38
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Perspectivas do uso da psicodinâmica do trabalho no Brasil: teoria, pesquisa e ação Translated title: Perspectives of psychodynamics of work use in Brazil: theory, method, and practice

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este artigo tem a intenção de refletir sobre o uso da psicodinâmica do trabalho no Brasil como teoria e método, e como tal, o papel que vem desempenhando para a compreensão das relações entre a saúde mental e o trabalho. Trata-se de uma abordagem preliminar e exploratória, que teve como base 79 artigos, dissertações, teses e outras publicações que apontam o modo como a psicodinâmica do trabalho vem sendo referenciada. Observa-se que, na grande maioria das vezes, a psicodinâmica é usada apenas como referencial teórico, sem terem sido seguidos os passos propostos no método para a investigação. Considera-se que, apesar de suas categorias teóricas serem amplamente utilizadas por pesquisadores brasileiros, ainda há um grande desconhecimento da potencialidade que oferece esse instrumento, enquanto método e possível prática, para o avanço do conhecimento neste campo de pesquisa e sua aplicação.

          Translated abstract

          This article has the intention of contemplating about the use of the methodology of psychodynamics of work in Brazil as theory, method and practice, while a score for the understanding of the relationships between the mental health. It is treated of an exploratory approach that had as base 79 articles, dissertations, thesis, etc. where the methodology of psychodynamics of Work was used as a reference. It was observed that that methodology was used, in the great majority of the times, just as a theoretical reference, without it being following the steps proposed in the method for the investigation. It is considered that, in spite of their categories they be used thoroughly by Brazilian researchers, there is still a great ignorance of the potentiality that offers that instrument.

          Related collections

          Most cited references119

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Análise de conteúdo

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Análise de conteúdo

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A construção do campo da saúde do trabalhador: percurso e dilemas

              Realiza-se, neste artigo, uma reflexão sobre os fundamentos teóricos e práticos que influenciam e conformam o campo da Saúde do Trabalhador no Brasil, no interior da Saúde Coletiva. Ao analisar as diversas formas de conceber a relação trabalho-saúde, enfatiza-se a pertinência de interpretar essa relação, dada sua natureza complexa e conflitiva, tendo como referência central o processo de trabalho, em consonância com os pressupostos da Medicina Social latino-americana. Com base nesse enfoque, ressalta-se a necessidade de abordagens interdisciplinares que contemplem e extrapolem a articulação de áreas de conhecimento habitualmente adscritas ao âmbito da saúde. Finalmente, apresenta-se um breve diagnóstico da situação atual desse campo, onde questões pendentes unem-se às decorrentes da globalização da economia e, em particular, da reestruturação industrial. À luz desse quadro, coloca-se como desafio ampliar os objetos de estudo e intervenção, abrangendo, entre outras temáticas emergentes, as implicações para a saúde e a vida da população derivadas dos novos padrões de terceirização, da precarização do trabalho, do trabalho informal e do desemprego.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                cpst
                Cadernos de Psicologia Social do Trabalho
                Cad. psicol. soc. trab.
                Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP, Brazil )
                1516-3717
                December 2009
                : 12
                : 2
                : 141-156
                Affiliations
                [02] orgnameUniversidade de Brasília orgdiv1Instituto de Psicologia orgdiv2Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações
                [01] orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Sul orgdiv1Instituto de Psicologia orgdiv2Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
                Article
                S1516-37172009000200002 S1516-3717(09)01200202
                d4fc5f40-574c-45fc-9bf6-bb0d3a61affd

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 17 March 2009
                : 02 September 2008
                : 16 June 2009
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 87, Pages: 16
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


                Saúde mental,Método,Mental suffering,Worker process,Mental health,Method,Sofrimento psíquico,Processo de trabalho

                Comments

                Comment on this article