28
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Um estudo com egressos de instituições para crianças em situação de rua: percepção acerca da situação atual de vida e do atendimento recebido Translated title: A study on street children who have left institutions: perceptions of current life situations and received treatment

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este artigo objetiva identificar a situação atual de vida de egressos de uma instituição de atendimento para crianças e adolescentes em situação de rua, a avaliação que fazem do momento atual de vida, bem como compreender a sua percepção acerca da referida instituição e do atendimento recebido. Participaram nove adolescentes do sexo masculino (18-20 anos). Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, a qual foi analisada a partir do procedimento de análise de conteúdo. Os resultados mostraram uma variedade de situações de vida. O momento atual de vida foi descrito como satisfatório e a instituição frequentada no passado também foi avaliada de forma positiva. Os resultados são discutidos à luz da trajetória de vinculação institucional (TVI), das modalidades de saída da rua descritas na literatura e da importância da vinculação educador - criança/adolescente. Implicações para as políticas públicas de atendimento a essa população são discutidas.

          Translated abstract

          This article aims to identify the life situations of street children and adolescents after leaving care institutions; note how they evaluate their current life; and understand how they perceive the institution in which they stayed and the treatment they received there. Nine male adolescents participated (18-20 years old). A semi-structured interview script, evaluated through content analysis, was used. The results revealed a variety of life situations. The participants tended to describe their current life situation as satisfactory and they also positively evaluated the institution in which they stayed. The results are discussed in the context of Institutional Tie Trajectory (ITT); the modalities for leaving the streets as described in the literature; and the importance of the relationship between educator and child/adolescent. The implications for public policies treating this population are discussed.

          Related collections

          Most cited references20

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Inquérito domiciliar sobre comportamentos de risco e morbidade referida de doenças e agravos não transmissíveis

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            Intervenção na condição de vulnerabilidade social: um estudo sobre a produção de sentidos com adolescentes do programa do trabalho educativo

            Este artigo tem por objetivo problematizar a condição de vulnerabilidade social vista como propulsora de políticas públicas. Entendemos vulnerabilidade social como uma posição de desvantagem frente ao acesso às condições de promoção e garantia dos direitos de cidadania de determinadas populações. Para realizarmos este estudo, trabalhamos com jovens do programa Trabalho Educativo, vinculado ao Serviço de Apoio Sócio-Educativo do município de Porto Alegre. Através de observações participantes realizadas no módulo básico deste programa, desenvolvemos discussões utilizando textos e vídeos que refletem temas do cotidiano. As análises desses registros foram fundamentadas na abordagem da produção de sentidos de determinados discursos, os quais, a partir de marcas identitárias, inscrevem jovens como vulneráveis. Deste modo, questionamos ações de programas sociais que, ao entenderem a priori os jovens como vulneráveis, podem atuar restringindo as possibilidades de promoção de vida, ao invés de oportunizar a produção de novos modos de subjetivação.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Rede de apoio, eventos estressores e mau ajustamento na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

              O estudo comparou dois grupos de crianças e adolescentes (N = 98; 11-18 anos) em situação de vulnerabilidade social (G1 em situação de rua e G2 vivia com família) quanto às variáveis: rede de apoio, eventos estressores e mau ajustamento. Avaliou, ainda, o efeito de moderação das características (tamanho e proximidade) da rede de apoio dos participantes sobre a associação entre eventos estressores e mau ajustamento. Os dados foram coletados com o método de inserção ecológica em instituições e com o uso de instrumentos padronizados. Houve diferença de composição nas redes de apoio dos grupos: G1 possui mais contatos e maior fator de proximidade no campo de amigos/vizinhos/parentes que G2; maior média de eventos estressores e o pior indicador de ajustamento. Proximidade familiar moderou o ajustamento de quem vivencia alto nível de eventos estressores. Programas sociais que visem ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social devem ser priorizados.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                epsic
                Estudos de Psicologia (Natal)
                Estud. psicol. (Natal)
                Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, RN, Brazil )
                1413-294X
                1678-4669
                December 2012
                : 17
                : 3
                : 405-412
                Affiliations
                [02] orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
                [01] orgnameUniversidade de Fortaleza
                Article
                S1413-294X2012000300008 S1413-294X(12)01700300008
                10.1590/S1413-294X2012000300008
                cf5f3861-5d55-4b65-a5b8-74a6dc9582e5

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 11 September 2012
                : 08 March 2012
                : 01 November 2012
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 23, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Dossiê: Juventudes e vulnerabilidades: dilemas e propostas

                avaliação,instituição,adolescentes,situação de rua,evaluation,institution,adolescents,street situation

                Comments

                Comment on this article