46
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Resgate do conceito de aconselhamento no contexto do atendimento nutricional Translated title: Rescuing the concept of counseling within the nutritional attendance context

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O aconselhamento é um processo genérico de ajuda, cuja estrutura básica independe da área de conhecimento, o qual pode sustentar o atendimento nutricional a grupos e/ou indivíduos, quando então recebe a denominação de aconselhamento dietético. O objetivo do presente trabalho é resgatar o conceito e os fundamentos do aconselhamento, como referência teórica para a atividade de atendimento nutricional que envolve educação e orientação nutricional. A revisão dos fundamentos teóricos que permitiram a construção do modelo básico de aconselhamento, revela a influência e a contribuição relativa de várias correntes da psicologia, além da possibilidade de incorporação do pensamento de educadores identificados com as questões sociais e éticas da educação em saúde. As fases que compõem o processo de aconselhamento incluem: descoberta inicial, exploração em profundidade e preparação para ação. Ao longo do tempo, o foco do trabalho de aconselhamento foi deslocado dos conteúdos técnicos específicos, para a interação de ajuda. Tal deslocamento exigiu o desenvolvimento de competências e habilidades do aconselhador, para compreender e ajudar as pessoas a efetivarem as mudanças necessárias na vida cotidiana e nos construtos pessoais. Por meio desse panorama teórico, conclui-se que o aconselhamento dietético pode prover ao nutricionista um instrumental teórico que lhe permite aprimorar suas habilidades e competências, com o fim de intervir sobre o comportamento alimentar do cliente, respeitando sua autonomia e valorizando seu potencial como sujeito histórico.

          Translated abstract

          Counseling is a general process of help, whose basic structure is not dependent on the area of knowledge; when it supports the nutritional attendance to groups and/or individuals, it is named dietary counseling. The goal of this work is to rescue the concepts and fundamentals of counseling as a theoretical reference to the activity of nutritional attendance, which involves education and nutritional orientation. The review of the theoretical requirements, which have allowed the design of the basic counseling model, reveals the influence and the relative contribution of several lines of psychology. In addition, there is the possibility of incorporating the rationale of educators, related to the social and ethic education issues in health. The stages comprising the counseling process include: initial disclosure, in-depth exploration and preparation for action. Along the years, the focus of counseling work has shifted, from the specific technical contents to the interaction of help,. Such interaction has demanded the development of the counselor's qualifications and ability, in order to understand people and to help them carry out those changes found ,necessary in the everyday life and people constructs. Reviewing the theoretical scenario, one concludes that dietary counseling can supply nutritionists with a theoretical tool to improve their skills and qualifications, in order to interfere with the client's feeding behavior, taking their autonomy into account and recognizing their potential as historic subjects.

          Related collections

          Most cited references51

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Promoção da saúde e qualidade de vida

          Paulo Buss (2000)
          Existem evidências científicas abundantes que mostram a contribuição da saúde para a qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, é sabido que muitos componentes da vida social que contribuem para uma vida com qualidade são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. É necessário mais do que o acesso a serviços médico-assistenciais de qualidade, é preciso enfrentar os determinantes da saúde em toda a sua amplitude, o que requer políticas públicas saudáveis, uma efetiva articulação intersetorial do poder público e a mobilização da população. No presente artigo, o autor faz uma revisão da emergência e desenvolvimento da promoção da saúde, centrando sua análise justamente nas estratégias promocionais acima apontadas, que seriam aquelas que, a partir de proposições do setor saúde, apresentam-se como mais promissoras para o incremento da qualidade de vida, sobretudo em formações sociais com alta desigualdade sócio-sanitária, como é o caso do Brasil. É no movimento dos municípios saudáveis que tais estratégias se concretizam, através de seus próprios fundamentos e práticas, que estão estreitamente relacionados com as inovações na gestão pública para o desenvolvimento local integrado e sustentável e as Agendas 21 locais.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Ensino: As abordagens do Processo

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Os sete saberes necessários à educação do futuro

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rn
                Revista de Nutrição
                Rev. Nutr.
                Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas )
                1678-9865
                February 2005
                : 18
                : 1
                : 119-128
                Affiliations
                [1 ] Universidade Presidente Antonio Carlos Brasil
                [2 ] Universidade Estadual de Campinas Brazil
                Article
                S1415-52732005000100011
                10.1590/S1415-52732005000100011
                cc988e23-6a2e-4f63-90c2-b25cf01860aa

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-5273&lng=en
                Categories
                NUTRITION & DIETETICS

                Nutrition & Dietetics
                dietary counseling,health education,nutrition education,nutritionist,aconselhamento dietético,educação em saúde,educação nutricional,nutricionista

                Comments

                Comment on this article