A literatura quase sempre se volta para a construção ferroviária e os seus trabalhadores. Contudo, permaneceu por estudar como se estruturou a dinâmica da construção de estradas. Em Minas Gerais, o poder provincial buscou segregar livres, escravizados e africanos livres e intervir nas relações de trabalho. Neste processo, os trabalhadores transformaram valores e estruturas institucionais impostas a eles, recriando e reinventando comportamentos como tática para adquirir maior poder de barganha.

          Translated abstract

          ABSTRACT This article analyzes the forms of coercion and control of free and slaved Africans and free men in the construction of road infrastructure in the Brazilian Empire. Using the reduction of the scale of observation, this study devotes special attention to the construction of roads in the Province of Minas Gerais in order to analyze the distribution of free Africans into road works and to explore questions about identity and freedom in the nineteenth century. Literature almost always turns to railway construction and its workers. However, it has failed to study how the dynamics of the construction of bridges and roads in the countryside were structured. In Minas Gerais, the provincial power sought to segregate freemen, enslaved and free Africans, and intervene directly in labor relations. In this process, the workers have transformed values and institutional structures imposed on them, recreating and reinventing behaviors as a strategy to acquire greater bargaining power.

          Related collections

          Most cited references66

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Economic Growth and the Ending of the Transatlantic Slave Trade

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A dinâmica da escravidão no Brasil: resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX

            O artigo examina as relações entre o tráfico negreiro transatlântico para o Brasil, os padrões de alforria e a criação de oportunidades para a resistência escrava coletiva (formação de quilombos e revoltas em larga escala), do final do século XVII à primeira metade do século XIX. Valendo-se das proposições teóricas de Patterson e Kopytoff, sugere uma interpretação para o sentido sistêmico do escravismo brasileiro na longa duração, sem dissociar a condição escrava da condição liberta, nem o tráfico das manumissões.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Sob o domínio da precariedade: escravidão e os significados da liberdade de trabalho no século XIX

              O artigo aborda as ambigüidades que envolvem a noção de "liberdade de trabalho" no século XIX, partindo de uma discussão comparativa não apenas sobre a história e a historiografia da escravidão, mas abrangendo a história social, econômica e institucional do trabalho de um modo geral. Parte-se do princípio de que uma abordagem deste tipo permite formular de modo mais agudo uma interpretação sobre a experiência coletiva dos trabalhadores livres e escravos, evitando algumas das armadilhas do modelo de "transição" utilizado - muitas vezes acriticamente - pela historiografia no Brasil e nas Américas para explicar a relação entre sujeição e liberdade na esfera do trabalho. Algumas das questões levantadas na primeira parte do trabalho são articuladas na discussão de uma amostra de "contratos de locação de serviços" envolvendo ex-escravos e patrões, registrados nos cartórios de notas da cidade do Desterro entre as décadas de 40 e 80 do século XIX.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                s_his
                História (São Paulo)
                História
                Revista História (Franca, SP, Brazil )
                0101-9074
                1980-4369
                2021
                : 40
                : e2021060
                Affiliations
                [1] Guarulhos orgnameUniversidade Federal de São Paulo Brazil
                Article
                S0101-90742021000100411 S0101-9074(21)04000000411
                10.1590/1980-4369e2021060
                db6751a9-d084-441f-a71f-1ecfc3beb82d

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 28 August 2019
                : 05 June 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 66, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Livres

                infraestrutura viária,coerção,trabalhadores,road infrastructure,coercion,workers

                Comments

                Comment on this article