43
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Fatores de motivação e insatisfação no trabalho do enfermeiro Translated title: Motivation and dissatisfaction factors in the nurse's work Translated title: Factores de motivación e insatisfacción en el trabajo del enfermero

      research-article

      Read this article at

      ScienceOpenPublisherPubMed
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Identificou-se fatores de motivação e insatisfação no trabalho do enfermeiro nas instituições de saúde de Aracaju, com ênfase na remuneração e condições laborais. A amostra foi constituída de 10% dos enfermeiros lotados em cada unidade de saúde pesquisada. Percebeu-se que a remuneração não é o fator principal para a motivação no trabalho, sendo, entretanto, um dos fatores de insatisfação mais citados, antecedido pelas condições de trabalho. Notou-se ainda a existência de outros fatores que motivam o enfermeiro a permanecer no trabalho, tais como, fazer o que gosta, estabilidade adquirida por concurso público, compromisso com a população, valorização do serviço, entre outros.

          Translated abstract

          Motivation and dissatisfaction factors in the work of nurses were researched and identified in the health institutions of the city of Aracaju, with emphasis in the remuneration and working conditions. The sample comprised 10% of the nurses allotted in each health unit researched. It was found that remuneration is not the main motivation in work, but it is the second most mentioned dissatisfaction factor, topped only by working conditions. Other factors that motivate nurses to stay in the job include the possibility of working in something they enjoy, the professional stability given by public positions, a commitment with the population and the importance of their service, among others.

          Translated abstract

          Se identifico factores de motivación e insatisfacción en el trabajo del enfermero en las instituciones de salud de Aracaju, con énfasis en la remuneración y condiciones laborales. La muestra estuvo constituída por el 10% de los enfermeros de cada unidad de salud investigada. Se percibió que la remuneración no es el factor principal para la motivación en el trabajo, siendo, no obstante, uno de los factores de insatisfacción más citados, antecedido por las condiciones de trabajo. Se notó aún la existencia de otros factores que motivan al enfermero a permanecer en el trabajo, tales como, hacer lo que le gusta, estabilidad adquirida por concurso público, compromiso con la población, valorización del servicio, entre otros.

          Related collections

          Most cited references13

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Introdução à psicologia do ser

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Enfermagem: fatores de satisfação

            A proposta deste estudo é analisar os fatores de satisfação no trabalho dos enfermeiros de hospitais e centros de saúde da cidade de João Pessoa. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com uma escala similar à de Likert. A análise fatorial foi utilizada para identificar alguns fatores, que foram denominados de autonomia com integração social, reconhecimento da importância do trabalho, pagamento, política organizacional, relação administração-enfermagem e trabalho em si. Em geral, concluise que há uma forte tendência a insatisfação no trabalho dos enfermeiros provocados pela ausência de fatores higiênicos e motivacionais identificados.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Estudo da permanência dos enfermeiros no trabalho

              Uma das razões da carência de enfermeiros no mundo é o abandono da profissão. Poucas pesquisas tem sido realizadas para comprovar este fato. A permanência de enfermeiros no mercado de trabalho e os motivos para o seu abandono constituem os objetivos desta pesquisa. Os autores tentaram o contato com 1112 enfermeiros egressos do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ¾ USP, Brasil, formados no período de 1957 a 1990. Desses, não foram localizados 95 enfermeiros (8,54%); 1017 (91,46%) foram contatados por cartas, telefones ou entrevistas, solicitandos a responder um questionário; 808 (72,66%) responderam; 194 (17,45%) não responderam; 4 (0,36%) recusaram-se e 11 (0,99%) haviam falecidos. Os resultados mostraram que 19 (2,35%) não ingressaram no mercado de trabalho; 661 (81,81%) trabalharam na profissão; 102 (12,62%) trabalharam por um período de tempo e 26 (3,22%) estão aposentados. Alguns destes, 6 (23,08% do total dos aposentados), continuam trabalhando. Para o grupo estudado a análise mostra que a porcentagem de abandono é pequena. Outros estudos, entretanto, outros estudos deveriam ser realizados para comparação dos resultados. As razões pelas quais os enfermeiros permaneciam em exercício estão relacionados ao gostarem da profissão, embora declarem seu trabalho não ser reconhecido e mal remunerado. O abandono está relacionado a motivos pessoais e familiares. As constantes trocas de turnos, falta de motivação são outras razões apontadas para a interrupção do trabalho. Conclui-se que os enfermeiros gostam da profissão e apreciariam permanecer, entretanto, clamam por melhores condições de trabalho.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reeusp
                Revista da Escola de Enfermagem da USP
                Rev. esc. enferm. USP
                Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem (São Paulo, SP, Brazil )
                0080-6234
                1980-220X
                March 2005
                : 39
                : 1
                : 85-91
                Affiliations
                [01] orgnamePrefeitura Municipal de Aracaju
                [03] orgnameHospital Governador João Alves Filho
                [04] orgnameClínica de Nefrologia de Sergipe
                [05] orgnamePrefeitura Municipal de Aracaju
                [02] orgnameUniversidade Federal de Sergipe orgdiv1Departamento de Enfermagem e Nutrição
                Article
                S0080-62342005000100011 S0080-6234(05)03900111
                10.1590/S0080-62342005000100011
                15909586
                d88aa7fa-c25b-440a-b512-006871fd25d3

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 12 February 2004
                : 14 October 2004
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 14, Pages: 7
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Relato de Pesquisa

                Motivación,Satisfacción en el trabajo,Enfermería,Motivation,Job satisfaction,Nursing,Motivação,Satisfação no trabalho,Enfermagem

                Comments

                Comment on this article

                scite_
                0
                0
                0
                0
                Smart Citations
                0
                0
                0
                0
                Citing PublicationsSupportingMentioningContrasting
                View Citations

                See how this article has been cited at scite.ai

                scite shows how a scientific paper has been cited by providing the context of the citation, a classification describing whether it supports, mentions, or contrasts the cited claim, and a label indicating in which section the citation was made.

                Similar content1,101

                Cited by32

                Most referenced authors62