12
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Causas de afastamento entre trabalhadores de enfermagem de um hospital público do interior de São Paulo Translated title: Causes of sick leave of nurses of a public hospital in the interior of the state of São Paulo Translated title: Causas de licencia entre enfermeros de un hospital público del interior de São Paulo

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Estudo quantitativo retrospectivo em um hospital público do interior paulista, que teve como objetivo identificar as características dos trabalhadores de enfermagem que se afastaram do trabalho no período de um ano e quais as causas que levaram ao afastamento. Verificou-se com este trabalho que é elevado o índice de afastamentos, sendo que as doenças de maior prevalência foram as osteomusculares, mentais, respiratórias e lesões por causas externas. A partir deste estudo foi possível identificar a necessidade de medidas de promoção, manutenção e restauração da saúde.

          Translated abstract

          This is a quantitative retrospective study in a public hospital in the interior of the State of São Paulo. The objective was to identify the characteristics of the nursing workers who were on sick leave. A period of one year was chosen and the causes of leave were recorded. We found there is a high rate of sick leave and the most common diseases were osteomuscular, mental and respiratory problems and lesions with external causes. This study made it possible to identify the need for measures to promote, maintain and restore health.

          Translated abstract

          Estudio cuantitativo retrospectivo de un hospital público del interior de San Pablo, con el objeto de identificar las características de enfermeros que solicitan licencia por un año y qué causas los llevan a tal decisión. Con este estudio se ha comprobado que el índice de licencias solicitadas es alto y que entre las enfermedades que más prevalecen se pueden citar las osteomusculares, las mentales, respiratorias y lesiones por causas externas. A partir del presente estudio se ha podido identificar la necesidad de establecer medidas de promoción, mantenimiento y restauración de la salud.

          Related collections

          Most cited references16

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Reflexões sobre estresse e Burnout e a relação com a enfermagem

          Tendo como objetivos diferenciar Estresse e Burnout e estabelecer a relação desses com o trabalho da enfermagem, realizou-se estudo bibliográfico para subsidiar a compreensão sobre o sofrimento psíquico no trabalho. O estudo foi realizado como base na análise e interpretação de artigos, teses e dissertações produzidas entre 1990 a 2001. Embora haja consenso entre os estudiosos sobre a existência do Estresse e Burnout, diversas controvérsias estão envolvidas. São teorias que nascem no contexto da explosão da produção e consumo no capitalismo. Estresse refere-se a um esgotamento pessoal que interfere na vida do individuo, mas não necessariamente na relação com o trabalho. Burnout é uma síndrome que envolve atitudes e condutas negativas com os usuários, clientes, organização e trabalho. É um processo gradual, de experiência subjetiva, que resulta em problemas práticos e emocionais no trabalhador e na organização. O trabalho da enfermagem propicia tanto uma quanto outra situação e causa sofrimento e adoecimento.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Aspectos psicossociais do trabalho e distúrbios psíquicos entre trabalhadoras de enfermagem

              OBJETIVO: Avaliar a associação entre demanda psicológica e controle sobre o trabalho e a ocorrência de distúrbios psíquicos menores entre trabalhadoras de enfermagem. MÉTODOS: Estudo de corte transversal, incluindo 502 trabalhadoras de enfermagem de um hospital público de Salvador, Bahia. O Modelo Demanda-Controle, de Karasek, foi utilizado para avaliar as dimensões psicossociais estudadas. Para mensuração de distúrbios psíquicos menores (DPM), utilizou-se o SRQ-20. RESULTADOS: A prevalência de DPM foi 33,3%, variando de 20,0% entre enfermeiras a 36,4% entre auxiliares. Observou-se nítido gradiente tipo dose-resposta de associação positiva entre demanda psicológica e DPM, e associação negativa entre controle sobre o trabalho e DPM. A prevalência de DPM foi mais elevada (RP=2,6; IC95%: 1,81-3,75) no quadrante de trabalho em alta exigência (alta demanda, baixo controle), quando comparado às profissionais em trabalho de baixa exigência (baixa demanda, alto controle), depois de ajustado, num modelo de regressão logística múltipla, por potenciais confundidores. CONCLUSÕES: Os achados reforçam a relevância da adoção de medidas de intervenção na estrutura organizacional, de modo a elevar o controle sobre o trabalho e redimensionar os níveis de demanda psicológica.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reme
                Reme: Revista Mineira de Enfermagem
                Reme : Rev. Min. Enferm.
                Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (Belo Horizonte, MG, Brazil )
                1415-2762
                2316-9389
                December 2005
                : 9
                : 4
                : 309-314
                Affiliations
                [01] orgnameUNIP-Campinas
                Article
                S1415-27622005000400004 S1415-2762(05)00900404
                cff016c7-5c86-4db0-81d6-48871fc4693f

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 16 February 2006
                : 16 December 2005
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 17, Pages: 6
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Pesquisas

                Occupational Health,Licença Médica,Recursos Humanos de Enfermagem,Saúde Ocupacional,Sick Leave,Nursing Staff,Salud Ocupacional,Personal de Enfermería,Ausencia por Enfermedad

                Comments

                Comment on this article

                Similar content97

                Cited by6